quarta-feira, 25 de março de 2020

CLASSIFICAÇÃO E EXTENSÃO VOCAL EM CANTORES LÍRICO-CLÁSSICOS.





Maria Callas foi uma soprano grega. Os críticos elogiavam sua técnica bel canto, sua voz de grande alcance e suas interpretações de profunda análise psicológica, caráteres que a levaram a ser saudada como La Divina. Seu tipo vocal era classificado como o raríssimo soprano absoluto.



Jessye Mae Norman foi uma soprano estado-unidense, ganhadora quatro vezes do Grammy. Esteve associada particularmente aos papéis das óperas de Verdi e Beethoven




CLASSIFICAÇÃO VOCAL FEMININA


No canto, podemos classificar as vozes em categorias diferentes de acordo com a extensão de notas que conseguimos emitir, ou seja, até onde conseguimos alcançar do mais grave até o mais agudo. Essa extensão de notas que conseguimos cantar pode ser chamada de classificação vocal, ou também de extensão vocal.

Cada pessoa tem uma extensão vocal, e isso depende de fatores como: dimensões da laringe e das pregas vocais (laringes e pregas vocais menores emitem notas que são mais agudas, enquanto laringes e pregas vocais maiores emitem notas mais graves).

Mas não se preocupe, para medir sua classificação vocal, não é preciso medir o tamanho de sua laringe. Basta realizar um simples teste para ver onde sua voz se encaixa.

Existem basicamente seis classificações vocais que, convencionalmente, foram divididas entre vozes masculinas e vozes femininas.

Classificações vocais masculinas: Tenor (voz mais aguda), Barítono (voz entre Tenor e Baixo) e Baixo (voz mais grave).

Classificações vocais femininas: Soprano (voz mais aguda), Mezzo-soprano (mezzo significa meio então é a voz entre soprano e contralto)  e Contralto (voz mais grave).

Obs: existem ainda outras classificação intermediárias, como 1º tenor, 2º tenor, etc. mas essas seis classificações acima são as mais básicas e comuns. Já é possível saber com boa precisão qual a sua extensão vocal considerando essas 6 categorias.

Podemos classificar as vozes dentro das categorias através de testes utilizando um instrumento musical para nos auxiliar. O instrumento indicado para estes testes é um teclado ou piano. Não importa o tamanho do teclado, se você pegar o dó central desse teclado (ou seja, o dó localizado bem na metade do teclado), esse será o C3 (dó 3). Caso você não saiba o nome das notas nesse instrumento, veja esse artigo. O número significa a oitava utilizada. Se quisermos tocar o dó localizado uma oitava abaixo do C3, teremos o C2, e assim por diante. Da mesma forma, uma oitava acima do C3 é o C4. Essa lógica serve para todas as notas.

Obs: a notação americana utiliza C4 como dó central. Nesse caso, estaremos utilizando C3, o que significa que a primeira oitava é o C0, não C1 como na notação americana.

Se você localizou o C3, a próxima tecla branca será o D3, depois o E3 e assim por diante.

Um dos testes que pode ser feito então é tocar as notas do piano e ao mesmo tempo cantar essas notas que estão sendo tocadas (pode-se fazer o som da letra “U” por exemplo). A lógica do teste é a seguinte: a região em que você se sentir mais confortável no momento de cantar, ou seja, não sentiu que teve que fazer muito esforço, sua voz não engasgou nem falhou e as veias do pescoço não ficaram aparentes, é a região em que sua voz se enquadra.

Em outras palavras, uma extensão vocal será definida como o intervalo que você consegue cantar sem dificuldades. Por exemplo, se você conseguir imitar/reproduzir o mesmo som das notas A1 até A3 sem dificuldades, significa que sua extensão vocal é barítono.

Se você preferir fazer esse teste com calma, ouvindo o som com auxílio de uma professora explicando tudo, confira a aula de classificação vocal do curso de canto Descomplicando a Música. Nesse curso você vai aprender muitos outros detalhes importantes para o canto além da classificação vocal.




Jonas Kaufmann é um tenor lirico spinto, alemão. Kaufmann, depois de estudar matemática, completou seus estudos no conservatório de sua cidade natal em 1994, tendo participado em "master classes" com James King, Hans Hotter e Josef Metternich.




Muito bem, observe abaixo as figuras com as regiões de cada classificação vocal:

VOZES MASCULINAS:

Extensão baixo
Barítono
Tenor

VOZES FEMININAS:
Extensão contralto
Mezzo-soprano
Soprano

Ao observar a classificação vocal de cantores famosos, podemos destacar alguns exemplos:

Vozes masculinas:

baixo: Barry White
barítono: Anderson Freire
tenor: Luan Santana

Vozes femininas:
contralto: Ivete Sangalo
Mezzo-soprano: Christina Aguilera
soprano: Mariah Carey

Mas afinal, como ter certeza sobre minha classificação vocal?

