quinta-feira, 9 de abril de 2020

FERNANDA CANAUD EM CONCERTO J S BACH BWV 1056 - 3ºMOV COM A ORQUESTRA RIO CAMERATA.

 
 
(CLICAR NA IMAGEM PARA ASSISTIR AO VÍDEO)
 

 
 
 
FERNANDA CANAUD EM
CONCERTO J S BACH BWV 1056 - 3ºMOV
COM A ORQUESTRA RIO CAMERATA.
 
 

FERNANDA CANAUD EM CONCERTO J S BACH BWV 1056 - 3ºMOV COM A ORQUESTRA RIO CAMERATA. REGENTE: ISRAEL MENEZES. SOLISTA: FERNANDA CANAUD - PIANO THEATRO MUNICIPAL DE NITERÓI - DIA 25/10/2017. FILMAGEM: DANIEL TRINDADE. LINK CANAL YOU TUBE: https://www.youtube.com/watch?v=Szwg50r-EqE
 
UM POUCO SOBRE FERNANDA CANAUD

 

 
 

FERNANDA CHAVES CANAUD nasceu no Rio de Janeiro, 20 de janeiro de 1962, conhecida por Fernanda Canaud é uma pianista e compositora brasileira.Formação. Estudou na Pró-Arte e Escola de Música da UFRJ. Estudou piano com os mestres Homero Magalhães, Linda Bustani, Sergei Dorensky, Telmo Cortes, Glória Maria Fonseca Costa, Arnaldo Cohen, Antônio Guedes Barbosa, Míriam Dauelsberg e Ondine Mello. Em 1991, concluiu o mestrado em Música pela UFRJ. Em março de 2013, defendeu sua tese de doutorado intitulada "O Virtuosismo e o Swing Revelados na Revisão Fonográfica de Flor da Noite e Modinha & Baião de Radamés Gnattali", na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO.
 
Especializou-se na obra de Radamés Gnattali. Obteve oito prêmios em concursos nacionais de piano e a bolsa de Sergei Dorensky para estudar no Conservatório de Moscovo, em 1988.[1] Em agosto de 2012, recebeu o prêmio Medalha da Ordem do Mérito Cultural Carlos Gomes (SP, 2012).
 
Apresentou-se com orquestras brasileiras em diversas salas de concerto do Brasil, atuando em recitais como solista e camerista. Apresentou-se também em festivais e eventos, como a Bienal de Música Contemporânea Brasileira e o Festival Villa-Lobos.
 
Fora do Brasil tocou como solista no Festival de Música da Umbria, em Itália e realizou recitais em França, em Inglaterra, Holanda, Espanha, Suíça, Colômbia e Portugal.
 
Em 1991, foi responsável pela programação artística da Sala Cecília Meireles.
 
Em 1993, lançou o CD "Radamés Gnattali", indicado para o Prêmio Sharp de Música.
 
Em 1996, lançou o CD "Fernanda Chaves Canaud", também dedicado a Radamés Gnattali. Sobre esse trabalho comentou Antônio Carlos Jobim: "Fernanda Chaves Canaud é uma pianista maravilhosa e Radamés é o nosso mestre querido e inesquecível. A união dos dois faz este disco mais importante ainda para a música brasileira popular e erudita. Muito bom. Bravo!". No mesmo ano, em duo com José Botelho, lançou o CD "Música Brasileira para clarineta e piano".[1] Em novembro de 1998, participou no Festival Villa-Lobos, como solista da Orquestra Sinfônica Nacional, tocando a Bachiana nº 2 para piano e orquestra. Em Dezembro do mesmo ano, a convite da Embaixada do Brasil, deu um concerto na Igreja St. Martin-in-the-Fields em Londres.
 
Participou nos CDs: Obras de Chiquinha Gonzaga (Som Livre/Rede Globo - 1988), acompanhando a cantora Zélia Duncan, e Meus Caros Pianistas (Biscoito Fino - 2002), dedicado à obra de Francis Hime e Retratos do Brasil (RÁDIO MEC - 2004), onde é solista do Concerto para piano, violoncelo e orquestra de Radamés Gnattali.
 
A sua experiência em música de câmara inclui formações com os músicos Raphael Rabello, Joel Nascimento, Henrique Cazes, Turíbio Santos, Paulo Sérgio Santos, Olivia Byington e Edgard Duvivier, entre outros. Atua em duos com o clarinetista José Botelho, com o violoncelista David Chew, e com o violonista Caio Marcio e em trios: Emert/Devos/Canaud (oboé/fagote/piano); Trio Bate papo (com o bandolinista Marcos de Pinna e o percussionista Netinho).
 
Em 2011, realizou tournées tocando compositores brasileiros em concertos no Brasil e no exterior (Lisboa, Madrid e Bilbao).
 
Em 2012, realizou tournée pelo sul do Brasil (Porto Alegre, Florianópolis, etc.) com o bandolinista Joel Nascimento tocando no projeto Dois no Choro patrocinado pela empresa Correios Brasileiros.
 
Em 2013, Fernanda Canaud viajou em tournée em Portugal pelo projeto Musica no Museu – ano Brasil em Portugal.
 
Em Televisão gravou para: TV5 (FR), GNT, TVE, TV Globo, TV Senado e Rede Vida.
 
Paralelamente às atividades artísticas, lecionou na Unirio (RJ, 2009), na Universidade de Música de Leopoldina (MG, 2006-2009), participou na organização e fundação (2002) da Escola Superior de Música da Universidade Cândido Mendes de Nova Friburgo (RJ, 2002 -2004) e desde 2000, é professora de piano na Escola de Música Villa-Lobos (RJ).
 
DISCOGRAFIA
 
Fernanda Canaud interpreta Almiro Zarur (CD - NovoDisc), 2011.
Valsas Brasileiras (com Joel Nascimento, bandolim) (CD - Biscoito Fino), 2008. Indicado ao Grammy latino de música instrumental
Fernanda Canaud interpreta Radamés Gnattali, (CD - Biscoito Fino), 2006.
Obra Completa para Violoncelo & Piano de Radamés Gnattali (com David Chew, violoncelo), 2006.
Fernanda Chaves Canaud (CD - Velas), 1996.
Música Brasileira para clarineta e piano (com José Botelho) (CD - Rio Arte Digital), 1996.
Fernanda Canaud - Radamés Gnattali (CD - Jungle Jazz), 1993.Citado como referência no livro Guia Para Uma Discoteca Básica de Música Clássica em CD (Zahar Editor) do crítico musical Luís Paulo Horta.
Bibliografia
Guia Para Uma Discoteca Básica - Música Clássica em CD, de Luis Paulo Horta - (Zorge Zahar Editor).
Enciclopédia Brasileira de Música Popular Erudita & Folclórica – (PUBLIFOLHA & ART EDITORA, SP/1998)
Dicionário Biográfico de Música Erudita Brasileira (I edição 2005 – ed. Forense Universitária)
Dicionário Houaiss da Musica Popular Brasileira, de Ricardo Cravo Alvim (2007)
A Arte do Piano, de Silvio Lago (2007).


  
 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário