Em um gesto de reverência à história e compromisso com a preservação da memória cultural lusófona, a elista Melissa Caetano - Presidente do Elos Clube de Santos Cellula Mater, recentemente, realizou uma visita marcante à sede do Elos Internacional, onde funciona o Centro de Documentação e Memória Elista (CDME). Acompanhada pela diretora do CDME, CE Maria Suzel Gil Frutuoso, e pelo Vice-Presidente para a América do Sul, Dr. José Roberto Frutuoso, Melissa foi calorosamente recebida e ciceroneada por um espaço onde cada objeto, imagem e documento narra a epopeia elista através das décadas.
Entre medalhas, livros e registros que testemunham encontros e jornadas, destacam-se relíquias como a emblemática máquina de escrever do fundador Dr. Eduardo Dias, a Oração Elista escrita pelo fundador, bem como a Galeria dos Presidentes do Elos Internacional e a Galeria dos Presidentes do Elos Clube de Santos. Elementos simbólicos que mantêm viva a chama do ideal elista e inspiram novas gerações a continuar essa construção de fraternidade, cultura e união entre os povos de língua portuguesa.
Apesar do espaço físico modesto, o valor histórico e afetivo do CDME é imensurável. Ali pulsa a alma do Elos Clube, preservada com dedicação por mãos comprometidas com a eternidade dos ideais fundacionais.
Em suas palavras, emocionada, Melissa declarou: “Parabéns CE Suzel pelo zelo, carinho e organização que tens com as memórias do Elos Clube, e em breve farei o possível para contribuir com a organização dos arquivos do Elos Clube de Santos que ali se encontram.”
As imagens registradas durante a
visita, gentilmente compartilhadas por Melissa Caetano, serão eternizadas nas
páginas do Focus Portal Cultural, como símbolo da importância de preservar o
passado para fortalecer o futuro.
Créditos das fotos:
Melissa Caetano
Presidente do Elos Clube de Santos - Cellula Mater
Editorial
Alberto Araújo
Focus Portal Cultural
Matilde Slaibi Conti – Presidente do Elos Internacional disse: A chama acesa pelo nosso fundador, o médico Dr. Eduardo Coelho, continua acesa, reluzindo e muito vibrante entre nós.
Viva
Vivaaaaa
Matilde
Nenhum comentário:
Postar um comentário