sexta-feira, 22 de dezembro de 2023

A ACADEMIA FLUMINENSE DE LETRAS DIVULGA A REVISTA DE ATIVIDADES ACADÊMICAS E LITEROCULTURAIS - EDIÇÃO Nº 10 – DEZEMBRO 2023.

 


EDITORIAL

CAMINHOS PERCORRIDOS E A PERCORRER NA HISTÓRIA DA AFL 2023, um ano repleto de atividades e realizações da AFL.

E neste ano em que Niterói celebra seus 450 anos, cumpre-nos também saudar nossa cidade, com a bela expressão de Gomes Filho, designada como “cidade sorriso”. Motivo de orgulho por sua efervescência cultural, celeiro de escritores, poetas, intelectuais de diferentes áreas do conhecimento e artistas renomados, Niterói emerge das “águas escondidas entre pedras”, origem de seu nome e brilha no horizonte da cultura fluminense. Diversas Academias de Letras e demais entidades congêneres compõem o cenário cultural da cidade, o que precisa ser mais visibilizado e valorizado pelo poder público. Vale relembrar a Carta de Educação, Cultura e Ética de Niterói, decorrente do I Congresso Brasileiro de Academias de Letras, promovido pela AFL por ocasião da comemoração de seu centenário, no dia 22 de julho de 2017, em que foram destacadas importantes pautas, tais como: “Contribuição das Academias para Preservação do Patrimônio Cultural”; “Valorização do idioma Português como Patrimônio Nacional”; “A Relevância da Leitura no Século XXI” etc. tudo isso visando à melhoria dos padrões da Educação e o incentivo às iniciativas de preservação da Memória e de difusão da Cultura em nosso solo pátrio. 

E à semelhança do evento ocorrido em 2017, neste ano, no mês de outubro, a presidente da AFL participou do Congresso das Academias Estaduais de Letras em Mato Grosso do Sul, estreitando os laços com as instituições de outros estados, discutindo questões de interesse comum, trocando experiências e saberes. E continuamos firmes em nossa caminhada, buscando aprimorar nosso trabalho acadêmico, pois a AFL com seus 106 anos merece ser cada vez mais atuante e gloriosa “Per Astra”. Ao longo dos anos, construiu sua história com persistência e dedicação. Seus fundadores merecem nosso reconhecimento e aplausos. O traçado histórico de nossa instituição há de ser preservado. Ainda há muito o que laborar. Sementes vão sendo lançadas, novos projetos hão de vir em 2024 e, aos poucos, vamos inserindo os frutos da colheita, com o apoio e participação das diversas Classes de Titulares que compõem nosso quadro acadêmico. Na era da comunicação, é preciso ampliar nossos elos com outros segmentos culturais da sociedade e divulgar nossas atividades. Por isso, além do site da AFL, do Facebook, temos o BOLETRAS que sai mensalmente e é difundido nas redes sociais e a nossa REVISTA, um registro do que fazemos e representamos em nossa Casa de Cultura, Templo da Palavra e do Saber, segundo palavras de nosso Presidente de Honra Waldenir de Bragança. 

E na presente edição, foram abertas 9 REVISTA DA ACADEMIA FLUMINENSE DE LETRAS REVISTA AFL Nº 11 Contamos com as colaborações dos Acadêmicos e Acadêmicas para o próximo número de nossa Revista, previsto para julho de 2024. 

Trabalhos ressaltando a memória dos Patronos e antecessores são prioritários, mas contamos também com seções para trabalhos literários sobre temas gerais, fatos históricos, atualidades e informes sobre obras dos Acadêmicos e atividades culturais de entidades congêneres. Os textos devem ser enviados para o e-mail revista.afl.2020@gmail.com até o dia 15 de maio. O respeito ao prazo é importante para que a revisão, diagramação e pesquisa de imagens sejam realizadas da melhor forma possível. 

AGRADECIMENTOS A Comissão de Redação da Revista da Academia Fluminense de Letras agradece a especial colaboração de: - Acadêmico Antônio Machado (Classe de Belas Artes) e Srs. Aldo Pessanha, Murilo Lima e Roberto Aylmer, cedendo fotos de sua autoria para abrilhantar mais este número de nossa Revista; - Acadêmico Célio Erthal Rocha (Classe de Letras), no artigo sobre a memória do Patrono da Cadeira nº 47 da Classe de Letras, Visconde de Itaboraí. Representantes das Academias participantes do Congresso Estadual de Academias de Letras em frente ao Centro de Convenções do Bioparque Pantanal, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, em 19 de outubro de 2023 Divulgação: Academia Sul-Rio-Grandense de Letras novas seções, com o intuito de melhor atender às demandas de nossos acadêmicos e leitores.

E para finalizar, cito Cecília Meireles: “Estou vendo aquele caminho cheiroso da madrugada... Estou diante daquela porta...” Tais versos do poema Excursão da referida autora nos conduzem a um espaço evocativo, emoldurado de boas lembranças. 

Mas trata-se, principalmente, de um convite, diante da visão de um caminho promissor para todos os acadêmicos: os que já se encontram há bastante tempo nesta memorável instituição, os que estão ingressando e os que ainda hão de vir, para que compartilhem conosco vivências e conhecimentos, dando continuidade às nossas atividades e preservando nossa fraterna união. 

Márcia Pessanha –

Presidente da Academia Fluminense de Letras Acadêmica Titular da Cadeira nº 6 Classe de Letras

 

BAIXAR A  REVISTA EM PDF

CLICAR NO LINK:

 https://www.academiafluminensedeletras.org.br/_files/ugd/b770db_fbb2aab6fb2e4630b95e02141e8c737a.pdf

 

VISITAR O SITE DA ACADEMIA FLUMINENSE DE LETRAS

https://www.academiafluminensedeletras.org.br/ano4n10

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário