quinta-feira, 30 de junho de 2022

ENCONTRO DE ARTISTAS SG: UMA OPORTUNIDADE DE TROCAS

 



No dia 2 de julho de 2022(sábado), artistas da região metropolitana e arredores de São Gonçalo estarão reunidos no ENCONTRO DE ARTISTAS SG, no Covanca's Pub, das 14h às 23h. O formato de encontro prioriza o diálogo e as trocas de vivências entre as realidades, fazendo um painel e aproximando os agentes culturais.

Militante da literatura como ferramenta de transformação social, o curador do evento, Jordão Pablo de Pão, define a iniciativa como um formato mais ligado à feitura do que ao produto artístico. Na programação, saraus, apresentações de dança, teatro, música, fotografia e venda de produtos culturais. Nomes atuantes em Niterói, São Gonçalo e região estarão por lá dividindo espaço, microfone e impressões.

A equipe do Focus Portal Cultural, Alberto Araújo, teve uma conversa com Jordão sobre o evento, seus objetivos e funcionamento. Confira abaixo.



Escritor, Pesquisador de Memória Literária e Professor, Jordão Pablo de Pão atua na cultura da região metropolitana do Rio de Janeiro há quinze anos. Imortal da Academia Niteroiense de Letras, atualmente, coordena a Niterói Livros, projeto editorial da Prefeitura de Niterói / Secretaria Municipal das Culturas/ Fundação de Arte de Niterói. No currículo, a curadoria de exposições e eventos gratuitos em muitos espaços culturais e o trabalho de democratização do acesso à Literatura participando de esforços para criação e uso de bibliotecas, espaços de leitura e concursos literários. Publicou várias obras literárias como "O Mar do Meu Velho" (2018), "Café Quente" (2019) e "Doce Maresia" (2021), abordando memórias afetivas e processos de escrita e leitura. Eis a entrevista:

FOCUS PORTAL CULTURAL - Jordão, não é de hoje que reconhecemos em você o gene da novidade. O que tem de tão especial nesse Encontro do próximo sábado?

JORDÃO PABLO DE PÃO - Em primeiro, agradeço o espaço ofertado para nosso Encontro. Você sabe bem que uma das minhas brigas mais ferrenhas é pela democratização do acesso à Literatura. Muito se fala hoje que a divulgação é um problema. Para mim, ela é ressonância dessa falta de familiaridade que o não acesso traz. É impossível falar em valorização da arte se não falarmos de uma horizontalidade de ações que reconhece o que já se produz e o que já se "experiencia". Esse verbo, aliás, é muito caro a mim. Como todo encontro é uma vivência, faltava colocar ao lado pessoas que não se frequentam, artistas que não conhecem a arte de outro, publicizar ações que poucos sabem. A expectativa aqui é de "estourar as bolhas".

FOCUS - "Estourar a bolha?" Uma expressão muito curiosa. Fale mais sobre ela.

JPPÃO - Parece-me que os artistas estão em bolhas, divididos em grupos que na maior parte do tempo só se frequenta. Você vai ao lançamento de uma pessoa do grupo x e quase só vê pessoas desse grupo. Quando você vai a um sarau y, na plateia, esperando para falar, apenas os desse sarau. Acho que a máxima da fidelização do público fez com que os grupos se autoalimentassem. Mas não consigo enxergar como podemos crescer dessa forma. O ser humano, em especial o artista, faz-se na interação, na troca, na vivência. O Encontro de Artistas SG é um primeiro passo para estourar essas bolhas e vermos outros fazedores da cultura.

FOCUS - Concordo plenamente. O trabalho que realizo no Focus é muito semelhante a esse propósito. Estamos aqui para divulgar a arte e seus produtores. E como será a entrada no dia? Tem de comprar ingresso?

