sexta-feira, 27 de março de 2020

JULIO CEZAR VANNI FILHO DE ITALIANO DE LUCCA -TOSCANA HOMENAGEM DO FOCUS PORTAL CULTURAL

 
CLICAR NA IMAGEM PARA ASSISTIR AO FILME
 

 
OU CLICAR NO LINK DO CANAL YOU TUBE
DO FOCUS PORTAL CULTURAL
 
 
 
 
 
JULIO CEZAR VANNI: 93 ANOS DO NASCIMENTO E 6 ANOS DO ENCANTAMENTO. HOMENAGEM AO ESCRITOR, HISTORIADOR,  ACADÊMICO JULIO CESAR VANNI. SAUDADES!
Link da homenagem em que fizemos ao acadêmico Julio Vanni está postada no Canal You Tube do Focus Portal Cultural. Clicar no Link:  https://youtu.be/EY7bdrRES20
 
 
 
Em 27 de março de 2020(sexta-feira) o "Focus Portal Cultural" é tomado por grande emoção, verdadeira exultação por homenagear o escritor e acadêmico Julio Cesar Vanni pelos 93 anos de nascimento e os 6 anos de encantamento. O intelectual era "linkado" às origens historiográficas de forma irrevogável. Companheiro muito querido por todos os acadêmicos, ao partir deste mundo, presidia o Cenáculo Fluminense de História e Letras, e que vivo estivesse, em 25 de março de 2020, completaria 93 anos. Curioso, e importante noticiar, que março foi o mês que o trouxe e o levou deste mundo, o nobre intelectual, nascera em 25 de março de 1927 e falecera em 27 de março de 2014. 
 
 
Existem pessoas que Deus coloca em nossa vida para nos dar Paz. Que nos incitam a seguir pelo caminho do bem. Pessoas que nos contagiam com seus sorrisos, que são suportes quando, às vezes, nos falta o chão. Que pensam e repensam, buscando uma maneira de nos fazer o bem. Que nos abraça, estendendo a mão nos momentos dos dissabores e divide conosco as suas alegrias e, na trajetória, nos alenta e contribuem para nossos ideais, para mantermos a chama acesa da esperança. Existem pessoas que sempre estão prontas para retirar as pedras do caminho para que possamos, com ardor, dignificar a nossa missão terrena, que plantam uma semente bondosa dentro de nossos corações, ali, passam a morar com todo afeto e carinho. Inserida a estas pessoas está o nobre companheiro e confrade Julio Cezar Vanni. Mas, infelizmente, chega o momento da partida para a eternidade divina, deixando-nos tristes e numa melancolia abismal.
 
A denominação de Julio, desde o berço, emitiu sinais de que viria a ser a pessoa brilhante, de memória prodigiosa, organizado e com um dinamismo contagiante. Aquele homem, que tinha a cara de italiano fidalgo, mas de jeito bem humanista dos brasileiros, foi predestinado a criar uma obra que implantaria raízes no mundo fantástico da sua gente. Tudo nele apontava para essa configuração brilhante, do particular à extremista competência.
 
Seu segundo nome Cezar vem do Latim. Derivado do nome pessoal César, nome dos imperadores romanos, depois de Augusto César. Caracterizado com autoconfiança excepcional, muito disciplinado, transmite sucesso e prestígio.
 
O sobrenome Vanni é germânico, significa Terra Verdejante. Um codinome de Giovanni que significa filho de Deus. Identifica uma alcunha comum na Toscana, terra natal de seus ancestrais.  O Vanni mais antigo da história foi Vanni Fucci, citado no livro Inferno da Divina Comédia, de Dante Alighieri.
 
Imortal, sempre generoso, embora cercado de admiradores, de aplausos, jamais deixava de olhar em torno a procurar pessoas capazes, na ânsia de incorporá-los à sua auréola amiga. O maior fascínio foi querer unir à sua história e a tradição aos dois países de sua ancestralidade. Valorizava a cultura, os gestos imorredouros jamais se apagarão de nossas mentes. 
Foi meu confrade, no Instituto Histórico e Geográfico de Niterói, inclusive, eu tenho a honra e a graça de ser sucessor de sua Cadeira, cuja, é patronímica de seu compatriota Américo Vespúcio. 
 
Sempre apreciei a sua brasilidade. Como sabia paralelizar os sentimentos. Além desses atributos, foi um escritor exímio, publicou inúmeras obras, que se estendem da poesia patriota a textos historiográficos. Que estilo construtor ele possuía, pois tomou de sua pena mágica e a abodegou de anseios, e sobre tudo de vidas oriundas da Itália e do Brasil, vestiu da seara pungente dos historiadores, e a intercambiou com a cultura mundial.
Julio Cesar Vanni é um desses eternos que nos orgulha e, sobretudo os que fincam as suas raízes, na história e na topografia da alma da gente e transporta para todos os engrandecimentos.  Estou convencido de que Julio Cesar Vanni e sua obra instalaram-se para sempre no coração fluminense.
 

Capa do Livro: JULIO CEZAR VANNI -
FILHO DE ITALIANO DE LUCCA - TOSCANA DE ALBERTO ARAÚJO.
 

 
Julio Cezar Vanni e Alberto Araújo
 
 
 
 
 
APOIO NA DIVULGAÇÃO
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário