sábado, 4 de abril de 2020

EQUIPAMENTOS CULTURAIS OFERECEM PROGRAMAÇÕES VIRTUAIS AO PÚBLICO DURANTE A QUARENTENA DO VÍRUS-CHINÊS.



Equipamentos Culturais oferecem Programações Virtuais ao Público durante a quarentena do Vírus-Chinês: Programação de 1 a 10 de Abril de 2020, Nas Redes Sociais De Niterói (MAC – Museu De Arte Contemporânea De Niterói; Solar Do Jambeiro; Theatro Municipal De Niterói; Sala Carlos Couto; Museu Janete Costa De Arte Popular; Sala Nelson Pereira Dos Santos; Centro Cultural Paschoal Carlos Magno; Teatro Popular Oscar Niemeyer; Igreja De São Lourenço Dos Índios) E Orquestra Sinfônica Aprendiz (Osa).








A Cultura vai até o público, por meio de conteúdos desenvolvidos pelos equipamentos da Secretaria Municipal das Culturas e da Fundação de Arte de Niterói.

Considerando a situação atual de pandemia, onde o isolamento social é necessário para evitar o contágio e a disseminação da COVID-19, a Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria das Culturas e da Fundação de Arte de Niterói, preparou ações para entreter o público e, ainda, contribuir com a economia cultural e com a divulgação artística. Por isso, a cultura vai até as pessoas virtualmente.

Além do projeto “Arte na Rede”, que teve início no dia 23 de março, por meio das redes sociais Cultura Niterói (Facebook, Instagram e YouTube), com apresentações artísticas diárias e de livre acesso ao público, a SMC e a FAN prepararam mais uma novidade para abril! Os equipamentos culturais, ligados à Secretaria e à Fundação de Arte, uniram forças e criaram uma intensa programação cultural, que pode ser acompanhada pelas redes sociais de cada um deles.

Se o público não pode visitar o MAC Niterói, por enquanto, vai poder interagir, enviando foto de um objeto que tenha em sua casa e que considere uma obra de arte. O museu levará à população da cidade, do país e do mundo, um pouco da intimidade de cada casa, das famílias, das obras de arte que os niteroienses têm em casa e da história por trás de cada peça. Mais que uma exposição virtual, essa é uma iniciativa de mobilização e engajamento de pessoas, nesse momento de crise.

O Teatro Popular Oscar Niemeyer preparou uma retrospectiva de espetáculos, artistas e grupos que já passaram pela programação do local, como entrevista com Amir Haddad e Zé Celso Martinez Corrêa, além das apresentações da Orquestra aprendiz, performances virtuais – produzidas especialmente para  esta programação – e fragmentos dos espetáculos ‘Marítma’, ‘Esperançar’, ‘A fogueira’, entre outros.

Já a Sala Nelson Pereira dos Santos preparou uma programação incrível, que contará com vídeos curtos de importantes músicos que já se apresentaram no local, como Zeca Baleiro, Face Quarteto e Mestre Spok, Claudio Lins, Pré-Carnaval das Rainhas do Rádio com Mona Vilardo, além de TEDxNiterói, com Gigante Leo e com Ana Cristina.

O Solar do Jambeiro coloca artistas em diálogo, com programações para todas as idades, como o Sarau no Solar, Teatro, Cinema, literatura e música, com o repertório de Adriana Ninski, entre outros. Homenagem também a Clarice Lispector, por ocasião do seu centenário.

O Centro Cultural Paschoal Carlos Magno também entrou nesta campanha e vai oferecer ao público um passeio virtual para ninguém botar defeito pelas exposições “Social Rock Club” e “Delas”, além de relembrar artistas que já passaram pelo CCPCM –

por meio da Hashtag #PassoupeloPaschoal –, bem como curiosidades sobre o local, aulas de forró, entre outros conteúdos.





O Museu Janete Costa de Arte Popular também preparou atividades online, que englobam passeio virtual à atual exposição ‘Ceará, Terra que Ilumina’, contação de histórias, informações sobre determinadas obras do acervo e revisita ao espaço educativo do museu.

A programação virtual da Sala Carlos Couto vai contar com uma retrospectiva dos artistas que passaram pela sala, como Clube do Choro, Arranco de Varsóvia, música clássica no Salão Nobre, projeto Roda de Novos Poetas, noite de autógrafos, entre outras atrações.

O Theatro Municipal de Niterói preparou uma retrospectiva com vídeos musicais de diversos artistas que passaram pelo espaço, no ano de 2019 e em março deste ano, como Diogo Nogueira, Elymar Santos, Banda do Síndico, Taryn Szpilman, Roberta Sá, Sergio Ricardo, Zanna, Marcus Lima, Laila Garin, Orquestra Aprendiz, Zélia Duncan, entre outros. Também haverá compilado de peças teatrais que já fizeram parte da programação do local e apresentação da Companhia de Ballet da Cidade de Niterói.

Neste período de quarentena, a Igreja de São Lourenço dos Índios vai promover a exibição de filmes semanais, às 18h, nas redes da Cultura Niterói. Curtas e longas metragens estarão disponíveis em uma mostra audiovisual. A seleção dos filmes expõe algumas relações que podem ser traçadas a partir da história da Igreja e o panorama brasileiro, como ‘A Missão’ (ficção, 1986) – sobre a colonização jesuítica,bem como a perspectiva de patrimônio material e imaterial nacional a partir de documentários do IPHAN sobre o ‘Ofício de Sineiro’ e muitos outros. Esta é uma iniciativa para aproximação do público com a Igreja de uma maneira virtual, explorando as múltiplas potencialidades daquele importante espaço cultural da cidade.

Para assistir às programações, basta acessar as redes sociais dos equipamentos culturais, que disponibilizarão os respectivos conteúdos, e da Cultura Niterói.







MAC NITERÓI

Coleções afetivas: acervo de arte de uma cidade

Projeto que busca identificar e difundir as “obras de arte” que os moradores da cidade possuem em suas casas. Grande parte da população está isolada em casa, sozinha ou com família e amigos. Para além da TV e da internet, o seu universo de observação está restrito às paredes de sua casa: fotos, quadros, plantas, objetos especiais. Em muitos casos, esses “objetos de arte” perpassam gerações e vão ganhando camadas simbólicas de memória e afeto.

Por meio de seus canais nas redes sociais (Facebook e Instagram), o MAC levará à população da cidade, do país e do mundo, um pouco da intimidade de cada casa, das famílias, das obras de arte que os niteroienses têm em casa. E da história por trás de cada obra.

Inscrições:

As inscrições serão realizadas por meio de um formulário disponível nas redes sociais do museu, onde o interessado em participar indicará seus dados, enviará a imagem da obra e concordará com o uso da imagem pelo MAC Niterói, SMC, FAN e Prefeitura de Niterói.

– Seleção e preparação:

As obras  recebidas serão selecionadas pela equipe do MAC que levarão em conta:
1.relevância da obra (relevância da história, do objeto, da relação que ele carrega)
2.qualidade da imagem (no caso de imagens com baixa qualidade de visualização, será feito contato com a pessoa orientando para que faça uma imagem melhor)
3.representação territorial (que tenhamos imagens postadas enviadas por moradores de todas as regiões da cidade)

– Publicações:

O MAC Niterói postará as fotos, com as histórias, em suas redes. As imagens poderão passar por tratamento, para melhorar sua visualização. A imagem será aplicada em uma moldura padrão que identificará a obra e o projeto.







•TEATRO POPULAR OSCAR NIEMEYER



Retrospectiva de espetáculos, artistas e grupos que já passaram pela programação do Teatro Popular.

– Clássicos no Popular  – Projeto Aprendiz

O Projeto Aprendiz é um programa pioneiro de educação musical nas escolas, criado e desenvolvido em Niterói. Todo ano, o Teatro Popular recebe diversos espetáculos e atividades do Aprendiz, incluindo  encontros de corais e apresentações da Orquestra Sinfônica Aprendiz (OSA). Na Série Clássicos no Popular, edição virtual, apresentaremos algumas das mais belas passagens do Aprendiz no Teatro Popular Oscar Niemeyer. 

01/04

Rapsódia Niteroiense – Orquestra Sinfônica Aprendiz  (OSA)



https://www.youtube.com/watch?v=KKp3vI-A7pI

No ano de 2017, a Orquestra Sinfônica Aprendiz (OSA)  realizou uma turnê e gravou seu primeiro DVD, com apoio do Instituto CCR, da Statoil Óleo e Gás e da Prefeitura de Niterói. A gravação do DVD aconteceu no palco do Teatro Popular Oscar Niemeyer.

