sábado, 23 de dezembro de 2023

TANIA ZAGURY A MESTRA PIONEIRA NA DISCUSSÃO DO PAPEL DOS LIMITES NA EDUCAÇÃO | FOCUS PORTAL CULTURAL


TANIA ZAGURY nasceu no Rio de janeiro, escritora, pesquisadora, conferencista e professora do ensino superior. Mestre em Educação e Professora Adjunta da UFRJ. A sua produção literária é extensa, totaliza 39 livros, muitos dos quais traduzidos para a Itália, França, Espanha, Argentina, Canadá, México, República Dominicana e Cuba. 

Filósofa graduada pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). É casada com Leão Zagury, ex-presidente da Academia de Medicina do Rio de Janeiro e também da Sociedade Brasileira de Diabetes. Desse enlace matrimonial tem dois filhos e dois netos. 

Com expressiva vocação para o Magistério e para a escrita, a sua competência se manifestou muito cedo, aos 11 anos, elaborou cartilha com qual alfabetizou a sua irmã caçula, então com cinco anos. Fez o curso de formação de professores na Escola Normal Carmela Dutra, tendo começado a lecionar no ano de 1968. 

Trabalhou nas escolas municipais: E.M. Mato Grosso e E.M. Costa e Silva, inicialmente, na alfabetização e, posteriormente, em outras séries. Em 1971 foi convidada a integrar a equipe de Supervisão Educacional do 3º Distrito de Educação e Cultura do Município do Rio de Janeiro, cargo em que permaneceu até 1981, quando passou a se dedicar à formação de professores em nível superior, como continua até hoje. 

Concluiu o Mestrado e Pós em Educação pela Universidade Federal do Rio do Janeiro (UFRJ), onde também frequentou disciplinas do Doutorado em Educação. 

Por sua ora significativa bagagem educacional, em 1976, assumiu o cargo de professora-substituta na Faculdade de Educação da UFRJ e desde, prosseguiu na carreira de docente do ensino superior até se tornar professora-adjunta, nível 4, nos Departamento de Psicologia e de Didática. 

Criou a Central de Estágios para alunos dos cursos de Licenciatura e Pedagogia, através da quais licenciados passaram a vivenciar situações reais de sala de aula. 

De 1970 a 2022 proferiu mais de 5.500 conferências; palestras em todo o território brasileiro. 

Atualmente, é autora de 39 livros publicados no Brasil, França, Itália, Espanha, Canadá, México, Argentina, Cuba, República Dominicana, sendo dez deles indicados ao Prêmio Jabuti de Literatura. 

Docente de trabalho veemente e que tem feito história na Educação, Literatura e Cultura brasileira. Em 2023, completam 55 anos de trabalho ininterrupto em Educação, no ensino Fundamental, Superior e Pós-Graduação.

A escritora vem mantendo em todos os seus livros uma linha de trabalho que se caracteriza pela pesquisa científica baseada no estudo de episódios adquiridos na realidade social. A autora utiliza linguagem clara e objetiva, com isso propicia uma inerente aproximação de seu leitor, que não só faz com que sua obra alcance pessoas de todos os níveis culturais, como também explica a grande vendagem de seus livros. 

Pioneira na discussão do papel dos limites na educação vem perseguindo o objetivo de fazer com que os pais readquiram a percepção de que seu principal papel é o de formar cidadãos, pessoas capazes de, pela postura ética, transformar a sociedade. 

Assim, Sem Padecer no Paraíso, Educar sem Culpa e O Direito dos Pais enfatizam a importância da ética na educação; O adolescente Por Ele Mesmo e Encurtando a Adolescência revelam o adolescente brasileiro e a necessidade de responsabilizar os jovens, na busca da cidadania; Limites Sem Trauma, livro de educação mais vendido em 2001, trouxe embasamento aos pais na difícil tarefa de dar limites aos filhos. Escola Sem Conflito é obra fundamental na construção de um relacionamento harmonioso entre família e escola. O Professor Refém é seu 13º livro. Também é autora de A coleção ecológica, por ela idealizada para instruir de uma forma lúdica e divertida, tratando de questões ambientais. 

Seus livros vêm figurando na lista de “mais vendidos” das revistas semanais: Veja; Isto É, etc. As obras: “Educar sem Culpa”; “O Adolescente por Ele mesmo”; “Encurtando a Adolescência”; “Limites sem Traumas”; “Os Direitos dos Pais”; “Pensando em Educação com os Pés no Chão” e “Os Novos Perigos que Rondam os nossos filhos” são exemplos de como o tema Educação, através do trabalho da escritora, conseguiu despertar o interesse da sociedade e de leigos leitores. Feito inédito até antão. Em conjunto, ultrapassam mais de um milhão e seiscentos e cinquenta mil exemplares vendidos. Pelo seu trabalho recebeu em 2002 o prêmio “Recordista Prata” (concedido a autores que alcançaram a marca de 100 mil exemplares vendidos de uma mesma obra). Em 2003, o prêmio “Recordista Ouro” pela venda de 200 mil exemplares da mesma obra, hoje o livro encontra-se na 100ª edição, com mais de meio milhão de exemplares vendidos.

Detentora do título de “Personalidade Educacional 2014” - prêmio por votação direta e anônima em todo Brasil, patrocinado, anualmente, pelo Jornal Folha Dirigida, ABE e OAB. 

