terça-feira, 8 de outubro de 2019

08 DE OUTUBRO CELEBRAMOS O "DIA DO NORDESTINO". O FOCUS PORTAL CULTURAL PARABENIZA A TODOS OS NORDESTINOS. ACREDITAMOS EM NOSSA TERRA E NOSSA GENTE. ELA É NOSSA RAIZ!



Dia do Nordestino, hoje, 08 de outubro, é o dia do Nordestino. A data foi instituída em 2009, em homenagem ao centenário do nascimento de Antônio Gonçalves da Silva, mais conhecido como Patativa do Assaré, poeta popular, compositor e cantor cearense. Além disso, trata-se também de uma homenagem ao célebre Catulo da Paixão Cearense, maranhense de São Luís e autor da famosa música “Luar do Sertão”.








A cultura popular do Nordeste é muito rica. Seu artesanato, musicalidade, religiosidade, culinária, festividades, mitos, lendas, crendices, costumes, danças, superstições e outras tantas formas de manifestações artísticas deste povo é sensacional.







A Região Nordeste é uma das cinco regiões do Brasil definidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 1969. Possui área equivalente à da Mongólia ou do estado do Amazonas, população equivalente à da Itália e um IDH médio, comparável com El Salvador (dados de 2010). Em comparação com as outras regiões brasileiras, tem a segunda maior população, o terceiro maior território, o segundo maior colégio eleitoral (36 727 931 eleitores em 2010), o menor IDH (2017) e o terceiro maior PIB (2009).


A Região Nordeste do território brasileiro é composta por nove estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. Sua extensão territorial é de 1.554.257,0 quilômetros quadrados, sendo o terceiro maior complexo regional do Brasil, ocupando 18,2% da área do país. O território nordestino limita-se com as regiões Norte (a oeste), Centro-Oeste (a sudoeste), Sudoeste (ao sul), além de ser banhado pelo oceano Atlântico (ao norte e leste).

Conforme dados do Censo Demográfico de 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população nordestina totaliza 53.081.950 habitantes, abrigando cerca de 30% da população residente no Brasil. A densidade demográfica é de 34,1 habitantes por quilômetro quadrado; o crescimento demográfico é de 1,3% ao ano. A população urbana é maioria – 73%. O estado da Bahia é o mais populoso (14.016.906 habitantes); Sergipe possui a menor concentração populacional da Região (2.068.017 habitantes).

O Nordeste apresenta características físicas e socioeconômicas que variam de acordo com a região, fato que criou as sub-regiões do Nordeste: Meio-Norte, Zona da Mata, Agreste e Sertão. (Veja mais em: As Sub-Regiões do Nordeste).

A economia nordestina está em constante processo de desenvolvimento. A Região vem recebendo várias indústrias, um dos motivos é a concessão de benefícios fiscais pelos governos estaduais (isenção de impostos, doação de terrenos, etc.), além de mão de obra mais barata; um dos exemplos foi a instalação da Ford, na Bahia, e diversas empresas têxteis, no Ceará.

Outro elemento essencial para a economia do Nordeste é a exploração de petróleo: a região é a segunda produtora de petróleo do país e a maior na extração de petróleo em terra. Possui também um dos principais polos petroquímicos do Brasil na cidade de Camaçari, na Bahia.

A agricultura e a pecuária são extremamente prejudicadas com a irregularidade das chuvas. Destacam-se nesse setor a criação de cabras, em razão da fácil adaptação do animal ao clima. A cana-de-açúcar é o produto agrícola que se destaca, mas as lavouras irrigadas de frutas tropicais vêm crescendo em importância na produção nacional. O Nordeste apresenta significativa criação comercial de camarão, concentra 97% da produção nacional desse crustáceo.




O turismo é de fundamental importância na economia. O grande número de cidades litorâneas com belas praias atrai milhões de turistas anualmente. Conforme dados do Instituto Brasileiro do Turismo de 2009, capitais nordestinas como Salvador (BA), Fortaleza (CE), Recife (PE) e Natal (RN) estão entre as cidades brasileiras que mais recebem turistas estrangeiros. A participação do Nordeste para o Produto Interno Bruto (PIB) nacional é de 13,1%.







A região apresenta vários problemas de ordem socioeconômica. Os estados nordestinos ocupam as últimas colocações no ranking nacional de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). A taxa de mortalidade infantil é a maior do país 33,2 óbitos a cada mil nascidos vivos. Cerca de 60% das residências não possuem saneamento ambiental. A expectativa de vida do nordestino é a menor do Brasil (70 anos). No entanto, o Nordeste tem apresentado melhoras significativas nos aspectos sociais. A desnutrição infantil, por exemplo, sofreu redução de 67% num período de 10 anos (1996 – 2006), conforme dados divulgados pelo Ministério da Saúde.

A região Nordeste apresenta uma grande diversidade cultural (Veja mais em Aspectos Culturais da Região Nordeste) com elementos indígenas, dos escravos africanos, dos imigrantes europeus. É um dos complexos regionais mais ricos em manifestações culturais.






A região Nordeste foi o berço da colonização europeia no país, uma vez que nela ocorreu a descoberta do Brasil e se consolidou a colonização exploratória que consistia, em suma, na extração do pau-brasil, cuja tinta da madeira era utilizada para tingir as roupas da nobreza do Velho Mundo. Com a criação das capitanias hereditárias em 1534, foi fundada a Vila de Olinda, e anos mais tarde deu-se o início da construção da primeira capital do Brasil, Salvador, para abrigar o governo-geral. O Nordeste foi também o centro financeiro do Brasil até meados do século XVIII, uma vez que a Capitania de Pernambuco foi o principal centro produtivo da colônia e Recife a cidade de maior importância econômica.