O ‘Programa Aprendiz – Música na Escola’ é um dos mais  importantes projetos de educação musical do país. Neste vídeo, a Orquestra Sinfônica Aprendiz interpreta  a composição “Rapsódia Niteroiense”, criada especialmente para a OSA pelo musicista e professor do Programa, Luis Eduardo Louro.

Quarta-feira, às 18h

Música

Formato: Vídeo retirado do site Youtube

Duração: 7:22



08/04

Serenata Para Cordas  – Orquestra Sinfônica Aprendiz (OSA)

https://www.youtube.com/watch?v=KKp3vI-A7pI&list=PLbEa_CyA9Yok6yugH-ZAYTsUTtseO3xBZ&index=3

Neste vídeo, é executada ‘Serenata para Cordas’ de Alberto Nepomuceno, um grande compositor brasileiro do período Romântico na música. Um fato curioso é que essa composição foi um presente de aniversário que ele compôs para seu amigo poeta, Olavo Bilac. Nepomuceno foi aluno do compositor norueguês Grieg e esta música foi selecionada para integrar o repertório do filme, não só por ser belíssima, mas também pelo histórico que a OSA tem com a Noruega. Por muitos anos, o Aprendiz recebeu suporte pedagógico do Barratt Due Institute of Music e deste governo nórdico.

Quarta-feira, às 18h

Música

Formato: Vídeo retirado do site Youtube

Duração: 4:59

– Quarentena Teatral

Artistas do Brasil e do mundo, que já se apresentaram no palco do Teatro Popular Oscar Niemeyer, apresentam no mês de abril performances virtuais, produzidas especialmente para  esta programação. Na programação, cenas de espetáculos e processos de criação cênica.

04/04

Quarentena Teatral:  Esperançar – fragmentos de Paulo Freire, o Andarilho da Utopia

Nesta performance em vídeo, o ator, diretor, professor e palhaço Richard Riguetti apresenta trechos do espetáculo “Paulo Freire, o Andarilho da Utopia”, apresentado no Teatro Popular Oscar Niemeyer em 2019.  Em tempos difíceis, esperançar é um verbo que deve ser conjugado em passado, presente e futuro.

Sábado, às 20h

Teatro

Formato: Vídeo

Duração:  20 min.



 – Diálogos em Cena

Em parceria com o Festival Niterói em Cena, Diálogos em Cena apresenta, em abril, entrevistas com os 2 maiores diretores de Teatro do Brasil : Amir Haddad e Zé Celso Martinez Corrêa. Ambos foram homenageados pelo Niterói em Cena e passaram pelo palco do Teatro Popular em 2018 e 2019.

09/04

Diálogos em Cena com Amir Haddad

Entrevistadores : Fabio Fortes (diretor geral do Niterói em Cena),  Renata Egger (atriz e produtora do Niterói Em Cena) e  Alexandre Santini (diretor do Teatro Popular Oscar Niemeyer)

Quinta-feira, às 22h

Entrevista

Formato: Vídeo

Duração: 50 min

– Outras ações nas redes em abril

Segundas e Quartas, às 10h

Tour online pelo Teatro Popular Oscar Niemeyer

Através de fotos e textos informativos o público será levado a um tour online pela arquitetura e detalhes do Teatro Popular.

Facebook e Stories

Quintas-feiras, às 10h

#TBT

Sucesso nas redes sociais, o TBT, além de lembrar dos eventos marcantes da programação do Teatro Popular, irá celebrar o trabalho artístico dos fotógrafos que já passaram por lá. O foco será na estética e técnicas adotadas para esses registros que são de tirar o fôlego.

Instagram e facebook

Terças-feiras, às 10h

O público pode contribuir e divulgar o seu trabalho nas redes sociais do Teatro Popular! Chamada para os cinegrafistas e fotógrafos.

Todas as terças, serão postados os melhores registros audiovisuais e fotográficos, nos stories, feitos pelos frequentadores do local. Basta marcar e mencionar o Teatro Popular na descrição da postagem.
•SALA NELSON PEREIRA DOS SANTOS



07/04

TEDxNiterói – Gigante Leo

Somos Diferentemente Iguais

Leonardo Reis, o famoso humorista mais conhecido como Gigante Léo é bacharel em Ciências da Computação pela UFF, auditor de controle externo concursado do TCMRJ. É também ator, humorista, roteirista e escritor. Apresenta no TEDxNiterói um pouco da sua vida e fala sobre os desafios que enfrentou como qualquer pessoa.

