Há exatos 198 anos, nascia no Paço de São Cristóvão, D. Pedro de Alcântara, futuro imperador D. Pedro II do Brasil, que governou o país por 49 anos.
D. Pedro nasceu às: 02h30 da madrugada, depois de um trabalho de parto de quase 5 horas. Era filho de D. Leopoldina de Habsburgo-Lorena (Imperatriz do Brasil) e de D. Pedro I do Brasil (Imperador do Brasil). O menino nasceu com quase 64 centímetros de comprimento e medindo 18 centímetros de ombro a ombro. No boletim médico de 02 de dezembro, publicado no “Diário Fluminense”, o Dr. Domingos Ribeiro dos Guimarães Peixoto diz:
Às duas horas e meia da madrugada do dia 2 do corrente, S.M. a Imperatriz deu à luz a um príncipe com a maior felicidade possível, no meio de um trabalho de parto bem de quase 5 horas, todavia assaz incômodo, tanto pela posição pouco favorável do tronco à entrada do estreito superior da bacia, que não deixava sem grande dificuldade descer a cabeça [...], como pela distância dos ombros, cuja medida deu um número de polegadas abaixo indicado. Essa circunstância, única e primeira, influiu, qual foi mister a intervenção de socorros, que foram prudentemente ministrados. Medidas lineares: comprimento: 23 polegadas e 1/4; extensão de um a outro ombro: 6 polegadas e 3/4.
Por conta do nascimento de Pedro, a corte ficou em festas por três dias. No dia 02, D. Pedro I foi com as filhas até a Igreja Nossa Senhora da Glória do Outeiro, agradecer pelo nascimento do bebê, que inclusive, era um filho homem.
Texto: @miguel.angelo_2023
Fonte bibliográfica:
REZZUTTI, Paulo: Pedro II : o último imperador do Novo Mundo revelado por cartas e documentos inéditos / Paulo Rezzutti. – São Paulo: LeYa, 2019. p. 26 e 27.
LINK DA POSTAGEM ORIGINAL
Nenhum comentário:
Postar um comentário