terça-feira, 19 de dezembro de 2023

DRA. MATILDE CARONE SLAIBI CONTI CONCLUI O CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM CONTAÇÃO DE HISTÓRIA PELA UNIVERSIDADE FAVENI


CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI – UNIFAVENI

A Reitoria da Universidade FAVENI no uso de suas atribuições e tendo em vista a conclusão em 21 de novembro de 2023, do Curso de Pós Graduação em CONTAÇÃO DE HISTÓRIA 720 horas – Área de conhecimento: Educação confere o presente Certificado a Matilde Carone Slaibi Conti – brasileira e natural do Estado de Minas Gerais, nascida em 24 de fevereiro de 1942 e outorga-lhe o presente Certificado, a fim de que possa gozar de todos os direitos legais.


Guarulhos – SP – 21 de novembro de 2023.

Sheila Valquíria Gomes Timóteo – Pró Reitora Operacional



O QUE É O CURSO CONTAÇÃO DE HISTÓRIA 

As histórias são de fundamental importância para a formação integral da criança. Ao ouvir uma história a criança libera seu pensamento, sua imaginação, começa a questionar, a duvidar, amplia seu vocabulário, forma seu caráter, proporcionando o viver imaginário. 

Abramovich (1989, p. 16) salienta que “é importante para a formação de qualquer criança ouvir muitas histórias... Escutá-las é o início da aprendizagem para ser leitor e ter um caminho absolutamente infinito de descobertas e de compreensão do mundo”. 

O momento de contar histórias precisa estar presente cotidianamente nas creches e pré-escolas. Sendo atribuído o incentivo à imaginação e à leitura, a ampliação do repertório cultural das crianças e a criação de referenciais importantes ao seu desenvolvimento. Porém, para que isso realmente aconteça, o professor mediador precisa preparar-se com um bom planejamento e estratégias que cativem o interesse das crianças pela literatura. 

A contação de histórias precisa ser um momento de prazer, encantamento e aprendizado, de forma natural. Este contato com o mundo da leitura inicia-se desde bebês com histórias cantadas, cirandas e histórias com animais. 

O professor precisa criar momentos e ambientes propícios para as histórias, bem como, usar técnicas e recursos visuais nos quais auxiliem para que as histórias se tornem mais atrativas para todas as idades. Nas crianças bem pequenas a concentração é muito rápida, por isso o recurso visual torna-se uma ferramenta importante para atrair a atenção durante a história. 

Neste curso online de CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS você encontrará técnicas (uso correto da voz, direcionamento do olhar, expressão facial, corporal,...) construção de recursos pedagógicos, sugestões de atividades relacionadas às histórias, que auxiliem e facilitem a prática do professor/contador de histórias. 

OBJETIVO

Apresentar técnicas da contação de histórias, com recursos diferenciados, reforçando a importância deste tema para o aprendizado da criança. Propondo caminhos com vários aspectos técnicos como: escolha da história para cada faixa etária, conhecer a história, espaço confortável, materiais, interpretação, produção vocal, dicção, olhar, gestos, expressão corporal, criação.  Possibilitando que os professores agreguem conhecimentos e possam pratica-los em sala de aula.  Fomentando o ato de contar histórias como uma das possibilidades de se criar vínculos afetivos, transmitir valores, estimular a aprendizagem e desenvolver a imaginação. 

PÚBLICO-ALVO 

Professores, contadores de histórias, artesãs, mães, pais, e todos aqueles que querem aprender, e encantar com a contação de histórias.

********************* 

Amigos esse registro nós não poderíamos deixar de fazer. Então, com reverências e cumprimentos à nossa companheira Matilde Conti nós registramos a nossa felicidade e o orgulho por presenciar mais esse patamar alcançado em sua trajetória literocultural. Daqui da editoria do Focus minutamos e com os nossos respeitos cumprimentamos a felicitamos. Parabéns, Sucesso sempre Dra. Matilde Conti.

 

ALBERTO ARAÚJO

Diretor de Divulgação Cultural do Elos Internacional


 



MATILDE SLAIBI disse: Aqui estamos nós, na área 
da educação, procurando,  
de uma forma melhor, 
e talvez  até mesmo inusitada, transmitir conhecimentos  numa visão transdisciplinar, 
e que chega 
até ao cosmo,
pois em tudo, 
há uma interligação, 
não havendo nada estanque, 
ou seja, 
por exemplo,
quando falamos na Literatura, 
um intertexto, 
é quando um texto penetra em outro. 
Assim também acontece com as ciências, 
estão todas ligadas. 
Muito obrigada Alberto, 
pois soube clarificar
a Contação de História.

Matilde.






Nenhum comentário:

Postar um comentário