(Clicar na imagem para assistir ao vídeo)
Com a Igreja de Nossa Senhora da Conceição bastante concorrida, os 204 anos da Câmara Municipal de Niterói e os 50 anos do Instituto Histórico e Geográfico de Niterói foram celebrados com missa solene. Presidida pelo Padre José Marcelo Martins Gomes a missa foi realizada na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, a mesma que serviu de local para a sessão de instalação do legislativo niteroiense em agosto de 1819.
Após entoar o canto de entrada o presidente da santa celebração o padre José Marcelo Martins Gomes entra acompanhado de ilustres vereadores e seus auxiliares.
Na presença do presidente da Câmara Municipal, Milton Carlos Lopes; Presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Niterói, Dra. Matilde Carone Slaibi Conti; Presidente da Academia Fluminense de Letras, Dra. Márcia Pessanha; Vereador Jhonatan Anjos; o ex-vereador João Gustavo; o historiador e chefe do Arquivo da Câmara Rubens Carrilho Fernandes; os vereadores Adriano Boinha; Emanuel Rocha; Paulo Velasco; os membros do IHGN: Jadir Zanardi; Ismail Vicente; Alberto Araújo; escritor Sérgio Vanni (vindo do Rio de Janeiro); Professor Wilde Ricardo; a restauradora de obras antigas Regina de Fátima Martins Figueiredo e muitos outros convidados e funcionários da Câmara de Niterói e do Instituto Histórico e Geográfico de Niterói o Padre Marcelo em sua homilia deu parabéns aos aniversariantes e proferiu palavras de agradecimentos pela existência dos 204 anos da Câmara e dos 50 anos do Instituto.
Na Primeira Leitura (Dt 4,32-40) Leitura do Livro do Deuteronômio. O Evangelho (Mt 16,24-28). E a salmo responsorial, momento de entrega a Alma a Deus, a nossa confreira presidente Márcia Pessanha fez a leitura. Também nos ritos religiosos, assinalamos a restauradora de obras antigas Regina de Fátima Martins Figueiredo entrou carregando a Ata da primeira reunião, ocorrida em 1819. E na peculiar homenagem do ofertório, a seção da missa em que o padre oferece a Deus o pão e o vinho, foi conduzida por Ismail Vicente, Aldo da Silva Pessanha e outros fiéis da Igreja. Nessa parte frisamos a emocionante entrada da presidente Matilde Slaibi Conti que entrou carregando um enorme e lindo buquê de flores, o qual foi oferecido a Deus e Nossa Senhora da Conceição. O nosso confrade Rubens Carrilho Fernandes teve participação, como membro da ermida, ajudou no momento da entrega da hóstia sagrada.
Ao final da celebração o cantor Raílson Barbosa membro da Igreja Nossa Senhora da Conceição entoou, lindamente, o Hino cristão “Te Deum” quer dizer: A Vós, ó Deus, louvamos. O Hino é datado do ano 387 d.C. quando da ocasião do batismo de Santo Agostinho por Santo Ambrósio, historiadores afirmam a autoria ao Papa Santo Aniceto, em 160 d.C. O Hino é muito usado, principalmente, na liturgia católica, como parte do Ofício de Leituras da Liturgia das Horas e outros eventos solenes de ações de graças.
Após o término da Missa, todos os
amigos presentes foram convidados a saborear o Café Colonial que ficou ao cargo
do Buffet da cerimonialista Valéria Gervásio. Esta revista esteve presente e
trouxe as imagens dos melhores momentos. Algumas foram compartilhadas pelos
amigos Aldo da Silva Pessanha; Rubens Carrilho Fernandes e Valéria Gervásio.
Curtam, comentem e compartilhem.
Minuta de Alberto Araújo
Focus Portal Cultural
MELHORES MOMENTOS
FOTOS DE ALDO PESSANHA
E RUBENS CARRILHO
Nenhum comentário:
Postar um comentário