quarta-feira, 23 de outubro de 2019

CINE JAZZ HOMENAGEIA JOÃO GILBERTO, NO SOLAR DO JAMBEIRO. NITERÓI. EM 29 DE OUTUBRO DE 2019, ÀS 19 HORAS. IMPERDÍVEL!

 


 

 
 
Cine Jazz homenageia João Gilberto no mês de outubro de 2019 acontece terça-feira, 29 de outubro de 2019, às 19h no Solar do Jambeiro, a edição de outubro do projeto Cine Jazz, que fará homenagem a João Gilberto, o grande ícone da bossa nova, falecido em julho deste ano. Após a exibição do filme, que traz momentos raros do musico gravados nos Estados Unidos e na Europa nas décadas de 60 e 80, o violonista e compositor Gabriel Improta apresentará um show com clássicos da MPB. A classificação indicativa é de 14 anos e a entrada é gratuita.
 
 
 
 
Considerado um artista genial por musicólogos e jornalistas especializados, João Gilberto revolucionou a musica brasileira ao criar uma nova batida de violão com influências do jazz para tocar samba: a bossa nova. O jeito suave de cantar, influenciado pelo jazzista Chet Baker, também foi visto como inovador no Brasil. Desde o lançamento do compacto que continha as canções "Chega de Saudade" e "Bim Bom", munido apenas da voz e do violão, começou uma revolução na música mundial. Dono de uma sonoridade original e moderna, João Gilberto levou a música brasileira ao mundo, principalmente para os Estados Unidos, Europa e Japão.
Tido como um dos músicos mais influentes no jazz americano do século XX, João Gilberto ganhou prêmios importantes nos Estados Unidos e na Europa, como o Grammy, em meio à beatlemania.
 
Gabriel Improta
 
O musico convidado da noite é o violonista e compositor Gabriel Improta, que atualmente é professor de violão da UNI-Rio. Improta atua há duas décadas como violonista e arranjador junto a importantes artistas da música brasileira, como Maria Bethânia, Caetano Veloso, Roberto Carlos, Carlinhos Brown, Paulo Moura e Francis Hime, entre outros, e participou de gravações com vários músicos, destacando-se Carlos Malta, Barrosinho (da Banda Black Rio), Carol Saboya (Revelação, no Prêmio Sharp) e seu pai, Tomás Improta.
 
Em 2004, o violonista lançou o CD de estréia, "É o Violão do Brasil", e nesse mesmo ano, foi um dos selecionados do Prêmio Visa de Música Brasileira. Apresentou o seu trabalho como solista de violão em festivais internacionais como o Festival de Guitarra de Havana, dirigido por Leo Brouwer, em 2002, em Cuba, e faz parte dos grupos Trio Cheio de Dedos (com José Paulo Becker e Sérgio Krakowscki), Garrafieira e Acorda Bamba.
 
O Cine Jazz é uma realização da Secretaria das Culturas de Niterói - FAN, com curadoria de Paulo Renato Rocha.
 
 
SERVIÇO
Cine Jazz homenageia João Gilberto
Artista convidado: Gabriel Improta
Data: 29 de outubro de 2019, terça-feira
Horário: 19h
Classificação indicativa: 14 anos
 
 
 
 
 
 
 
Local: Solar do Jambeiro
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 195 – Boa Viagem, Niterói
Telefones: 2109-2222 / 2109-2223
ENTRADA GRATUITA
 
 
APOIO NA DIVULGAÇÃO
 
 
 
 
 
 
 
 
 
FONTE
Departamento de Imprensa SMC/FAN
Secretaria Municipal de Cultura - Niterói
Fundação de Arte de Niterói - FAN

Nenhum comentário:

Postar um comentário