sábado, 2 de dezembro de 2023

“O CISNE” - CHARLES CAMILLE SAINT- SAËNS - 1835-1921 POR ESTHER FERREIRA GOMES | FOCUS PORTAL CULTURAL

 


No vídeo a pianista Esther Ferreira Gomes interpreta a composição: O Cisne que é uma das partes da peça musical de Charles-Camille Saint-Saëns que é intitulada: O Carnaval dos animais. 

NESTA MATÉRIA HOMENAGEAMOS A PIANISTA ESTHER E SEUS PAIS. 

Esther Ferreira Gomes tem 19 anos, cursa a Faculdade de Letras na UFF e a Faculdade de Direito na Universidade Mackenzie.   

A pianista Esther é filha do Reverendo Pastor Carlos Henrique Ferreira Gomes, pastor da Igreja Presbiteriana Betel - Jardim Icaraí. Desde 2012.  Formado em Teologia, Advogado e tenho pós em Educação e Planejamento Ambiental, com Docência do Ensino Superior. 

Ângela Cavalcante Costa Gomes formada em Letras pela UERJ, com Especialização em Tradução da Língua Italiana. Além disso, é artista plástica, estudante de piano e palestrante. Daí vem a genialidade de Esther!

SOBRE O CARNAVAL DOS ANIMAIS 

O Carnaval dos Animais, em francês, Le Carnaval des Animaux, é uma peça para dois pianos e orquestra do compositor francês Camille Saint-Saëns composta em fevereiro de 1886, quando o compositor passava férias em uma pequena aldeia na Áustria, após ter chegado de uma turnê sem muito sucesso na Alemanha. 

Longe de ser uma inocente peça musical, o compositor tinha por objetivo fazer uma crítica ao cenário musical parisiense no fim do século XIX. 

O compositor não permitiu que a obra fosse publicada durante em vida, pois temia que ela arruinasse sua reputação de "compositor sério". Cheia de referências a outros compositores, a obra foi publicada apenas após a sua morte com exceção do movimento O Cisne que por ter caráter mais sério foi publicado ainda em vida.

Essa obra é composta por 14 movimentos (13 descritivos às personagens, e o “Finale”).

 

*************

 

CHARLES CAMILLE SAINT- SAËNS - 1835-1921

CHARLES-CAMILLE SAINT-SAËNS nasceu em Paris, 9 de outubro de 1835 e faleceu em Argel, 16 de dezembro de 1921, foi um compositor, organista, maestro e pianista francês da Era Romântica. Seus trabalhos mais conhecidos incluem Introdução e Rondo Caprichoso (1863), seu Segundo Concerto para Piano (1868), seu Primeiro Concerto para Violoncelo (1872), Dança Macabra (1874), a ópera Sansão e Dalila (1877), o Terceiro Concerto para Violino (1880), sua Terceira Sinfonia (1886) e O Carnaval dos Animais (1886).

Saint-Saëns foi um prodígio musical, fazendo sua estreia em concertos com apenas dez anos de idade. Ele estudou no Conservatório de Paris e seguiu uma carreira convencional de organista de igreja, primeiro em Saint-Merri e a partir de 1858 na La Madeleine, a igreja oficial do Segundo Império Francês. Tornou-se um pianista e compositor autônomo de sucesso ao deixar o cargo vinte anos depois, estando em demanda na Europa e na América do Norte. 

Ele era cheio de entusiasmo quando jovem para as músicas mais modernas da sua época, particularmente de Robert Schumann, Franz Liszt e Richard Wagner, porém suas composições geralmente ficavam dentro das convenções clássicas tradicionais. Foi um acadêmico da história da música e permaneceu comprometido com as estruturas estabelecidas por compositores franceses anteriores. Isto fez com que entrasse em conflito no final de sua vida com compositores das escolas impressionista e dodecafonista; apesar de existirem elementos neoclássicos em sua música, antecipando trabalhos de Ígor Stravinski e Les Six, ele frequentemente era considerado um reacionário nas últimas décadas antes de sua morte. 

Saint-Saëns ocupou apenas um único cargo de professor, na Escola de Música Clássica e Religiosa de Paris, porém o manteve por menos de cinco anos. Mesmo assim, este fato foi importante para o desenvolvimento da música francesa pelas décadas seguintes, pois dentre seus alunos estava Gabriel Fauré, e Maurice Ravel. Ambos os compositores foram bastante influenciados por Saint-Saëns, e o reverenciavam como um gênio da música.

 

FOCUS PORTAL CULTURAL

Alberto Araújo - Editor 


Esther Ferreira Gomes



Esdras Ferreira Gomes, Angela, Esther e Carlos Henrique











Um comentário:

  1. Parabéns Esther. Você tem talento! Adorei a sua interpretação. Sucesso sempre. ALBERTO ARAÚJO.

    ResponderExcluir