Terça, às 19 horas

Seminário
 Tempo de duração: 14:58 minutos

04/04

Zeca Baleiro
Apresentação da música Sete Vidas. Zeca Baleiro, um dos maiores nomes da MPB se apresentou na Sala Nelson. Apresentou o show “O Amor no Caos – voz e violão”. No roteiro, uma seleção especial, incluindo criativas releituras de canções já consagradas como ‘Telegrama’ e ‘Quase Nada’. No vídeo, apresenta a música “Sete Vidas” do álbum ‘O Amor no Caos’.

Sábado, às 20 horas

Música
 Formato: Vídeo
 Tempo de Duração: 4:19 minutos
•SOLAR DO JAMBEIRO



Nesse 2020 de desafios antes inimagináveis, a direção artística do Solar identifica a vocação dialogativa inerente ao espaço da CASA – lugar do acolhimento, das portas abertas (reais ou metaforicamente) – e estabelece uma curadoria que coloca artistas em diálogo. Em tempos de isolamento social, é imperativo estruturar uma verdadeira casa das artes em que as propostas promovam colaboração mútua a partir da interlocução dos diversos setores de arte.
– Diálogo Artes visuais & Música
02|04, às 15h e às 21h
quinta-feira
Exposição virtual da artista visual niteroiense Luciane Valença em diálogo com a música da cantora e compositora Adriana Ninsk.
– Sextou no sofá com Daniel Scarmont
03|04, às 21h
Sexta-feira
Hits marcantes do pop, funk, soul e rock em voz, violão e uma roupagem bem vintage, além da leveza dos poemas autorais de Daniel Scarmont.
– Encontro literário: Sarau Tomate Cereja
04|04, às 21h
Sábado
A homenageada desta edição é a escritora Clarice Lispector por ocasião do ano do seu centenário.
– Programação infantil: Baú encantado
05|04, às 15h
Domingo
A professora e psicóloga Magna Domingues explora com ludicidade e encanto a contação de histórias para crianças.
– Sarau no Solar com o Duo Ferreira Richter
05|04, às 21h
Domingo
O clarinetista Bezaleel Ferreira e a pianista Raisa Richter se dedicam à divulgação da música camerística.
– Clique a vida: fotografia contra a pandemia
07|04, às 21h
Terca-feira
Lançamento do projeto do Coletivo Niterói Fotográfico que consiste na realização de oficinas, foto papo e projeção coletiva.
– Teatro: 7 contra 1
08|04, às 21h
Quarta-feira
Na peça escrita e encenada por Anselmo Fernandes uma família de classe média vive em um lindo, porém estranho, casarão.
– Histórias que o Jambeiro conta: #tbt
09|04, às 21h
Quinta-feira
Retrospectiva do evento ‘8M, a casa é delas’.
– Sextou no sofá com Adriana Ninsk
10|04, às 21h
Sexta-feira
A blueswoman e compositora Adriana Ninsk interpreta clássicos do blues e canções autorais com vigor e paixão.
          CENTRO CULTURAL PASCHOAL CARLOS MAGNO

01/04
Tour pela exposição – Delas
Vídeo da exposição de artes plásticas, com a câmera filmando como se fosse o visitante e takes dos bastidores da montagem. No formato de IGTV para o Instagram e vídeo para o Facebook.
Quarta-feira
31/04 | 03/04 | 07/04
#PassoupeloPaschoal
Hashtag criada para relembrar e divulgar artistas que já passaram pelo CCPCM. Post no feed do Instagram e do Facebook com foto do artista e informações.
02/04 | 09/04
Você sabia?
Ação criada para divulgar curiosidades sobre o CCPCM e gerar interação. Será postada feed do Instagram e do Facebook.