COMENTÁRIOS NA POSTAGEM
HOMENAGEM AO DIA DO NORDESTINO






ALBERTO ARAÚJO. Acreditamos em nossa TERRA e em nossa GENTE. Ela é a nossa RAIZ. Orgulho em sermos nordestinos.

LUIZ ROCHA-NETO. Meu avô paterno inventou o costume de vir para o Sul.

CARMEN CARDIN A POETISA. Aplausos!

ÂNGELA RICCOMI. Parabéns a todos os Nordestinos que ajudam a construir este País! Parabéns Alberto, você nasceu para brilhar! Aplausos!

ALBERTO ARAÚJO responde a Ângela Riccomi. Que lindo! Amamos a sua mensagem, prezada Ângela Riccomi, você sempre carinhosa conosco. OBRIGADO. O Nordeste é um lugar ESPECIAL demais para nós. Minha cidade LUZILÂNDIA é muito hospitaleira e agradável. Abraços do ALBERTO ARAÚJO.

ALEX PEIXOTO Parabéns a todos os nordestinos, principalmente ao Alberto Araújo, amigo sincero e de fé. É realmente, um "nordestino da gota".

ALBERTO ARAÚJO RESPONDE ALEX PEIXOTO: Nossa, que maravilha, prezado Alex Peixoto. Adorei seu comentário. Coisas vindas do seu coração generoso. Obrigado. Abraços do ALBERTO ARAÚJO.

ÂNGELA GEMESIO: Temos o prazer de ouvirmos entoações de vários seguimentos dessa região que segue da literária, política, enfim de forma geral com suas músicas e letras de poesias que embelezam esse palco que de longe veio com garra no coração! Você meu amigo ALBERTO, um desses fazedores que veio com garra na ASA DE UM PÁSSARO repleto de delicadeza e criações a enfeitar o cenário dessa região de valores, temos nosso amor ligados em histórias de conto do tempo da terra nordestina! Creio que todos nós devemos agradecer a vocês, povo letrado de ALMA!

ALBERTO ARAÚJO Olá, Ângela Gemesio. Muito obrigado, prezada amiga, você sempre nos emociona com as suas delicadas palavras. Cremos que são verdadeiras e provindas de um coração amigo. Muito lindas e emocionantes as suas palavras. Abraços do ALBERTO ARAÚJO.

ANDRÉ LUIZ SANTA ROSA Saudades dos tempos que toda semana viajava pelos estados nordestinos a trabalho pelas asas da Varig.

ALBERTO ARAÚJO RESPONDE ANDRÉ SANTA ROSA. Que legal em saber dessa informação preciosa, prezado amigo André. Você como um exímio viajante, não ficou somente em leitura de mapas, provavelmente, conheceu muitos lugares lindos do Nordeste, pois, existem lugares maravilhosos que todos do Sul deveriam conhecer. Abraços do ALBERTO ARAÚJO.

MENSAGEM DA MIMI LÜCK. Parabéns, Alberto e Shirley! Sou neta de um baiano que amava Castro Alves, e vivia declamando os seus poemas. O Nordeste é muito rico em Arte e Cultura e realmente deve ser um orgulho ser nordestino! Abraços, MIMI LÜCK.

ALBERTO ARAÚJO RESPONDE MIMI LÜCK. Obrigado, prezada amiga Mimi Lück você sempre gentil em suas palavras. Gostamos muito de sua presença em nossa homenagem ao nosso povo nordestino. Gente que amamos com o coração orgulhoso. Abraços do Alberto e Shirley.

MÁRCIA PESSANHA Prezado confrade Alberto, meus parabéns por suas raízes nordestinas. Realmente você deve sentir orgulho de sua terra, sua gente, nossa gente, pois somos todos irmãos. Irmãos que enobrecem nosso Brasil, rico em sua diversidade regional, cultural, motivo de engrandecimento de nossa pátria. Você, Alberto é um digno representante do Nordeste. Traz em sua alma a luz de sua terra natal. Forte abraço fraternal.

ALBERTO ARAÚJO RESPONDE MÁRCIA PESSANHA: Que lindo! Amamos a sua mensagem prezada amiga Márcia Pessanha, você como sempre nos traz a sua contribuição cultural. Uma MESTRA que sabe o que diz. Sábias palavras que embelezam as páginas de nossa revista. Muito OBRIGADO, Abraços do ALBERTO ARAÚJO.

CONCEIÇÃO ARAÚJO: Sou Nordestina com muito orgulho, não nego minhas raízes.








ALBERTO ARAÚJO: Queremos agradecer a todos os amigos que se manifestaram em nossa carinhosa celebração ao povo nordestino, na ESPECIAL data, 08 de outubro, dia em que celebramos a nossa tradição, ascendência e sangue aguerrido em amor e amizade. Sim, são nesses momentos que devemos agradecer. Portanto, erguemos as nossas mãos para o céu e articulamos: “MUITO OBRIGADO” por vocês existirem em nossas vidas e por terem compartilhados conosco da ciranda/homenagem ao nosso povo nordestino, nossa gente. Foi uma experiência satisfatória e maravilhosa. Jamais nos esqueceremos desse momento e vamos guardar em nossos corações, pois, foi muito legal, o que todos vocês nos deixaram e que certamente, colocaram um sorriso em nossos rostos.  Lemos todas as mensagens com carinho, e após, as postamos em nossas páginas. Seremos eternamente, gratos. Muito O B R I G A D O, por tudo. 

Abraços do ALBERTO ARAÚJO.













APOIO NA DIVULGAÇÃO











Nenhum comentário:

Postar um comentário