domingo, 26 de junho de 2022

MONSENHOR ELÍDIO ROBAINA E SUA ÚLTIMA CAMINHADA NA SUPERFÍCIE TELÚRICA 26 DE JUNHO DE 2022

 



O nosso querido confrade e adorável sacerdote nos deixou, em 26 de junho de 2022 – domingo, dois dias antes em que completaria 58 anos de Ordenação Sacerdotal. 

Monsenhor Elídio Robaina completaria no dia 28 de junho de 2022, 58 anos de sacerdócio e, provavelmente, para festejar essa data seria celebrada uma Missa de Ação de Graças, na Igreja de São Domingos de Gusmão em São Domingos, Niterói, RJ. 

Considerado o PADRE DOS POBRES e PÁROCO OBREIRO. Fez múltiplas reformas em várias igrejas na cidade. Atualmente, era reverendo da Capela São Lucas, em Icaraí. 

Monsenhor Elídio Robaina, tinha 90 anos, faleceu durante a madrugada do dia 26 de junho de 2022, às 4h46min após ficar internado no Hospital Icaraí por cerca de dois meses, vítima de uma insuficiência respiratória.

O velório será na tradicional Igreja de São Lourenço dos Índios, onde ele é pároco emérito, e o horário ainda será divulgado pela família. O sepultamento será no cemitério Nossa Senhora da Conceição, no Barreto.

Monsenhor Elídio nasceu em 15 de maio de 1932, na fazenda Bela Aurora, em Carabussu, pertencente a Campos de Goytacazes-RJ, agora passou a integrar o município de Bom Jesus do Itabapoana.  De família pobre de pequenos fazendeiros do interior do município de Campos dos Goytacazes e católicos praticantes, teve sete irmãos e sempre afirmou ter nascido para ser padre.

Foi ordenado sacerdote em 28 de junho de 1964, na Igreja de Nossa Senhora Auxiliadora – Salesianos, por Dom Antônio de Almeida Moraes Junior. Após ser ordenado, foi vice-reitor do Seminário São José e como capelão da Ilha da Conceição, construiu a primeira de nove igrejas feitas por ele, a Nossa Senhora da Conceição.

Após ser ordenado em 1964, iniciou seus trabalhos apostólicos como vice-reitor do Seminário São José e como capelão da Ilha da Conceição, onde formou a comunidade paroquial e construiu a Igreja de Nossa Senhora da Conceição. Assumiu a reitoria em março de 1965 e ali foi professor de português, grego, francês, latim e música, fundando, ainda, a obra “Ação Vocacional”.

Em 1972, assumiu a paróquia de São João Batista, de Tenente Jardim. Entre fevereiro de 1978 e dezembro de 1979 foi o vigário geral da Arquidiocese de Niterói e de 1989 a 1994 voltou a ser nomeado vigário geral da Arquidiocese.

Em 1979 assumiu a paróquia de Nossa Senhora das Dores, no Ingá ficando até 21 de outubro de 2001 de onde saiu para a paróquia de São Lourenço e, a seguir, para a paróquia de São Domingos de Gusmão.

Possui bênçãos apostólicas concedidas pelos papas Paulo VI e João Paulo II e recebeu dezenas de títulos e moções de entidades culturais e da Câmara Municipal, inclusive os títulos de Cidadão Niteroiense, além da Assembleia Legislativa e o título de Cidadão Fluminense. 

Foi professor de Português, Grego, Francês, Latim e Música no local. Passou pelas paróquias de São João Batista, de Tenente Jardim; Nossa Senhora das Dores, no Ingá; São Lourenço e São Domingos de Gusmão. Além do exercício do sacerdócio, Monsenhor Elídio é professor de português e de moral e cívica.

Em 2016 a Academia Fluminense de Letras, fundada em 1917, decretou Robaina como “imortal”. A entidade, presidida há época pelo Dr. Waldenir de Bragança, homenageou o sacerdote, tornando-o membro da Academia, concedendo-lhe a Cadeira de nº 21, Patronímica do bispo Francisco de Lemos.