07/04
Quiz CCPCM
Perguntas múltipla escolha sobre as antigas programações do CCPCM e sobre o espaço do centro cultural. Ação feita com a ferramenta teste no stories do Instagram para gerar interação.
Quintas-feiras
Dia de #TBT
Atividade criada como forma de ampliar a interação com o público e relembrar exposições que passaram pelo CCPCM a partir de postagens nos Stories do Instagram com utilização de template com caixas de respostas.
03/04
#DicadoPaschoal
Ação criada para informar os seguidores de atividades culturais, cursos, aulas que estejam acontecendo online gratuitamente.
04/04
Sábado
Festejo Ecoartístico: Caminho de Darwin
O Festejo Ecoartístico, a partir de um pequeno vídeo, traz informações sobre o patrimônio cultural e natural Caminho de Darwin, na cidade de Niterói. Também fala do Projeto Ecoarte que, além do Roteiro Cultural no Caminho de Darwin, também abrange Festejos ecológicos e artísticos.
05/04
#DicadoPaschoalzinho
Ação criada para indicar dicas de atividades produtivas diversas para o público infantil, dentre elas, jogos de improviso, horta caseira e acampamento em casa. Postagens feitas no feed do Instagram e Facebook.
 06/04
Segunda-feira
Aula de Dança
Compilado de vídeos feitos pelos professores de dança, ensinando  diversos passos para que os seguidores consigam fazer em casa. Post feito no formato IGTV no Instagram e vídeo no Facebook.
08/04
Quarta-feira
Mariposa – Artista
A proposta da atividade é aproximar o público do grupo Mariposa e divulgá-las, apresentando um vídeo com perguntas e respostas dos integrantes em formato IGTV (Instagram TV) e Facebook.
10/04
Sexta-feira
Sávio – Live Artista
Utilizando o recurso live no Instagram, o cantor Sávio fará um pocket show voz e violão, seguidores poderão interagir durante a live.
          MUSEU JANETE COSTA DE ARTE POPULAR
Com fotos e vídeos que serão postados em sequências de stories, a proposta da atividade é a imersão e mediação da atual exposição “Ceará, Terra que Ilumina”, visitando todos os setores (altares, oficinas, eixos e salas) de maneira virtual. A monitoria do Museu Janete Costa de Arte Popular desenvolverá um texto para que a mediação de maneira online seja realizada.

Início da atividade: 06/04 até o fim do mês



– Revisita Ao Espaço Educativo – durante todo o mês de abril

A proposta desta atividade é realizar um “throwback” com o setor educativo e interativo do Museu Janete Costa de Arte Popular. As perguntas realizadas serão as mesmas que foram feitas na exposição. Por exemplo: “Entre Anjos e Palmeiras” tinham as perguntas “O que te prende?” e “O que te liberta”, enquanto a “Ceará, Terra que Ilumina” tem um quadro com “Verdades” e “Mentiras.         
•SALA CARLOS COUTO

Retrospectiva da programação que já esteve no local.

Terças-feiras – música na Sala (Clube do Choro, Arranco de Varsóvia, Chão de estrelas, outras apresentações);

Quartas-feiras – exposições;

Quintas-feiras – música clássica no Salão Nobre;

Sextas-feiras – Projeto Roda de Novos poetas;

Domingo – Noite de Autógrafos. 
•THEATRO MUNICIPAL DE NITERÓI

Fotos do prédio do Teatro Municipal João Caetano, realizadas no dia 4 de fevereiro de 2011

– #TBT ESPECIAL

Compilado de vídeos e/ou fotos de espetáculos passados. Solicitado aos artistas/produtores a inclusão de uma fala da experiência de estar no TMN e outra de conscientização de prevenção ao COVID-19.

4|04

Sábado

Banda do Síndico | Tributo a Tim Maia – 22 anos de saudade

6|04

Segunda-feira

Natal na Rua 2018

8|04

Quarta-feira

Diogo Nogueira | Clássicos do Samba

10|04

Sexta-feira

Elymar Santos

Publicações no IGTV no Instagram e vídeo no Facebook

– Você sabia?

Divulgação sobre curiosidades do TMN.

05|04 e 09|04

Domingo e quinta-feira

Post nos feeds do Instagram e do Facebook

– Quiz

Perguntas de múltipla escolha sobre o TMN para gerar interação com o público.

07|04

Story no Instagram
•IGREJA DE SÃO LOURENÇO DOS ÍNDIOS

07.04 – A Missão (1986, 2h05min)

O Padre Jesuíta Gabriel (Jeremy Irons) vai para a terra dos Guaranis, na América do Sul, com o propósito de converter os nativos ao Cristianismo. Rapidamente ele constrói uma missão, juntamente com Rodrigo Mendoza (Robert De Niro), um comerciante de escravos em busca de redenção.

*Programações sujeitas às alterações pelos equipamentos.

Secretaria Municipal de Cultura – Niterói



Fundação de Arte de Niterói – FAN
 Telefone: 55 (21) 2719-9639 – ramal: 211
 e-mail: culturaniteroi@gmail.com

Rua Presidente Pedreira, 98, Ingá, Niterói – RJ














 APOIO NA DIVULGAÇÃO






Nenhum comentário:

Postar um comentário