quinta-feira, 2 de abril de 2020

ROBERT DOISNEAU É HOMENAGEADO PELO FOCUS PORTAL CULTURAL. EM 01 DE ABRIL DE 2020.









Robert Doisneau é um dos fotógrafos mais famosos da história. Autodidata, nasceu em 14 de abril de 1912, na cidade Gentilly, nos arredores de Paris. Apaixonado por Paris, num passeio pela capital francesa, surgiu a vontade de registrar o cotidiano e o charme da cidade. Doisneau trabalhou como assistente do escultor André Vigneau, mas somente em 1934 se tornou fotógrafo profissional.
Seu sonho era ser um fotojornalista independente, mas, por servir o exército francês na Segunda Guerra Mundial, teve que adiar seu sonho por algum tempo. No fim da guerra, começou a vender postais.
Entrou para a agência de fotos Rapho, assinando sua primeira publicação para Vogue, revista na qual trabalhou de 1949 até 1952. Mas não foi na fotografia de moda que Doisneau ganhou fama. Foi na rua, registrando os devaneios da vida suburbana parisiense, que o fotógrafo gravou seu nome na história.



ROBERT DOISNEAU nasceu em Gentilly, em 14 de abril de 1912 e faleceu em Paris, em 01 de abril de 1994, foi um famoso fotógrafo nascido na cidade de Gentilly, Val-de-Marne, na França. Era um apaixonado por fotografias de rua, registrando a vida social das pessoas que viviam em Paris e em seus arredores, mas também trabalhou em fotografias para publicações em revistas, assim como a famosa fotografia "O Beijo do Hotel de Ville" Paris, 1950.

Doisneau foi um dos fotógrafos mais populares da França. Era conhecido por sua modéstia e imagens irônicas, misturando as classes sociais das ruas e cafés de Paris. Influenciado pela obra de Atget, de Kertész e de Cartier Bresson. Doisneau apresentou em mais de vinte livros uma visão encantadora da fragilidade humana e da vida como uma série de momentos calmos e incongruentes.

As maravilhas da vida cotidiana são tão emocionantes. Nenhum diretor de filmes pode organizar o inesperado que você encontra na rua.

Robert Doisneau foi nomeado Cavaleiro da Ordem da Légion d'Honneur em 1984. Ele ganhou vários prêmios ao longo de sua vida, incluindo:

o prêmio de Balzac , em 1986 ( Honoré de Balzac )
o Grand Prix National de la Photographie, em 1983
o Prêmio Niépce em 1956 (Nicéphore Niépce)
o prêmio Kodak em 1947
A curta-metragem, "Le Paris de Robert Doisneau", foi feitapara meno em 1973.

Em 1992, a atriz e produtora francesa Sabine Azéma fez o filme Bonjour Monsieur Doisneau.

A Maison de la Photographie Robert Doisneau em Gentilly, Val-de-Marne, é uma galeria fotográfica batizada em sua homenagem.

Em honra da sua fotografia da "cultura de rua das crianças, há várias" Ecole Primaire (Escolas Primárias) em sua homenagem. Um exemplo é a Véretz (Indre-et-Loire).

Muitos dos seus retratos e fotos de Paris a partir do final da II Guerra Mundial até os anos 1950 foram transformadas em calendários e postais e tornaram-se ícones da vida francesa.











APOIO NA DIVULGAÇÃO












Nenhum comentário:

Postar um comentário