REUNIÃO DA UBE - UNIÃO BRASILEIRA DE ESCRITORES - RJ – PRESIDENTE EURÍDICE HESPANHOL, COM PALESTRA "LYGIA FAGUNDES TELLES: INESQUECÍVEL" DA ESCRITORA BEATRIZ DUTRA E RELANÇAMENTO DO LIVRO DE SUA AUTORIA: "MEUS POEMAS MAIS AMADOS". POSSE DA ACADÊMICA BEBEL RITZMANN. TAMBÉM NA OCASIÃO, ACONTECEU A CIRANDA DE POEMAS EM HOMENAGEM A STELLA LEONARDOS.
Segunda-feira, 24 de julho de 2023, o salão de conferências da Sociedade Nacional De Agricultura ficou lotado por seletíssima assistência de vários âmbitos culturais. A escritora Beatriz Dutra proferiu a conferência em torno da saudosa escritora Lygia Fagundes Telles, intitulada "LYGIA FAGUNDES TELLES: INESQUECÍVEL".
CLICAR NO LINK: https://www.youtube.com/watch?v=ocIQDFB0SOg
A reunião contou com a presença de diversas personalidades do cenário cultural fluminense, dentre tantos: 1º Vice-presidente, Marcelo Mourão; Presidente de Honra, Edir Meirelles, 2ª Vice-presidente Maria Amélia Palladino; Diretora Cultural, Carmem Teresa Elias; 1ª Secretária, Zara Paim; Ex-presidente Dr. Abílio Kac; Ex-presidente Juçara Valverde; Professor Ivan e sua esposa Isis Proença e outros.
O encontro foi aberto pela Presidente da UBE-RJ Eurídice Hespanhol. E em seguida a secretária Carmem Teresa Elias apresentou a conferencista. Beatriz Rosa Dutra é carioca, advogada, Professora Universitária aposentada com Mestrado e Doutorado em Direito Privado pela UFRJ e Auditora – Fiscal da Receita Federal do Brasil (aposentada), além de Escritora é poetisa e conferencista. Atualmente, ocupa a Presidência da Academia de Letras Rio – Cidade Maravilhosa. Membro Honorário e Correspondente de várias entidades como Academias, Associações e Institutos. “Prêmio Mario Quintana de Poesia”, da União Brasileira de Escritores, em 2009, foi eleita “Autore dell’Anno 1999”, em Trento, Itália, por seu poema “Certas Incertezas”. Foi homenageada com o título de Membro Honorário da Academia de Letras do Brasil, de Mariana (MG), e o Diploma de Grande Mérito Cultural outorgado pela Aldrava Letras e Artes, numa cerimônia que também homenageou o ex-presidente da União Brasileira de Escritores, Edir Meirelles. Em 2012, recebeu em Paris a “Medaille D’Or” da “Academie de Mérite et Devouement Français”, com as altas insígnias da “Divine Academie des Arts Lettres et Culture”. Em 2013, recebeu a medalha “Destaque 2013”, do “Real Gabinete Português Internacional” e foi agraciada com o “Prêmio Clarice Lispector de Leitura e Interpretação”, da União Brasileira de Escritores, na Academia Brasileira de Letras. Com poemas publicados no Brasil, Argentina, Colômbia, Portugal, Itália, França e Holanda. Cronista do jornal O Saquá, é autora de quatro livros de poesia: “Mônadas”, “Simplicidade”, “Suavidade” e “Meus Poemas Mais Amados”.
Com desembaraço e verve, a conferencista iniciou a apresentação. A exposição da escritora foi, altamente, inovadora. Ela utilizou um viés bem diferente. Dispôs de uma leitura dramatizada, ao ponto de vista em primeira pessoa, narrando como a própria personagem da trama estivesse falando de si mesmo. Muito expressiva essa narração em primeira pessoa, o personagem fica mais próximo do ouvinte, o narrador falando da sua história, as suas experiências, suas emoções, seus medos e suas decisões.
A acadêmica Bebel Ritzmann tomou posse como correspondente. Logo após aconteceu a ciranda de poemas em homenagem a Stella Leonardos poetisa, teatróloga e tradutora brasileira. Foi integrante da terceira geração do movimento modernista. Foi presidente da Academia Carioca de Letras e faleceu, no Rio de Janeiro, no dia 11 de junho de 2019. Sua peça "Palmares" foi encenada em 1944, no Rio de Janeiro pelo grupo "Teatro do Estudante", de Paschoal Carlos Magno, tendo a colaboração do recém-fundado Teatro Experimental do Negro (TEN). Fundado e dirigido por Abdias Nascimento, o TEN recrutou, ensaiou e colocou em cena 200 pessoas e três atores em papéis de destaque, com Aguinaldo Camargo no papel de Zumbi dos Palmares. Stella Leonardos era membro do PEN CLUB do Brasil e da Academia Carioca de Letras. Conviveu com escritores de várias gerações, muitos dos quais afirmaram ter sido incentivados por ela no início de suas carreiras literárias. Em 01 de agosto de 2023 celebraremos o centenário de nascimento da importante autora brasileira, que de sua lavra são mais de duzentas e trinta obras publicadas.
Ao final, aconteceu o relançamento do livro de Beatriz Dutra "MEUS POEMAS MAIS AMADOS" e durante os momentos de autógrafos da autora, foi servido o coquetel acompanhado de vinhos brancos, tintas e deliciosas tortas. Excelente!
Minuta de Alberto Araújo
CRÉDITOS FOTOS: Alberto Araújo; Nina Fernandes; Will Martins; Ana Maria Tourinho; Acervo particular de Beatriz Dutra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário