Eugène-Henri-Paul Gauguin nasceu em Paris, no dia 07 de junho de 1848 e faleceu nas Ilhas Marquesas, 8 de maio de 1903. É considerado um dos grandes nomes das artes plásticas em França no final do século XIX. Um dos maiores representantes da pintura pós-impressionista. Consolidou a própria fama recriando linhas e cores, anulando a profundidade e reivindicando o direito de se expressar à sua própria maneira.
Com uma explosão de cores mescladas sobre um desenho simétrico e de traços vigorosos, a pintura pós-impressionista de Gauguin exerceu grande influência na evolução da arte moderna.
Era filho do jornalista francês Clovis Gauguin e de Aline Chazal, filha da escritora feminista Flora Tristán, filha de um peruano de origem espanhola. As trajetórias de Flora e de Paul serviram de tema para o romance O Paraíso na Outra Esquina, do escritor peruano Mário Vargas Llosa.
Em 1849, após a chegada de Napoleão III ao poder, sua família emigrou para Lima, Peru e durante a viagem seu pai faleceu. Em 1855, Gauguin, sua irmã e sua mãe retornaram para a França. De volta à França, Gauguin estudou em Orléans.
Em 1864, com 16 anos, Gauguin entrou para a Marinha Mercante. Nesse mesmo ano, ficou órfão de mãe. Em 1872, de volta a Paris, empregou-se em uma corretora de valores. Em 1873, Gauguin casou-se com a dinamarquesa Mette Sophia Gad, com quem teve cinco filhos.
Interessado pela pintura, Gauguin começou a estudar e passou a pintar nas horas livres. Em 1875 ingressou no movimento impressionista francês por meio de Camille Pissarro e Paul Cézanne. Participou dos salões impressionistas de 1880, 1881 e 1882.
Em 1882, com a crise do mercado financeiro, Gauguin perdeu o emprego e começou a se dedicar somente à pintura. Em 1884 se mudou para Copenhague, cidade natal de Mette, mas não se adaptou à cidade, rompeu o casamento e voltou para Paris. Conheceu o ceramista Ernest Chaplet e começou a produzir de cerâmica pintada.
Em 1886, Gauguin foi para Pont-Aven, na Bretanha, reduto dos artistas que buscavam escapar da pintura acadêmica, onde permaneceu durante três meses. Conheceu Charles Laval e Émile Bernard. Pintou Natureza-Morta com Perfil de Charles Laval (1886), quando combinou pintura e escultura. É dessa época também, a tela Dança das Quatro Bretãs (1886).
Em
1887, Gauguin fez uma viagem ao Panamá e à Martinica, onde entrou em contato
com os nativos, com o colorido das paisagens e com a natureza viva trazendo
para sua pintura uma nova luminosidade.
Na volta à Paris, Gauguin conheceu Vincent Van Gogh, e em 1888 reuniu-se com ele em Arles, onde passaram a dividir um estúdio. A convivência entre os dois foi conflituosa, e Van Gogh teve crises de humor, discutiu e agrediu o amigo. A desavença terminou de modo dramático, quando Van Gogh foi para casa e arrependido, cortou um pedaço da orelha e mandou em um envelope para Gauguin.
Depois da desastrosa passagem em Arles, Gauguin retornou à Paris e durante o ano de 1888 chegou a renegar o Impressionismo e a empreender o “retorno ao princípio”, ou seja, à arte primitiva.
A exaltação da cor, as formas sintetizadas e os valores simbolistas e decorativos estão agora presentes nas obras dessa fase, como em: O Cristo Amarelo, A Visão Após o Sermão, As Lavadeiras de Arles, Autorretrato, Os Miseráveis, Fazenda nos Arredores de Arles.
Entre 1889 e 1890, Gauguin fez mais duas viagens à Bretanha. Permaneceu entre Pont-Aven e Le Pouldu. Em 1889 apresentou suas obras na Exposição Universal de Paris e manteve contato com escritores simbolistas no café Voltaire.
Em 1891, Gauguin viajou para o Taiti e para as ilhas Marquesas. O convívio com os aborígenes permitiu ao pintor radicalizar a visão primitiva que já havia inaugurado na França. Manifestou sua vocação de ceramista e produziu diversas obras.
Em 1893 voltou à Paris para expor suas obras, mas sua pintura foi mal recebida, considerada extravagante demais. Após uma temporada na Bretanha, fixou-se novamente no Taiti.
Em
1894 realizou uma mostra na Galeria de Paul Durand-Ruel. Entre as 44 pinturas
expostas, apenas 11 foram vendidas. Entre os quadros expostos estavam:
Ave
Maria (1891)
Mulheres
de Taiti na Praia (1891)
Taitiana
com a Manga (1892)
Em 1895, Paul Gauguin fez nova viagem ao Taiti e instalou-se em uma cidade perto de Papeete. Sentiu-se doente e deprimido. Nessa segunda fase taitiana criou algumas de suas obras mais importantes: De Onde Viemos? Quem Somos? Para Onde Vamos? uma tela enorme que sintetiza toda sua pintura, realizada antes de uma tentativa de suicídio.
Em 1901 voltou para a Oceania e se instalou na aldeia de Atuona na ilha Hiva-Ao uma das Marquesas. Sua arte tomou novo fôlego. Fez anotações sobre os Maori publicadas sob o título Noa Noa, 1924 e foi influenciado pelo folclore da Polinésia.
A pintura de Paul Gauguin com um estilo diferente, mas que tinha o desejo de ir além do naturalismo puro e dar mais ênfase às cores, emoções e imaginação, significou uma ruptura absoluta, do ponto de vista conceitual, com o Impressionismo, que havia abraçado antes, razão pela qual passou a ser considerado um pintor pós-impressionista.
Paul
Gauguin faleceu, em Atuona, ilhas Marquesas, no dia 06 de maio de 1905, em
consequência da Sífilis.
OBRAS
DE PAUL GAUGUIN
Nu
de Mulher Que Costura, 1880
Natureza-Morta
Com Perfil de Charles Laval, 1886
Dança
das Quatro Bretãs, 1886
Visão
Após o Sermão, Jacó em Luta com o Anjo, 1888
Retrato
de Madeleine Bernard, 1888
Ciranda
de Três Jovens Bretãs,1888
Paisagem
em Port-Aven, 1888
As
Lavadeiras de Arles, 1888
Autorretrato,
Os Miseráveis, 1888
Café
em Arles à Noite, 1888)
Fazenda
nos Arredores de Arles,1888
Auto
Retrato com Auréola, 1889
Flores
e uma Estampa, 1889
Praia
de Le Pouldu, 1889
Autorretrato
com Cristo Amarelo, 1889
Meninas
em Frente ao Mar, 1889
Taitiana
Sentada, 1891
Montanha
Sagrada, 1892
Taitiana
com a Manga, 1892
Manao
Tupapau,1892
Autorretrato
com Paleta, 1894
De
Onde Viemos? Quem Somos Nós? Para Onde Estamos Indo?, 1897
Três
Figuras Taitianas, A Conversa, 1899
Cavaleiros
na Praia, 1902
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