Inaugurada em 13 de novembro de 2014. A biblioteca pertencia ao Governo do Estado e em 2013 foi inserida no Sistema de Bibliotecas Populares de Niterói, municipalizada, reformada e totalmente ampliada. Reinaugurada em 2014, a unidade possui seis salas, divididas nas categorias infantil, leitura geral, pesquisa, referência, empréstimo e gibiteca, além de um acervo de 12 mil materiais.
Para comemorar o aniversário, o espaço está com uma programação especial.
O Sarau para muitas primaveras sob a apresentação do professor Jordão Pablo de Pão. Coral “Cantar é Viver” – ASPI-UFF e Rotarycanto – Rotary Clube Niterói-Norte sob a regência do maestro Joabe Ferreira e para animar mais a programação o microfone estará aberto para você falar seus textos.
Quer visitar a biblioteca? Anota aí, fica na Rua Lopes Trovão, s/nº - Campo de São Bento, Icaraí, e funciona de segunda à sexta, de 8h às 17h.
Contato: E-mail: bibpopanisioteixeira@gmail.com
UM POUCO SOBRE O PATRONO ANÍSIO TEIXEIRA
ANÍSIO SPÍNOLA TEIXEIRA nasceu na cidade de Caetité, Bahia, em 12 de julho de 1900. Foi jurista, intelectual, educador e escritor brasileiro.
Personagem central na história da educação no Brasil, nas décadas de 1920 e 1930, difundiu os pressupostos do movimento Escola Nova, que tinha como princípio a ênfase no desenvolvimento do intelecto e na capacidade de julgamento, em preferência à memorização. Reformou o sistema educacional da Bahia e do Rio de Janeiro, exercendo vários cargos executivos. Um dos mais destacados signatários do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, em defesa do ensino público, gratuito, laico e obrigatório, divulgado em 1932.
Em sua cidade natal, iniciou os estudos no Colégio São Luís Gonzaga, de jesuítas, continuando depois sua formação basilar em Salvador, em 1914, no Colégio Antônio Vieira, também dessa Ordem Religiosa. Cursou Direito na Universidade do Rio de Janeiro, diplomando-se em 1922.
Em 1924, assume a inspetoria-geral do ensino na Bahia, iniciando sua carreira de pedagogo e administrador público. A fim de melhor desempenhar esta função, viajou à Europa, onde observou o sistema educacional de diversos países, implementando em seguida várias reformas no ensino do estado.
Teixeira conseguiu ampliar o sistema educacional, privilegiando a formação de professores.
Em 1931, muda-se para o Rio de Janeiro, ocupando a Diretoria da Instrução Pública do Distrito Federal, em cujo mandato instituiu a integração da Rede Municipal de Educação, da escola primária à universidade.
Participou do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, em 1932, tendo publicado neste período duas obras sobre educação que, junto a suas realizações, deram-lhe projeção nacional.
No final dos anos 1950, Anísio Teixeira participou dos debates para a implantação da Lei Nacional de Diretrizes e Bases, sempre como árduo defensor da educação pública.
Anísio Teixeira morreu em
circunstâncias consideradas obscuras. Sua voz se calou no dia 14 de março de
1971.
Nenhum comentário:
Postar um comentário