JPPÃO - Cumprimento-o pelo trabalho hercúleo. No dia 02 de julho, próximo sábado, das 14h às 23h, basta chegar ao Covanca's Pub, em frente à Praça da Covanca (São Gonçalo). O Gabriel Ribeiro, proprietário do local, inflamado pelo teor cultural da proposta, está nos oferecendo espaço e estrutura. Seu objetivo é fomentar a associação da cultura com a alimentação, fonte-base de renda do lugar, por reconhecer o espaço como um convite à interação. E isso cercado de seres interplanetários! O cardápio também tem excelentes imagens literárias! Fico muito curioso sempre com as soluções e as realizações da equipe do Pub. Alberto, já viu o lugar? É uma experiência estética!

FOCUS - Por isso então as artes de divulgação estão cheias de referências aos astros e ao espaço?

JPPÃO - Exatamente! Todo evento, na minha concepção de produtor, deve se associar à estética do lugar de apresentação. O diálogo mínimo entre as linguagens auxilia uma interação mais coesa com o público. Ainda mais em um Encontro de participação gratuita com a estética máxima do acolhimento. Queremos favorecer as trocas de experiências humanas. Que lugar melhor do que o que remete a todo tempo para o contato entre planetas? Acho extremamente conotativo!

FOCUS - Fiquei impressionado também com a duração. Quanto tempo dura e qual a programação que você pensou para esse dia?

JPPÃO - O maior desafio de um curador é sempre o de conciliar interesses mantendo um encaminhamento uno para o evento. Aqui, decidimos fazer uma chamada através das redes sociais para ocupação de nove horas de atividades! Das 14h às 23h, teremos apresentações fechadas de diversas artes, além de atividades interativas com quem estiver na hora e dois saraus. Às 17h, o Sarau Coletivo Afeto Poético, em que eu, Vini Borges, Ligia Helena Carvalho, Nilze Benedicto, Sol de Paula, Rebeca Carvalho, Lucio Antonyos e  Wellington Carvalho celebraremos a volta de nosso grupo poético com apresentações com os presentes. Das 21h às 23h, teremos o Sarau do ET, que é um dos eventos fixos do Covanca's Pub, com microfone aberto. Ah... E não podemos esquecer da Varanda de Autógrafos, em que os artistas poderão autografar artigos artísticos como livros e CDs.

FOCUS - Destaque um ou dois momentos de interação que estão planejados para o evento.

JPPÃO - Teremos um bate-papo sobre o que podemos fazer para auxiliar o cenário artístico da região metropolitana do Rio de Janeiro. Já estão confirmadas pessoas ligadas a Maricá, Itaboraí, Rio e Niterói. No mínimo, teremos um painel curioso das similaridades e das divergências das realidades locais. Em outro momento, Vini Borges comandará o Sarau do Outro, em que só será permitida a leitura e a apresentação de obras de outros artistas que estiverem no evento. Assim, estimularemos diálogo, contato e empatia. Estou muito empolgado com a forma como as pessoas vêm abraçando essa iniciativa. Realmente estamos diante de um formato novo, um primeiro passo para que a interação agregue ao que já se faz.

FOCUS - Muito estratégico você falar de empatia nesse momento após o período crítico da pandemia. Essa experiência tem a ver com o Encontro de Artistas SG?

JPPÃO - Totalmente! A reunião de artistas está sendo uma prática de retomada cultural. O Encontro de Artistas potencializa o caráter de confraternização através do reconhecimento dos trabalhos individuais. Todos são bem-vindos e não há hierarquia nessa proposta. Estamos ao lado uns dos outros, e é uma burrice não se abrir a isso. Somos em relação. Essa ideia já foi cantada pela doença. Só estou propondo que coloquemos em prática o que deveríamos ter aprendido. A arte é salvação.



Serviço

Encontro de Artistas SG

Data: 02.07.2022

Horário: das 14h às 23h

Entrada: Gratuita

Local: Covanca's Pub - Avenida Marechal Floriano Peixoto, 3351. Covanca, São Gonçalo.

Instagram: https://www.instagram.com/encontrodeartistassg/ 








Nenhum comentário:

Postar um comentário