Sete bibliotecas nos municípios do Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo são nomeadas como: Salas de Leituras Tania Zagury. Textos de vários de seus livros são utilizados em exames de vestibulares para universidades: UERJ; UNI-RIO; UFBA entre outras. Também são motivados para inúmeras monografias de conclusão de cursos de Graduação em Psicologia e Pedagogia, assim como Teses de Mestrados.

Concedeu às inúmeras organizações da imprensa brasileira, mais de duas mil entrevistas. Ao programa “Fantástico” (quatro vezes), Programa do Jô (três vezes), Sem Censura, mais de dez vezes, Programa Silvia Poppovic (cinco vezes); revistas semanais como Veja (Páginas Amarelas), Isto É (Páginas Vermelhas) e especializadas como a revista “Crescer” da qual foi colunista e a revista Pais & Filhos; jornais como “O Globo” (Segundo Caderno, Prosa & Verso, Jornal de Bairros), Jornal do Brasil (Caderno Ideias, Caderno B, Revista de Domingo), Zero Hora (Revista Donna); e rádios como CBN, Bandeirantes, Tupi, Roquette Pinto, MEC AM e FM, entre muitos outros veículos em todo o território nacional. 

É membro eleito do PEN Clube do Brasil; Associação Brasileira de Educação (ABE); AJEB-RJ - Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil - Seção Rio de Janeiro  e da Academia Carioca de Letras (ACL) desde 2016, onde ocupa a Cadeira número 30. 

Em agosto de 2021 ao lado da professora Dalma Nascimento e do escritor Tom Farias a nossa companheira Tania Zagury foi uma escritora homenageada pela Rede Sem Fronteiras, instituição presidida pela jornalista e escritora Dyandreia Portugal. 

Em novembro de 2023 durante a confraternização no Clube Naval recebeu o prêmio de 2º lugar na categoria crônica no concurso literário da ABRAMES

Recentemente, participou do escrutínio da eleição da nova diretoria da ACL (Academia Carioca de Letras) biênio 2024-26. 


RELAÇÃO DE ALGUNS DE SEUS LIVROS PUBLICADOS


Diabetes sem medo (coautoria), Ed. Best Seller, 1986, 16ª edição, revista e ampliada. 

Educação em diabetes, in Tratamento Atual em Diabetes Mellitus (coautoria), Ed. Guanabara Coogan, 2009. 

Rampa, romance, Ed. Record, 1997, 6ª edição. 

Escola em Cuba, impressões de uma educadora brasileira, Ed. Brasiliense, 1988, esgotado.

Sem padecer no paraíso, em defesa dos pais ou sobre a tirania dos filhos, Ed. Record, 1991, 24ª edição.

Educar sem culpa, a gênese da ética, Ed. Record, 1994, 29ª edição.

O adolescente por ele mesmo, Ed. Record, 1996, 18ª edição. 

Encurtando a adolescência, Ed. Record, 1998, 12ª edição.

O saber e o pensar, orientação sexual para educadores e profissionais de saúde (coautoria), Ed. Gente, 1999, esgotado. 

Limites sem trauma, construindo cidadãos, Editora Record, 2000, 95ª edição. Traduzido e publicado na Franca, Itália, Canadá, Espanha, México, Argentina, Uruguai, Cuba, Republica Dominicana. 

Escola sem conflito: parceria com os pais, Ed. Record, 2002, 10ª edição. 

O desafio da TV Pública – Uma reflexão sobre sustentabilidade e qualidade (coautoria), Acerp-TVE Rede Brasil, 2003, esgotado.

Os direitos dos pais: Construindo cidadãos em tempos de crise, Ed. Record, 2004, 11ª edição. Esgotado. 

O professor refém: Porque fracassa o ensino no Brasil, Ed. Record, 2006, 10ª edição. 

Encontros com Educadores, Ed. Direcional, 2010, esgotado 

Filhos, manual de instruções: Para pais das gerações X e Y, Ed. Record, 2011. 

Ah, se eu fosse presidente… (coautoria), Ed. Alta Books, 2015.

Filhos adultos mimados, pais negligenciados, Ed. Record, 2015

Os novos perigos que rondam nossos filhos, Ed. Rocco, 2017.

Pensando educação – Com os pés no chão, Ed. Rocco, 2018.

O desmaio do beija-flor, volume 1, Coleção Ecológica, Galerinha Record, Rio de Janeiro/Brasil, 2ª edição, 2008. 

O mistério da lixeira barulhenta, volume 2, Coleção Ecológica, Galerinha Record, Rio de Janeiro/Brasil, 2ª edição, 2008.

''A visita da cigarra, volume 3, Coleção Ecológica, Galerinha Record, Rio de Janeiro/Brasil, 2ª. edição, 2009.

O macaquinho da perna quebrada, volume 4, Coleção Ecológica, Galerinha Record, Rio de Janeiro/Brasil, 2ª edição, 2009. 

''O estranho sumiço do morcego, volume 5, Coleção Ecológica, Galerinha Record, Rio de Janeiro/Brasil, 2ª edição 2010. 

A espetacular fuga de Mini, volume 6, Coleção Ecológica, Galerinha Record, Rio de Janeiro/Brasil, 1ª edição 2012.

O jacaré que comeu a noite, Editora Mar de Ideias, Rio de Janeiro/Brasil, 1ª edição, 2013.

O menino e o macaco Caco, Editora Mar de Ideias, Rio de Janeiro/Brasil, 1ª edição, 2013.


































Nenhum comentário:

Postar um comentário