Na data em que se comemora o dia nacional do Samba, 02 de dezembro, o Galpão Cultural Professora Margaret de Jesus vai receber o grupo Cultura de Samba com o show: “Bate outra vez...” – Um tributo a Cartola, fazendo uma digna homenagem ao maior nome da história do Samba, o Divino Angenor de Oliveira, o Cartola.
Segundo Carlos Drummond de Andrade, Cartola “é aceito como valor cultural brasileiro, ...representativo do que há de melhor e mais autêntico na música popular brasileira”.
Cartola - cantor e compositor brasileiro.
Assim, para comemorar esta data, brindar ao grande mestre Cartola e receber o simpático público bonjardinense, o evento se iniciará às 20h com uma exposição de fotos, mostrando grandes momentos de sua vida e em seguida, o Cultura de Samba interpretará os seus grandes clássicos que emocionam até mesmo os que não conhecem sua obra. Durante o espetáculo, curiosidades e passagens importantes de sua biografia, serão apresentadas ao público.
Cartola - cantor e compositor brasileiro.
Ao final da noite, a plateia poderá compreender a afirmação dita pelo grande sambista Nélson Sargento: “Cartola não existiu! Foi um sonho que a gente teve”.
Participando desta noite maravilhosa e comemorando os seus 18 anos, a ONG Amigos Solidários receberá todas as doações angariadas neste evento.
O Galpão Cultural funciona em um prédio de dois pavimentos construído em 1898, com mais de mil m² de área coberta. No antigo porão ficam a Praça Musical e o Salão das Oficinas, com aulas de música, dança e pintura.
ROSANA
MARAGNO é uma soprano paulista que reside em Niterói há 56 anos, é psicóloga
por profissão, atua na área de Recursos Humanos, trabalha como Voluntária na
Casa Maria de Magdala, entidade filantrópica que cuida dos enfermos com AIDS, trabalhou
como assessora do RH do Instituto Vital Brazil em Niterói. Fala fluentemente
inglês e italiano.
Rosana Maragno - cantora lírica
em Concerto Lírico - ASPI-UFF.
Além
dos trabalhos beneméritos, atualmente se especializa em CANTO LÍRICO sob os
ensinamentos do maestro, professor de músicas clássicas, pianista Romeo
Savastano. Rosana tem se destacado nas interpretações das composições
clássico-líricas, com suas performances expostas em vários recitais aos quais
tem se apresentado, tanto em nossa metrópole como também em outras cidades
fluminenses. É, decerto, aquela "que semeia com discrição o nobre canto romântico,
o qual é capaz de germinar em nossos corações a felicidade".
Rosana Maragno - cantora lírica
em Concerto Lírico - AVATAR.
Decidiu
primar em interpretação das composições líricas, desde que seu coração sentiu
os primeiros suspiros pela música erudita, os cânticos enxutos e reservados dos
principais e mais influentes compositores clássicos, como por exemplo, George
Gershwin; Alberto Costa; Vincenzo Bellini; Ruperto Chapí, entre outros.
Diante
dos renomados compositores citados, percebe-se logo, não é por acaso que Rosana
supervaloriza o canto clássico e se entrega com alegria em cada música que
interpreta. Pois todos esses artistas são considerados grandes músicos do
século XX.
Rosana Maragno - cantora lírica
no Canto Lírico - AVATAR.
Portanto,
foi neste terreno que a soprano fez-se cúmplice e se alegra com a semente
plantada, e mais, em hastear a bandeira e caminhar paralelamente a inúmeras
intérpretes da atualidade. Seguramente, é uma presença positiva no eco da
música erudita.
Rosana Maragno - cantora lírica
em Canto Lírico - ASPI-UFF-Niterói.
Leia
o depoimento extraído de sites: "ROSANA: É uma pessoa fantástica para se trabalhar em equipe. Comprometimento
total com qualquer tipo de serviço a ser executado". "Parceira e
ajuda a todos que precisam. Sempre com um alto astral e vibrações positivas".
"Uma pessoa de bom relacionamento profissional, e justa no trabalho que
exerce. Enfim uma pessoa adorável". Afirmam inúmeros amigos.
