domingo, 3 de dezembro de 2023

MATÉRIA EXTRAÍDA NA ÍNTEGRA DA PÁGINA DO HISTORIADOR MIGUEL ÂNGELO

 



Há exatos 198 anos, nascia no Paço de São Cristóvão, D. Pedro de Alcântara, futuro imperador D. Pedro II do Brasil, que governou o país por 49 anos.

D. Pedro nasceu às: 02h30 da madrugada, depois de um trabalho de parto de quase 5 horas. Era filho de D. Leopoldina de Habsburgo-Lorena (Imperatriz do Brasil) e de D. Pedro I do Brasil (Imperador do Brasil). O menino nasceu com quase 64 centímetros de comprimento e medindo 18 centímetros de ombro a ombro. No boletim médico de 02 de dezembro, publicado no “Diário Fluminense”, o Dr. Domingos Ribeiro dos Guimarães Peixoto diz:

Às duas horas e meia da madrugada do dia 2 do corrente, S.M. a Imperatriz deu à luz a um príncipe com a maior felicidade possível, no meio de um trabalho de parto bem de quase 5 horas, todavia assaz incômodo, tanto pela posição pouco favorável do tronco à entrada do estreito superior da bacia, que não deixava sem grande dificuldade descer a cabeça [...], como pela distância dos ombros, cuja medida deu um número de polegadas abaixo indicado. Essa circunstância, única e primeira, influiu, qual foi mister a intervenção de socorros, que foram prudentemente ministrados. Medidas lineares: comprimento: 23 polegadas e 1/4; extensão de um a outro ombro: 6 polegadas e 3/4.

Por conta do nascimento de Pedro, a corte ficou em festas por três dias. No dia 02, D. Pedro I foi com as filhas até a Igreja Nossa Senhora da Glória do Outeiro, agradecer pelo nascimento do bebê, que inclusive, era um filho homem.

Texto: @miguel.angelo_2023


Fonte bibliográfica:
REZZUTTI, Paulo: Pedro II : o último imperador do Novo Mundo revelado por cartas e documentos inéditos / Paulo Rezzutti. – São Paulo: LeYa, 2019. p. 26 e 27.

LINK DA POSTAGEM ORIGINAL







Nenhum comentário:

Postar um comentário