quarta-feira, 18 de março de 2020

AS 5 MAIORES BIBLIOTECAS DO MUNDO



AS 5 MAIORES BIBLIOTECAS DO MUNDO





1° – LIBRARY OF CONGRESS – WASHINGTON (ESTADOS UNIDOS) - Localizada em Washington, Estados Unidos, a Biblioteca do Congresso conta com um acervo de aproximadamente 155 milhões de exemplares. O local abriga documentos, jornais e mais de 32 milhões de livros em mais de 470 idiomas diferentes. Há ainda manuscritos, dados numéricos, áudios e mapas. Esta biblioteca é considerada a maior do mundo, tanto em espaço físico quanto em material catalogado.









2° – BRITISH LIBRARY – LONDRES (INGLATERRA) - A Biblioteca Britânica está situada em Euston Road, em Londres. O local conta com um acervo de mais de 150 milhões de exemplares. O grande destaque da biblioteca, são suas coleções raras, como os manuscritos de Jane Austen, James Joyce, Leonardo da Vinci e dos Beatles.









3° – NEW YORK PUBLIC LIBRARY – NOVA IORQUE (ESTADOS UNIDOS)  - A segunda maior biblioteca dos Estados Unidos, a Biblioteca Pública de Nova York, está localizada na ilha de Manhattan. O acervo da biblioteca é de aproximadamente 53.1 milhões de exemplares catalogados. O prédio, que chama atenção por sua arquitetura, acabou virando ponto turístico e tem a sua própria loja de souvenir. Frequentemente o local abriga exposições de arte.











4° – BIBLIOTECA DO ESTADO RUSSO – MOSCOU (RÚSSIA) - Localizada em Moscou, na Russia, esta biblioteca conta com um acervo de mais 44.4 milhões de exemplares catalogados. Esta biblioteca foi formada a partir da Biblioteca Załuski, conseguida após a conquista de Varsóvia. em 1794. A antiga biblioteca possuía cerca de 400.000 volumes e foi declara como propriedade do governo russo como um prêmio da guerra. O acervo se encontra disposto em cerca de 280 quilômetros de prateleiras. O local guarda muitos livros e documentos da antiga União Soviética.








5° – BIBLIOTECA NACIONAL DA RÚSSIA – SÃO PETERSBURGO (RÚSSIA)  - Localizada em São Petersburgo, a Biblioteca Nacional da Rússia surgiu a partir da Biblioteca Pública Imperial, fundada em 1795, por Catarina, a Grande. O local possui um grande acervo original de documentos em russo e diversos outros idiomas, contabilizando aproximadamente, 36,5 milhões de exemplares.












Nenhum comentário:

Postar um comentário