domingo, 12 de novembro de 2023

EFEMÉRIDES: HÁ 183 ANOS, EM 12 DE NOVEMBRO DE 1840 NASCEU AUGUSTE RODIN ESCULTOR FRANCÊS

 


 François-Auguste-René Rodin foi um escultor francês. Apesar de ser geralmente considerado o pai da escultura moderna, nunca virou costas ao passado. 

"O Pensador", "O Beijo", "A Porta do Inferno", são algumas das suas famosas esculturas. 

Rodin é considerado pelos especialistas em artes plásticas um dos mais importantes escultores em bronze de todos os tempos. Grande parte de suas obras estão expostas no Museu Rodin em Paris.

François-Auguste-René Rodin nasceu em Paris, 12 de novembro de 1840 e faleceu em Meudon, 17 de novembro de 1917, mais conhecido como Auguste Rodin Apesar de ser geralmente considerado o progenitor da escultura moderna, não se propôs a rebelar contra o passado. Foi educado tradicionalmente, teve o artesanato como abordagem em seu trabalho, e desejava o reconhecimento acadêmico, embora nunca tenha sido aceito na principal escola de arte de Paris. 

Esculturalmente, Rodin possuía uma capacidade única em modelar uma superfície complexa, turbulenta, profundamente embolsa em argila. Muitas de suas esculturas mais notáveis ​​foram duramente criticadas durante sua vida. Eles entraram em confronto com a tradição da escultura da figura predominante, onde as obras eram decorativas, estereotipadas ou altamente temáticas. Seu trabalho mais original partiu de temas tradicionais da mitologia e da alegoria, modelando o corpo humano com realismo e celebrando o caráter individual e fisicalidade. Rodin era sensível às controvérsias em torno de seu trabalho, mas se recusou a mudar seu estilo. Sucessivas obras trouxeram aumentos de favores do governo e da comunidade artística. 

Do inesperado realismo de sua primeira grande figura inspirada por sua viagem à Itália, em 1875 para os memoriais não convencionais cujas comissões mais tarde ele procurou, sua reputação cresceu, de tal forma que se tornou o escultor francês proeminente de seu tempo. Em 1900, ele era um artista de renome mundial. Clientes particulares ricos procuraram seus trabalhos após sua mostra na Exposição Universal, e ele fez companhia com uma variedade de intelectuais e artistas de alto nível. Ele se casou com sua companheira ao longo da vida, Rose Beuret, no último ano de vida de ambos. Suas esculturas sofreram um declínio de popularidade após a sua morte em 1917, mas dentro de algumas décadas, o seu legado se solidificou. Rodin continua a ser um dos poucos escultores conhecidos fora da comunidade das artes visuais.

Auguste Rodin nasceu em 1840 em uma família de classe operária de Paris, era o segundo filho de Marie Cheffer e Jean-Baptiste Rodin, que era um funcionário do departamento de polícia. Foi em grande parte autodidata, começou a desenhar aos dez anos. Entre os 14 e 17 anos de idade, Rodin estudou na Petite École, uma escola especializada em arte e matemática, onde estudou desenho e pintura. Seu professor de desenho, Horace Lecoq de Boisbaudran, acreditava em primeiro desenvolver a personalidade de seus alunos para que eles observassem com seus próprios olhos e desenhassem a partir de suas lembranças. Rodin ainda agradeceu seu professor mais tarde em sua vida. Foi na Petite École que ele conheceu Jules Dalou e Alphonse Legros. 

EM MAIO DE 2008 UMA ESCULTURA DE RODIN FOI VENDIDA POR 18,97 MILHÕES DE DÓLARES.

"A Eterna Primavera", uma escultura em mármore de Rodin, foi arrematada em 9 de maio de 2016 por 20,41 milhões de dólares (19,91 milhões de euros), um recorde para o artista francês, num leilão de arte da Sotheby's, em Nova Iorque. A obra foi esculpida num único bloco de mármore entre 1901 e 1902, mede 80 centímetros de comprimento e 66 de altura e pesa 154 quilogramas, constitui uma variante da escultura em mármore "O Beijo", exposta no Museu Rodin em Paris.

 


ALBERTO ARAÚJO EXIBE A ESTATUETA “O PENSADOR” EM CELEBRAÇÃO AOS 183 ANOS DE NASCIMENTO DE AUGUSTE RODIN.

O jornalista Alberto Araújo em celebração aos 183 anos de nascimento do escultor francês Auguste Rodin expõe de seu arquivo particular uma pequena estatueta, uma cópia em bronze e mede 25 cm da famosa escultura “O Pensador” de Auguste Rodin. A pequena escultura foi adquirida há anos e está exposta em sua biblioteca particular.

Crédito: Foto e escultura do arquivo particular do Focus Portal Cultural.



FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Auguste_Rodin  

Nenhum comentário:

Postar um comentário