domingo, 19 de novembro de 2023

SOLENIDADE DE POSSES DOS ACADÊMICOS: MARCELO MORAES CAETANO E AMANDA DO NASCIMENTO DOS SANTOS ALMEIDA NA ACADEMIA FLUMINENSE DE LETRAS - PRESIDENTE MÁRCIA PESSANHA

 


Na feliz e ensolarada manhã de sábado, dia 18 de novembro de 2023, sob a coordenação da Presidente Doutora Márcia Pessanha, os acadêmicos Marcelo Moraes Caetano e Amanda do Nascimento dos Santos Almeida tomaram posses na Academia Fluminense de Letras.

A Mesa Diretora foi composta pelas autoridades: Presidente da Academia Fluminense de Letras - Márcia Pessanha; Presidente do Elos Internacional Matilde Carone Slaibi Conti; Secretária da AFL - Eneida Fortuna Barros; Alberto Lima Abib Wermellinger  - representando a Academia Friburguense de Letras; Alexandre Chini Juiz e Membro Titular da  AFL e os dois novos acadêmicos Amanda e Marcelo Caetano.



O acadêmico Marcelo Moraes Caetano ocupará a Cadeira nº 18 patronímica de Fagundes Varela, sucederá o Luis Carlos Silva Lessa. O acadêmico foi saudado pelo Acadêmico Alexandre Chini.


A acadêmica Amanda do Nascimento dos Santos Almeida ocupará a Cadeira nº 43 patronímica de Teixeira de Mello e sucederá o acadêmico José Inaldo Alves Alonso. A acadêmica foi saudada pela acadêmica Márcia Pessanha.





Amanda foi introduzida ao Salão Nobre pelas acadêmicas: Alba Helena Corrêa e Leda Mendes Jorge. 

E o Marcelo Caetano pelos acadêmicos: Célio Erthal Rocha e Matilde Carone Slaibi Conti.

A solenidade de posse dos acadêmicos foi bastante movimentada e prestigiada por acadêmicos membros da Academia Fluminense de Letras e inúmeros convidados do universo cultural e de outras cidades.  

Os discursos de recepção foram emocionantes e os recepcionistas falaram da vida e obras dos novos acadêmicos. Foi uma manhã muito alegre e festiva.

Essa revista cultural teve acesso às fotos e os Créditos das Fotos são da Christiane, Cleide e Aldo Pessanha.

Minuta de Alberto Araújo 


Marcelo Moraes Caetano 

Amanda do Nascimento dos Santos Almeida

Amanda e Marcelo fazem o Juramento Acadêmico.

Márcia Pessanha profere o seu discurso de Saudação


Receber Amanda do Nascimento dos Santos Almeida, na AFL, na Cadeira nº43, patronímica de Teixeira de Melo, sucedendo ao acadêmico José Inaldo Alonso, é motivo de contentamento e de esperança, pois o próprio nome Amanda, de origem latina, significa aquela que deve ser amada.

E é sob esta visão que Amanda do Nascimento dos Santos Almeida, servidora pública, professora, escritora, educadora social, cidadã fluminense, natural de Niterói, RJ, chega até nós. De aparência mais jovial do que sua idade cronológica, mas como disse Antoine de Saint Exupéry “o essencial é invisível para os olhos” Amanda tem 30 anos, nasceu no dia 16 de agosto de 1993, filha de Simone do Nascimento Santos de Almeida e de Márcio dos Santos Almeida. Ela nos surpreende com suas atividades, sua experiência profissional e seu robusto currículo. Creio que nos 106 anos da AFL, Amanda é a mais jovem acadêmica a ingressar em nossa AFL.

Cumpre ressaltar  que no século XIX, o romancista francês Honoré de Balzac escreveu o romance “ Mulher de Trinta”, daí a mulher de trinta anos ser chamada de balzaquiana, em decorrência do nome de Balzac. Na época, o autor pretendeu fazer um elogio à maturidade da mulher, representada no romance pela protagonista Julie D’ Aiglemont, que só aos trinta anos conseguiu sua liberdade, e viver seu verdadeiro amor com Carlos Vandenesse, ou seja, segundo ele  a balzaquiana é um símbolo do empoderamento feminino. E grande foi a influência da balzaquiana na literatura e na sociedade e até na música. No Brasil, temos “Mulher de trinta” do compositor Luís Antônio, bem conhecida e celebrizada na interpretação de Miltinho e depois por outros.

E a balzaquiana, na expressão literária consagrada, é Amanda que em seu auge poético aqui está. E no dia 11 de novembro ministrou o Curso de extensão em Escrita Criativa – Caminhos Literários: Navegando pela Escrita Criativa. Amanda estabelece uma forte integração entre os jovens, dando cursos, promovendo eventos educacionais, artísticos, culturais, mostrando que a literatura tem que ser viva atuante, envolvendo os diversos segmentos da sociedade. Nascida, criada e residindo até hoje no bairro de Caramujo, Amanda se orgulha de seu local de pertença e contribui com suas atividades e seus projetos para atender/ abraçar a população de seu bairro.

De sua formação acadêmica destacamos, conforme documentação apresentada: Doutoranda em Educação/UFF;  Mestre em Estudos de Literatura/ UFF, licenciada em Letras pela UERJ; Educadora Social pela UFF; Especialista em Educação Básica e Gestão Escolar pela UERJ; Psicóloga em formação pela UERJ.

Livros publicados: “O segredo de Sam”; Chauá e o fio da da fala na Mata Atlântica”;  “O mundo das cores”; “Borboletear e amar”. Além de participar de diversas antologias. Como agente cultural da cidade publicou como organizadora dos “ Contos Fantásticos Niteroienses”. Possui a editora Vira-Tempo. E no dia 11 do corrente ministrou o curso de extensão: “Caminhos literários: Navegando pela escrita criativa”

Premiações: vencedora de vários concursos de poesias e contos, inclusive da Academia Fluminense de Letras, como provam os diplomas, medalhas e fotos.

Conselheira Titular da Câmara Setorial do Livro, Leitura, Literatura, Biblioteca e Arquivo de Niterói

Pelo exposto trata-se de importante representante para ocupar a Cadeira nº 43 da Classe de Letras

E de acordo com os signos e de uma leitura mística “Pessoas que se chamam Amanda costumam ter uma personalidade amorosa, empática, corajosa e determinada, que é capaz de se conectar facilmente com os outros e tem um forte senso de autoconfiança.”

Amanda, seja bem-vinda em nossa Casa de Cultura.

Niterói 18 de novembro de 2023

Acadêmica Professora  Doutora Márcia Maria de Jesus Pessanha




















Nenhum comentário:

Postar um comentário