Rosana Maragno - cantora lírica
em Concerto Lírico no
Centro Cultural São Judas Tadeu,
em 27 de agosto de 2014.
Pelo
seu trabalho magnânimo que tem apresentado a todos os apreciadores da música
clássica o Focus Portal Cultural a
parabeniza e trouxe para você várias apresentações da importante cantora lírica
ROSANA MARAGNO.
A HOMENAGEM DO FOCUS PORTAL CULTURAL, EM 20 DE NOVEMBRO, DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA SERÁ PARA RUBY BRIDGES ATIVISTA AMERICANA.
RUBY
BRIDGES foi a primeira criança negra a ir para a escola, com o fim da política
de segregação racial nos EUA, em Nova Orleans, em 1960.
Seu
primeiro dia de aula foi marcado por xingamentos, medo, racismo. Acreditas que
a escola estava vazia, pois os pais não deixaram seus filhos frequentarem o ano
escolar com a presença da menina Ruby. Também não havia professores, apenas um educador
quis dar aula para a criança. Seus pais foram severamente ameaçados. E, durante
meses, ela teve que ir e voltar da escola acompanhada por quatro policiais.
E
mesmo quando objetos e xingamentos eram jogados contra seu corpo, quando tinha
apenas seis anos de idade, Ruby não desistiu, não chorou, sequer fraquejou. "Era uma pequena soldada" - falou Charles
Burks, um dos quatro policiais que a escoltavam.
No
ano seguinte, Ruby não estava mais sozinha na escola. Inspirados por sua
coragem e pela de sua família outras crianças negras foram matriculadas.
RUBY BRIDGES - Ativista americana
SOBRE
RUBY BRIDGES
RUBY
NELL BRIDGES HALL nasceu em Tylertown no Mississipi, em 08 de setembro de 1954 é
uma ativista americana conhecida por ser a primeira criança negra a estudar em
uma escola primária caucasiana em Louisiana durante o século XX. Ela frequentou
a Escola Elementar William Frantz. Seus pais se chamavam Abon e Lucille
Bridges. Quando ela tinha quatro anos, a família mudou-se para Nova Orleans Louisiana.
Em 1960, seus pais responderam a um pedido da Associação Nacional para o Avanço
das Pessoas de Cor (NAACP) e ofereceu-a para participar na integração do
sistema escolar de Nova Orleans, mesmo que seu pai estava hesitante.
Bridges escoltada pelos delegados federais até a
Escola Elementar William Frantz.
Na
primavera de 1960, Bridges foi uma das seis crianças negras em Nova Orleans a
passar no teste que determinaria se elas poderiam ir para uma escola toda
branca. Dois dos seis decidiram ficar em sua antiga escola, três foram
transferidos para McDonogh, e Bridges foi para uma escola por si mesma.
RUBY
foi a única a ingressar na WILLIAM FRANTZ. Seu pai estava inicialmente
relutante, mas sua mãe sentia que era necessária a mudança não só para dar sua
própria filha uma educação melhor, mas para "dar este passo a frente...
para todas as crianças afro-americanas." Sua mãe finalmente convenceu o pai
a deixá-la ir para a escola.
A Escola Elementar William Frantz
no ano de 2010.
O
primeiro dia judicial das escolas integradas em Nova Orleans, 14 de novembro de
1960, foi retratado por Norman Rockwell na pintura The Problem We All Live With
(publicado na revista Look em 14 de janeiro de 1964).
Como
Bridges a descreve, "Enquanto eles dirigiam
eu podia ver a multidão, mas vivendo em Nova Orleans, eu realmente pensei que
era Mardi Gras. Havia uma grande multidão de pessoas fora da escola. Eles
estavam jogando coisas e gritando, e esse tipo de coisas de Mardi Gras em Nova
Orleans".
Multidão fazendo protestos
em frente à escola onde Ruby estudava.
O
ex-vice-diretor dos U.S. Marhals, Charles Burks, recordou mais tarde: "Ela mostrou muita coragem. Ela nunca chorou.
Ela não choramingou. Ela só marchava como um pequeno soldado, e nós estamos todos
muito, muito orgulhosos dela."
Assim
que Bridges entrou na escola, os pais brancos tiraram seus filhos de lá. Todos
os professores se recusaram a ensinar enquanto ela estivesse matriculada.
