segunda-feira, 27 de novembro de 2023

CONHEÇA AS BANDEIRAS DO BRASIL

 


A primeira bandeira a ser hasteada em solo brasileiro foi a da Ordem de Cristo em 1500, entidade religiosa e militar que patrocinou das grandes navegações portuguesas, junto com as caravelas de Pedro Álvares Cabral.

Criada por João II foi hasteada por 21 anos, mantendo a cruz da Ordem de Cristo junto com o brasão de armas português. 

A partir de 1521, utilizou-se as bandeiras do Reinado de Portugal até 1645, época em que Dom João IV concedeu a seu filho Teodósio o título de "Príncipe do Brasil", tornando o Brasil um principado, com uma bandeira especial. 

Em 1815, o Brasil foi incorporado ao Reino Unido de Portugal e Algarves, recebendo a bandeira própria da União. 

Com a bandeira imperial em 1822, incorporou-se o brasão amarelo de Dona Leopoldina e a cor verde da bandeira de Dom Pedro II, dos Bragança. Também foram inseridos os elementos da Coroa Imperial, a Cruz da Ordem de Cristo, a Esfera Armilar amarela (presente desde o principado do Brasil) o Escudo inglês e os ramos de tabaco e café, que caracterizavam os frutos do Brasil.

Com a Proclamação da República em 1889, o Brasil adotou durante apenas 4 dias de 15 novembro a 19 novembro sua primeira bandeira republicana, feita por Ruy Barbosa. O proclamador da república, Deodoro da Fonseca era adepto da monarquia e queria manter as cores originais.

Devido a discordâncias, um grupo formado pelo positivista Raimundo Mendes, elaborou uma nova bandeira republicana. As estrelas do céu eram uma representação do céu do Rio de Janeiro, na noite do dia da proclamação da República, com suas respectivas constelações. 

A única estrela que está acima da faixa branca da palavra "Ordem e Progresso" é conhecida por SPICA é considerada um presente dos deuses. É uma estrela ligada ao cultivo e ao conhecimento, que oferece intuição, brilho e talento a quem tem e representa o estado do Pará, que na época era o maior território próximo ao eixo equatorial. 

O Império do Brasil teve 3 tipos de bandeiras: uma generalista para representar a Monarquia Brasileira, uma para o 1º Reinado (1822 - 1831) e outra para o 2º Reinado (1840 - 1889), com modificações apenas nas estrelas e a coroa brasileira. 

Embora esteja escrito "Estados Unidos do Brasil", esse era apenas o nome oficial do país, pois seu modelo era uma república.

Após 1889, o Brasil teve 4 modificações em sua bandeira, adicionando mais estrelas com a criação de novos estados brasileiros. A última modificação foi em 1992, com a inserção das estrelas que representam Amapá, Roraima, Rondônia e Tocantins. 








Nenhum comentário:

Postar um comentário