Que o Senhor Deus conforte e console os familiares e amigos do Monsenhor Elídio Robaina neste momento tão difícil. Para meditação II Coríntios 1: 3 a 7. Fotos na Missa de 47 anos de existência do Instituto Histórico e Geográfico de Niterói.



MENSAGENS DE AMIGOS


JULIO RICART disse: Queridos irmãos. Nosso Monsenhor Elídio faleceu as 04:46h. Está com Deus e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, para o descanso merecido por toda bondade, dedicação e devoção às obras religiosas. Que ele descanse em paz. Meus sentimentos a toda a família e amigos. Que Deus o receba em sua luz eterna.



*******************************


ALBA HELENA CORRÊA disse a Neide Barros Rêgo: Querida Neide - chegou a notícia  que  eu temia receber: do falecimento  do  nosso  querido Monsenhor Elídio. Há muitos  anos  o conheci celebrando a missa dos Jogos Florais de Niterói. Tornamo-nos muito amigos. Escrevi a Biografia dele em literatura de Cordel e ele ficou, tão feliz  que mandou imprimir  500 livretos e os distribuiu  na igreja. Tive também  a felicidade de vê-lo batizar a minha bisneta  , Maria Fernanda  ,que está  com 5  anos.  Achei incrível  o que aconteceu : justamente  neste mês, em que ele partiu, foi publicado o meu  soneto : Homenagem  a Monsenhor Elídio Robaina .  Encerrei minha amizade terrena, com "chave de ouro" .Chego às lágrimas  pensando nessa "casualidade" e agradeço  a  Deus  por mais essa oportunidade  de  externar a minha alta estima  por esse admirável sacerdote que eu  tinha como "Pai Espiritual ". ALBA  HELENA 


OUTRA MENSAGEM DE ALBA HELENA CORRÊA


Prezados univertianos - Hoje tive  a tristíssima notícia do falecimento do nosso querido Monsenhor Elídio Robaina. Ele durante muitos anos celebrou a Missa em Trovas nas comemorações dos Jogos Florais  de Niterói. Era um sacerdote  santo! Tenho a certeza de que foi direto para o reino dos céus. Rezemos pela sua alma! Que esteja fazendo trovas para os anjos!  Mensagem extensiva aos Foculistas que eu amo. 

Alba Helena



*****************************

ALBERTO ARAÚJO disse: É mesmo. Grande perda! Não existe uma pessoa que não seja apaixonada pelo Monsenhor Elídio. Que o conheceu logo se apaixonou. Pode ser que tenha quem discorde, mas nunca vi se manifestar contra esse ser que foi em vida um Homem Santo. O Sacerdote tinha o dom do altruísmo. Viveu para servir a humanidade. Sempre será lembrado com carinho. Lembro-me muito das missas em trovas. Tenho postagens sobre esses momentos. GENIAIS! Os nossos mais sinceros sentimentos. 
Alberto Araújo


****************************


MARIA OTÍLIA CAMILLO disse: Monsenhor Elídio, realmente, continua em nosso Coração, como um Ser amável, digno de um Santo! Nossa, ele, a nosso ver, voou, diretamente,  às alturas do Céu! Imagina, Jesus é a sua LUZ! Muito prazeroso guardar o seu Alegre sorriso de PAZ, Amor! Maria Otília.


****************************

RAYMUNDO STELING - Chanceler do IFEC disse: Registramos nosso profundo pesar pelo falecimento de nosso estimadíssimo Monsenhor Elídio Robaina membro de nossa Família IFEC e aqui igualmente atestamos nosso reconhecimento e gratidão pelo seu histórico apoio ao Instituto Interamericano através de permanentes Orações e apoio às nossas Atividades ao longo de nossa História como, por exemplo, o celebrar de quatro Missas em nossa Sede Administrativa! Temos absoluta certeza que Deus  acolhe este Seu digno Missionário em sua Plena Glória!