Apenas Barbara Henry, de Boston, Massachusetts, concordou em ensinar Ruby e por
mais de um ano Henry a ensinou sozinha, como se estivesse dando aula para
classe inteira.
Naquele
primeiro dia, BRIDGES passou o dia inteiro no escritório do diretor; o caos da
escola impediu seu movimento à sala de aula até o segundo dia. No segundo dia,
no entanto, um estudante branco quebrou o boicote e entrou na escola quando um
ministro metodista de 34 anos, Lloyd Anderson Foreman, levou sua filha de cinco
através da multidão irritada, dizendo: "Eu simplesmente quero o privilégio de levar a minha filha para a
escola... Poucos dias depois, outros pais brancos começaram a trazer seus
filhos, e os protestos começaram a diminuir".
Multidão faz protestos em frente à escola.
Todas
as manhãs, enquanto BRIDGES caminhava para a escola, uma mulher a ameaçava
envenená-la. Por causa disso, quatro delegados dos US MARSHALS foram enviados
pelo presidente Eisenhower, que estava supervisionando a segurança dela,
permitindo que Ruby comesse apenas alimentos de sua casa.
A
família de Bridges sofreu perseguições por sua decisão de mandá-la para William
Frantz. Seu pai perdeu o emprego, a mercearia onde a família comprava não
deixaram mais eles irem lá, e seus avós, que eram meeiros em Mississipi, foram
tirados de sua terra. Ela observou que muitos outros na comunidade, tanto
brancos como negros, mostravam apoio de várias maneiras. Algumas famílias
brancas continuaram a mandar seus filhos para Frantz apesar dos protestos, um
vizinho arrumou um novo emprego para seu pai, e as pessoas locais vigiavam sua
casa, e andavam atrás do carro dos policiais federais durante suas viagens para
a escola.
Bridges,
atualmente Ruby Bridges Hall, ainda vive em Nova Orleans com o marido, Malcolm Hall,
e seus quatro filhos. Durante quinze anos trabalhou como uma agente de viagens,
que ela deixou para ser mãe. Ela agora é presidente da Fundação Ruby Bridges,
que ela fundou em 1999 para promover "os valores da tolerância, do
respeito e valorização de todas as diferenças." Descrevendo a missão
do grupo, ela diz, "o racismo é uma
doença e temos de parar de usar nossos filhos para espalhá-la."
Capa do livro
Bridges Hall, Ruby. Through My Eyes,
Scholastic Press, 1999.
Em
15 de julho de 2011, Bridges encontrou-se com o presidente Barack Obama na Casa
Branca, e durante a exibição do quadro de Norman Rockwell, ele lhe disse:
"Eu acho que é justo dizer que, se
não fosse por vocês, eu poderia não estar aqui e nós não estaríamos olhando
para isso juntos."
Em
2014, uma estátua de RUBY BRIDGES foi erguida no pátio da Escola Elementar
William Frantz.
PARABÉNS
RUBY POR SUA LUTA INCANSÁVEL! *****************
Sem dúvida, homenagear Ruby Bridges, significa internacionalizar o clamor dos povos negros e das demais etnias discriminadas. Na África, na Ásia, nas Américas, na Velha Europa, em suma, em todos os quadrantes da Terra, a injustiça institucionalizada contra estes humanos, tem que ser combatida e execrada.
Aproveito a excelente oportunidade e volto-me, especificamente, para nosso Brasil. Neste momento crítico, quando se acirra luta pela equidade racial, sugiro estender esta homenagem, amigo Alberto, a Lélia Gonzalez, resgatando com isso a ancestralidade das mulheres negras brasileiras que, historicamente resistem contra o subjugo, a opressão e a violência.
Recomendo aos leitores o livro Lélia Gonzalez - o Feminismo Negro no Palco da História - editado sob a responsabilidade da Fundação Banco do Brasil e da Rede de Desenvolvimento Humano (REDEH), como importante contribuição para a superação do racismo e para a equidade de gênero em nosso país.
Estamos juntos, caro poeta! Faremos coro com a voz de Ruby, e saudaremos, vibrantemente, "os valores da tolerância, do respeito e valorização de todas as diferenças."