terça-feira, 26 de dezembro de 2023

HISTÓRIA DO BRASIL: 11 LIVROS ESSENCIAIS PARA SE APROFUNDAR NO ASSUNTO. CONHEÇA OS LIVROS QUE SÃO ESSENCIAIS PARA QUEM DESEJA ESTUDAR A HISTÓRIA DO BRASIL.


Repleta de diversos acontecimentos marcantes e importantes, a História do Brasil é, além de longa, necessária para se entender a condição atual do país como resultado de uma terra onde diferentes períodos marcaram nossa cultura política e social.



1 - RAÍZES DO BRASIL, DE SÉRGIO BUARQUE DE HOLANDA (2015)

Sinopse: Nunca será demasiado reafirmar que “Raízes do Brasil” inscreve-se como uma das verdadeiras obras fundadoras da moderna historiografia e ciências sociais brasileiras. Tanto no método de análise quanto no estilo da escrita, tanto na sensibilidade para a escolha dos temas quanto na erudição exposta de forma concisa, revela-se o historiador da cultura e ensaísta crítico com talentos evidentes de grande escritor.



2 -  CASA-GRANDE & SENZALA, DE GILBERTO FREYRE (2006)

Sinopse: Em 1933, após exaustiva pesquisa, Gilberto Freyre publica "Casa-grande & Senzala", livro que revoluciona os estudos no Brasil, tanto pela novidade dos conceitos quanto pela qualidade literária. É considerado o livro capital da cultura brasileira. Passados 80 anos, continua sendo um clássico da nossa literatura, mostrando, com beleza e vigor, a formação do povo brasileiro pela mistura de raças e culturas.


3 - VISÃO DO PARAÍSO, DE SÉRGIO BUARQUE DE HOLANDA (2010)

Sinopse: Examinando um período abrangente, que se inicia nos primeiros contatos realizados pelos colonizadores portugueses e espanhóis com o continente americano, até o século XVI, Visão do Paraíso inaugura o ensaísmo sobre o imaginário do colonizador. O livro, editado pela primeira vez em 1959, antecipou a historiografia das mentalidades ao estudar os mitos edênicos que acompanharam as narrativas dos descobrimentos e da colonização da América.




4 - OS DONOS DO PODER: FORMAÇÃO DO PATRONATO POLÍTICO BRASILEIRO, DE RAYMUNDO FAORO (2021)

Sinopse: Em sua obra-prima, Raymundo Faoro examina quase seis séculos de história para traçar as raízes do patrimonialismo brasileiro e a formação do estamento burocrático, que se apropria dos aparatos políticos-administrativos e usa o poder público em benefício próprio.



5 - ESCRAVIDÃO - VOLUME 1: DO PRIMEIRO LEILÃO DE CATIVOS EM PORTUGAL ATÉ A MORTE DE ZUMBI DOS PALMARES, DE LAURENTINO GOMES (2019)

Sinopse: Maior território escravista do hemisfério ocidental, o Brasil recebeu cerca de 5 milhões de cativos africanos, 40% do total de 12,5 milhões embarcados para a América ao longo de três séculos e meio. Como resultado, o país tem hoje a maior população negra do planeta, com exceção apenas da Nigéria.



6 - 1808: COMO UMA RAINHA LOUCA, UM PRÍNCIPE MEDROSO E UMA CORTE CORRUPTA ENGANARAM NAPOLEÃO E MURARAM A HISTÓRIA DE PORTUGAL E DO BRASIL, DE LAURENTINO GOMES (2014).

Sinopse: Esta edição de 1808, conta com um capítulo inédito com informações até hoje pouco conhecidas a respeito da criação do Reino Unido de Brasil, Portugal e Algarves, que completou duzentos anos em 2015 e colocou um ponto final no período colonial brasileiro, dando início, de fato, ao processo de independência do país.




7 - 1822: COMO UM HOMEM SÁBIO, UMA PRINCESA TRISTE E UM ESCOCÊS LOUCO POR DINHEIRO AJUDARAM DOM PEDRO A CRIAR O BRASIL - O PAÍS QUE TINHA TUDO PARA DAR ERRADO, DE LAURENTINO GOMES (2015) 

Sinopse: Vencedor do Prêmio Jabuti de Melhor Reportagem, 1822 nos leva a compreender melhor as origens do Brasil e como problemas estruturais ainda influenciam a nossa realidade hoje. Uma leitura essencial para todos que desejam compreender melhor o nosso país.



8 - 1889: COMO UM IMPERADOR CANSADO, UM MARECHAL VAIDOSO E UM PROFESSOR INJUSTIÇADO CONTRIBUÍRAM PARA O FIM DA MONARQUIA E A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA NO BRASIL, DE LAURENTINO GOMES (2014)

Sinopse: Com 24 capítulos e ricamente ilustrado, 1889 contribui para a compreensão de um dos períodos mais controversos da história do país, em um relato cativante que explica não só os acontecimentos que levaram à queda da monarquia, mas também outros episódios importantes da história brasileira como a Guerra do Paraguai e o movimento abolicionista.




9 -  ÍNDIOS NO BRASIL, DE MANUELA CARNEIRO DA CUNHA (2013)

Sinopse: O desconhecimento sobre o passado, o presente e o futuro dos índios no Brasil é grande. Em cinco ensaios que se valem tanto da história quanto da antropologia, este livro desmistifica os preconceitos que ainda imperam. A história permite responder a várias perguntas.



10 -  BOX: HISTÓRIA DO BRASIL, DE PADRE RAPHAEL GALANTI (2023) –

Sinopse: Para o Padre Raphael Galanti, autor desta coleção, a verdadeira história deve inspirar-se nos modelos da antiguidade clássica, onde as narrativas conduzem o leitor a sentir com ele as emoções de cada época, junto a uma visão integral que contemple a exploração das fontes históricas unida à visão transcendente da finalidade mesma da História.



11 - GUERRA DOS MIL POVOS: UM ÉPICO DURANTE A NOSSA MAIOR REVOLTA INDÍGENA, DE VÍKTOR WAEWELL (2023) 

Sinopse: Um guerreiro português que vendeu a sua armadura vem ao recém-descoberto Brasil em busca de uma vida de paz, mas encontra o continente em ebulição. Ele viverá uma nova paixão, ao mesmo tempo em que é arrastado para uma guerra de grandes proporções entre fidalgos escravistas e povos nativos aguerridos.


FONTE:

https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/vitrine/historia-do-brasil-11-livros-essenciais-para-se-aprofundar-no-assunto.phtml 






Nenhum comentário:

Postar um comentário