O livro contém 136 páginas e tem o selo da Parthenon Centro de Arte e Cultura. O projeto gráfico e a capa do designer Mauro Carreiro Nolasco; Revisão Catalográfica de Uyara Schiefer; Revisão de Dalma Nascimento.
A obra veio ao mundo literocultural, no ano de 2019 sob a tessitura diagramática do editor Mauro Carreiro Nolasco.
“Com
Pessoa, estamos em Pessoa na Pessoa do Mistério” da escritora Dalma Nascimento.
São escritos que nos apresentam a constelação de heterônimos de Fernando
Pessoa. No final tem um jogral intitulado FERNANDO PESSOA, O ETERNO, em genial
diálogo.
PALAVRAS
DA AUTORA
Divide-se em duas escritas. A primeira resultou da palestra "Os Mistérios de Pessoa" que proferi em 21 de novembro de 1985, na tradicional BIBLIOTECA NACIONAL do Rio de Janeiro, no ciclo FERNANDO PESSOA: cinquenta anos depois, para homenagear as data de morte do iluminado Poeta.
Renomados professores, especialistas no autor participaram do evento: João Gaspar Simões, Maria Teresa Rita Lopes e António Quadros. Abriu o encontro a professora Cleonice Berardinelli.
A outra escrita realizou-se na Faculdade de Letras quando, ainda universitária, nos idos de 1957, comecei a amar Fernando Pessoa com sua constelação de heterônimos. Para um trabalho final da graduação,criei, redigi, montei, encenei e dirigi o jogral "Fernando Pessoa, o Eterno". Montagem bastante simples, tosca (à moda de aluno), aqui fidedignamente reproduzida no final deste livro. Só o publiquei por representar ditosos fragmentos de minha memória
SOBRE FERNANDO PESSOA
Fernando Pessoa foi poeta, filósofo, dramaturgo, ensaísta, tradutor, publicitário, astrólogo, inventor, empresário, correspondente comercial, crítico literário e comentarista político português.
Fernando António Nogueira Pessoa nasceu em Lisboa, 13 de junho de 1888 e faleceu em Lisboa, 30 de novembro de 1935. Pessoa destacou-se na poesia, com a criação de seus heterônimos, sendo considerado um gênio multifacetado. Considerado por especialistas de sua obra como o mais universal poeta português. Por ter sido educado na África do Sul, numa escola católica irlandesa de Durban, chegou a ter maior familiaridade com o idioma inglês do que com o português ao escrever os seus primeiros poemas nesse idioma. O crítico literário Harold Bloom considerou Pessoa como "Whitman renascido" e incluiu-o no seu cânone entre os 26 melhores escritores da civilização ocidental, não apenas da literatura portuguesa, mas também da inglesa.
Recomendamos
a todos os amigos a adquirirem essa maravilhosa obra.
Clicar no link para adquirir a obra na Livraria da Travessa:
Nenhum comentário:
Postar um comentário