O presente ofertado por Márcia Pessanha durante o evento do Elos Clube de Niterói, presidente Sara Cabral Rodrigues, realizado no Clube Português de Niterói em 17 de agosto foi trazido de sua recente viagem ao II Congresso Brasileiro das Academias Estaduais de Letras, em Belém do Pará, evento realizado de 9 a 11 de agosto de 2024.
No CD contém obras de Tó Teixeira, compositor paraense que deixou uma incrível coleção com cerca de 600 peças para violão com brilhantes interpretações do violonista Salomão Habib pesquisador, compositor de música erudita e regional paraense.
Faixas
01 Tem Castanha no Ouriço
02 Depois da Chuva
03 Chula, Sapeca!
04 Ao Longe um Violão, Coitado!
05 Padeiro de Bicicleta
06 Só Pra Moer
07 Lembranças do Dia 17 de Novembro
08 Mágoas de Crioulo
09 Não Durma de Touca
10 Para Quem Gosta
11 Pinho Choroso
12 Sinto-Me Bem Assim
ANTÔNIO TEIXEIRA DO NASCIMENTO FILHO, nasceu em 1893 e faleceu em 1982 aos 89 anos, popularmente, conhecido como Tó Teixeira, foi um grande violonista, compositor e professor que nasceu no Centro de Belém, no Pará, na atual cidade velha. Para o músico e pesquisador Salomão Habib, falar de Tó é celebrar o nascimento da música na Amazônia.
SALOMÃO HABIB nasceu em Belém, em 2 de outubro de 1965 é um músico violonista brasileiro. Salomão é também pesquisador, compositor de música erudita e regional paraense, professor de musicalização e violão clássico, formado pelo Conservatório Estadual Carlos Gomes de Belém. Filho de mãe libanesa e pai amazonense, é concertista e compositor desde 1986, possuindo trabalhos divulgados na França, Alemanha, Portugal, Cuba, Japão, Bélgica, Paraguai, Argentina, Colômbia, Estados Unidos, Holanda e República Tcheca.
Foi fundador e professor da Universidade do Estado do Pará de 1992 a 1994, no curso de Educação Artística com Habilitação em Música; foi membro do Conselho Estadual de Ensino do Estado do Pará e curador do Instituto Itaú Cultural na cidade de São Paulo.
Compôs a peça Suite das Amazonas, lançada em turnê mundial no projeto Worldwide Guitar Connections interpretado pelo violonista Fabrício Mattos.
É diretor do Teatro Experimental Waldemar Henrique, na cidade de Belém. Além do violão, Salomão Habib toca e pesquisa os seguintes instrumentos: viola caipira, vihuela, alaúde árabe, alaúde turco, violão tercino, violão decacorde, violãohexacorde e cuatro venezuelano.
Editorial
Alberto Araújo
Focus Portal Cultural
Nenhum comentário:
Postar um comentário