*****************************

JORGE VICENTE – Acadêmico da ANL disse: Monsenhor Elídio deixa histórias belíssimas em minha família. Tenho passagens importantes vividas com ele. SAUDADE... SAUDADE...


*****************************


MARIA JOSÉ D. TRAVESSA disse: Grande perda, excelente padre, autêntico, verdadeiro e fiel ao sacerdócio!! Que Deus o tenha!!


*****************************


FRANCI MACHADO DARIGO disse: Monsenhor Elídio Robaina. Os ambientes Religioso e Cultural de Niterói  tornam- se menos expressivos com a sua ausência. Respeitado Pastor Católico Apostólico Romano. Vivenciava o Evangelho e o pastoreio incontinente. Todos nós estávamos nas suas orações diárias. Vivenciava a Fé e a Humildade.  Valoroso construtor de almas e arquiteto da Igreja. Saudoso Confrade, integrante com Membro Honorário do IHGN, compunha o quadro da Academia Fluminense de Letras, e de outras partícipes Instituições Culturais de primeira plana do Estado. Vasta cultura intelectual, conhecedor do Latim, do Grego, e mais. Habita hoje a Glória Eterna e enxerga face a face o que, antes, só via através do espelho. Descanse em Paz, MONSENHOR  ELÍDIO  ROBAINA!


*************************


CRISTINA PONTES disse: Meus sentimentos... Vale lembrar, as pesquisas do Monsenhor sobre a Ilha da Conceição, vai ficar registrado, na Memória Niteroiense!!!!Segue seu caminho, na Luz Divina.


****************************


ALÓDIO MOLEDO DOS SANTOS  disse: Que sua alma boníssima descanse em paz!


********************************

WANDERLINO TEIXEIRA disse: Mais uma sentida perda em meio a tantas outras.


********************************

MARCOS VINÍCIUS MACEDO VARELLA disse: Meus sentimentos, uma grande perda para todos nós, um guerreiro sempre. Que descanse na paz de Deus e seus anjos.

********************************


ZENEIDA APOLÔNIO SEIXAS disse: Meus sentimentos  a família.

Zeneida UNIVERTI.


*********************************


RUI ERTHAL disse: Meus sentimentos à família do Monsenhor Elídio.


****************************


DULCE MARIA MATTOS disse: Com grande pesar na alma e no coração. 

Que sua bondosa alma descanse nos braços de Jesus.

Dulce.


*****************************

ROSÂNGELA DO NITEK disse: Monsenhor Elídio muito querido e admirado por muitos em Niterói e em tantos outros locais.

Compositor, escritor , maestro, amava o Esperanto e também conversava em Esperanto, era bem estudioso e versátil. 

Já estava com a saúde abalada faz um tempo mas pensávamos que ele ainda ficaria mais um tempo entre nós .

Eu ia sempre lá na Capela de São Lucas , atrás do Hospital São Lucas, para assistir a Missa que ele ministrava. É perto da minha casa.

Por todas as paróquias pelas quais passou, nosso querido mudou tudo para melhor . Sempre dinâmico e ousado nas suas obras.

Sua mãe nos deixou em 2019, aos 107 anos de idade , devido um AVC.

Um sacerdote muito amado por nós e vai nos fazer muita falta e nos deixar tantas saudades.

Descanse em paz e muito obrigada por tudo .

Sua benção Monsenhor Elídio Robaina.

Rosângela (Nitek)


************************


MÁRCIA PESSANHA disse: Com muito pesar recebemos a notícia do falecimento do Monsenhor Elídio. Ele batizou dois netos meus. Era uma criatura muito especial.  Que sua alma descanse em paz.


************************


NEIDE BARROS disse: Que notícia triste! Eu gostava muito do Monsenhor Elídio. Só nos resta orar por ele. Amigos, o Monsenhor Elídio Robaina foi colega de Hélder. Foi ele quem celebrou o casamento de Hélder Lopes e Maria Amélia. Foi o primeiro casamento que ele celebrou.



Nenhum comentário:

Postar um comentário