Embora características como o timbre, a estrutura corporal e a tessitura vocal (faixa de notas que conseguimos cantar com qualidade e sem esforço) devam ser consideradas, a análise da extensão vocal é a característica mais utilizada para se classificar uma voz.

É importante saber que, por vezes, a voz pode se encaixar em mais de uma classificação, ou seja, conseguimos cantar notas que abrangem mais de uma extensão. Nesses casos, a classificação vocal mais adequada é a região em que o cantor se sentiu mais à vontade ao emitir as notas.






TERMOS E EXPRESSÕES MUSICAIS USADOS NO CANTO


Você que gosta de cantar e estar por dentro das diversas técnicas de canto, com certeza, já deve ter ouvido falar sobre expressões como “MELISMAS”, “FALSETE” e “VIBRATO” e outros, mas você sabe o que essas palavras significam?! A equipe do Descomplicando a música preparou para você um dicionário de 19 termos e expressões comumente usados no canto. Confere aí!

MELISMA: técnica vocal em que uma sequencia de notas é cantada, em um curto espaço de tempo, utilizando uma mesma sílaba. Os cantores usam essa técnica para conferir dinâmica para as músicas, ou seja, não deixar a música ficar sem graça!


EXTENSÃO VOCAL: é a faixa de notas da mais grave até a mais aguda que conseguimos cantar; Quando falamos que um cantor tem um bom alcance vocal ou uma boa extensão significa que o cantor consegue cantar notas bem graves e também bem agudas.


WHISTLE REGISTER: a palavra “whistle”, na língua inglesa, significa assobio, e este tipo de registro vocal recebe esse nome porque o som que o cantor faz lembra um assobio ou um apito.

POTÊNCIA: é a força com que o som é emitido.

CANTO GUTURAL: é uma técnica vocal em que o som emitido é rouco/grave. Essa técnica é utilizada por bandas de heavy metal, hard Rock, entre outras.


FALSETE: é um tipo de “registro vocal”, ou seja, é uma conformação que as pregas vocais adquirem de maneira que o cantor consegue alcançar notas bem agudas.

DICÇÃO: é a forma com que as palavras são pronunciadas. Ter uma boa dicção significa cantar as palavras da música de maneira clara, ou seja, não enrolando a pronuncia; fazer exercícios como os “trava línguas” é uma ótima forma de treinar sua dicção!


VIBRATO: é uma técnica vocal em que fazemos uma pequena vibração/oscilação em uma nota para dar ênfase Serve para tornar as músicas mais dinâmicas e expressivas.

BELTING: é uma técnica vocal que torna o som emitido com “brilho” e com boa projeção. O cantor necessita ter um bom apoio diafragmático, portanto, se você deseja aprender está técnica, aposte nos exercícios de respiração diafragmática para fortalecer seu apoio na hora de sustentar as notas! Observe abaixo os exemplos e preste atenção na projeção das notas agudas.

AQUECIMENTO: exercícios vocais que são feitos antes de começar a cantar para preparar as pregas vocais. Observe no vídeo abaixo alguns exercícios de aquecimento:

CONTRALTO: é o nome de uma categoria de classificação vocal de vozes femininas mais graves, portanto, as mulheres que conseguem alcançar notas mais graves são classificadas como “contralto”.


SOPRANO: é o nome de uma categoria de classificação vocal de vozes femininas mais agudas, portanto, as mulheres que conseguem cantar notas mais agudas são classificadas como “soprano”.


MEZZO SOPRANO: é o nome de uma categoria de classificação vocal de vozes femininas. Nessa categoria se encaixam a vozes intermediárias e mais flexíveis que tem alcance tanto de notas mais agudas quando das notas mais graves.


BAIXO: é o nome de uma categoria de classificação vocal de vozes masculinas. Nessa categoria se encaixam os cantores que alcançam as notas mais graves.


TENOR: é o nome de uma categoria de classificação vocal de vozes masculinas. Nessa categoria se encaixam os cantores com vozes que alcançam as notas mais agudas


BARÍTONO: é o nome de uma categoria de classificação vocal de vozes masculinas. Nessa categoria se encaixam as vozes masculinas intermediárias, em outras palavras, o barítono não alcança notas tão graves quando os baixos nem tão agudas quanto os tenores.


DUETO: é uma música cantada por duas pessoas.


SEGUNDA VOZ: é uma voz que acompanha a melodia principal. É uma técnica muito utilizada por vocalistas dos mais diversos estilos musicais. Observe abaixo um exemplo de segunda voz (4’16”):


TIMBRE: é o que diferencia a voz de cada um. Para entender melhor este termo, pense na seguinte situação: alguém que nos conhecemos liga e, mesmo sem enxergar a pessoa, logo conseguimos identificar de quem é a voz ao telefone. É pelo timbre que reconhecemos/distinguimos as vozes, ou seja, ele é a “identidade” da voz. O timbre de cada um de nós é único! Interessante, não é mesmo?



 APOIO NA DIVULGAÇÃO









Nenhum comentário:

Postar um comentário