sábado, 7 de março de 2020

MULHER CRIATURA DIVINA POESIA DE ALBERTO ARAÚJO. UMA HOMENAGEM A TODAS AS MULHERES. EM 08 DE MARÇO DE 2020.

 
 






MULHER CRIATURA DIVINA

MULHER!
Através, de o olhar observador.
Eu vejo a sublime criação divinal,
Em cada cor e rosto sedutor
o fascínio delicado e angelical.

MULHER!
Constrói maravilhas, no dia-a-dia.
Menina-moça-mulher amorosa poesia.
Charmosa e lutadora.
Flor carinhosa e sedutora.

MULHER!
Enfrenta as dificuldades da vida,
com coragem e vigor.
Com a espada da paixão,
planta o bosque do amor.

MULHER!
Amante e companheira.
Compreensiva e verdadeira.
É a rima perfeita da poesia.
Símbolo da consistência,
no jardim da alegria.
  © Alberto Araújo



Homenagem do Focus Portal Cultural,
no Dia Internacional da Mulher. Em 08/03/20.









TODOS OS DIAS DO ANO A MULHER É PRESENÇA MARCANTE EM NOSSOS CORAÇÕES, SER DIGNO DE APLAUSOS E ADMIRAÇÃO.



Todos os dias do ano a MULHER é homenageada, impreterivelmente, é presença destacada e está presente durante todo o ANO, embelezando e engalanando os nossos olhares e corações!

Vejamos a seguir o CALENDÁRIO ANUAL da forte presença da MULHER durante o ano inteiro, ilustração organizada pelo FOCUS PORTAL CULTURAL.  É assim:

JANEIRO: Mês da CONFRATERNIZAÇÃO UNIVERSAL, quem enfeita todo o mês e organizando, participando com AMOR e dedicação é a MULHER.

FEVEREIRO, mês do CARNAVAL, quem enfeita, aformoseia, proclama as vicissitudes (faz a diferença/provoca-nos para melhor transformação) é a MULHER.

MARÇO é o mês do DIA INTERNACIONAL DA MULHER, quem é homenageada, quem merece todas as nossas reverências, quem embeleza a vida é a MULHER.

ABRIL mês da SEMANA SANTA, mas quem passa todo o tempo rezando, com a sua sapiência, pedindo sagradas bênçãos e adornando o ALTAR DO AMOR é a MULHER, nessa época Nossa Senhora sofreu e consolou JESUS CRISTO, merece as nossas devoções sagradas a MULHER.

MAIO, o mês MAIOR, o período todo é dedicado a MARIA, NOSSA SENHORA, NOSSA RAINHA MÃE. As referências dos Evangelhos e do Atos dos Apóstolos a MARIA, MÃE DE JESUS, portanto a sagrada mulher, deixam ver muito da elevada criatura, escolhida para tão alta missão. São Paulo, na Carta aos Gálatas (4,4), dá a entender claramente, que, no pensamento divino de nos enviar o Seu Filho, quando os tempos estivessem maduros, uma Mulher era predestinada a no-Lo dar. Para que se compreenda a presença da Virgem Maria nesta predestinação divina, a Igreja, na festa do dia 8 de dezembro, aplica à Mãe de Deus aquilo que o livro dos Provérbios (8, 22) diz da sabedoria eterna: “Os abismos não existiam e eu já tinha sido concebida. Nem fontes das águas haviam brotado nem as montanhas se tinham solidificado e eu já fora gerada. Quando se firmavam os céus e se traçava a abóboda por sobre os abismos, lá eu estava junto dele e era seu encanto todos os dias”. Era, pois, a predestinada nos planos divinos.  Para se perceber melhor o perfil materno de Nossa Senhora, três passagens bíblicas podem esclarecer isso.

A primeira passagem do Evangelho esclarecedora da personalidade de Maria a MULHER SAGRADA é a que nos mostra seu silêncio e sua humildade. O anjo a encontra na quietude de sua casa, rezando, para dizer-lhe que fora escolhida por Deus para dar ao mundo JESUS CRISTO, o SALVADOR. Ela se assusta com a mensagem celeste, porque, na sua humildade, nunca poderia ter pensado em ser escolhida do Altíssimo. Acolhe assim, por vontade divina, a palavra do mensageiro, silenciosamente, sem dizer, nem sequer ao noivo, José, o que nela se realizava. Deus tem o direito de escolher e por isso ela diz apenas o generoso “sim” que a tornou Mãe de Deus.

A segunda passagem é a das BODAS DE CANÁ, que realça a intercessora. Quando percebeu o olhar feminino que tudo vê e tudo observa, estar faltando vinho, sussurra no ouvido do Filho sua preocupação e obtém, quase sem pedir, apenas sugerindo, o milagre da transformação da água em generoso vinho. Ela é, de fato, a MULHER que se interessa pelos filhos de Deus que são seus filhos.

A terceira passagem de MARIA-MÃE-MULHER é sua corajosa atitude diante do sofrimento. Ao apresentar o seu Jesus no templo, ouve a assustadora profecia do velho Simeão: “Uma espada de dor transpassará a tua alma”. Pouco mais tarde, estreitando ao peito o Menino Jesus, deve fugir para o Egito com o esposo, para que a crueldade de Herodes não atingisse a Criança que – pensava ele, Herodes – lhe poderia roubar o trono. Quando seu Filho tem doze anos, desencontra-se dele e, ao achá-Lo após três dias, queixa-se amorosamente: “Por que fizeste isto? Eu e teu pai te procurávamos, aflitos”.

Sua coragem se confirma na Paixão e Crucifixão de Jesus. De pé, ali no Calvário, sofre e associa-se ao sacrifício do Redentor. É a MULHER FORTE, a mãe corajosa e firme, a quem a dor não derruba. De fato, a espada de Simeão lhe atravessara a alma e o coração. É a Mulher a Senhora das Dores.

Portanto o mês de Maio inteiro é dedicado a MULHER a NOSSA SENHORA, pela piedade cristã, é um convite para voltarmos nosso olhar a esta Mulher querida para pedir-lhe que abra as mãos maternas em bênção de carinho sobre nossos passos nesta difícil estrada da vida.

JUNHO, mês das festas juninas, quem enfeita toda essa cultura é a MULHER. Produz e organiza com amor todas as manifestações. Está presente, é homenageada também neste mês.

JULHO, mês de NOSSA SENHORA DO CARMO. Nossa Senhora do Monte Carmelo ou Nossa Senhora do Carmo é o título dado à Maria, mãe de Jesus, em honra de sua função como padroeira da Ordem Carmelita. Os primeiros carmelitas foram os eremitas que viviam no Monte Carmelo, na Terra Santa, entre o final do século XII e meados do século XIII.

AGOSTO é o mês dedicação da BASÍLICA DE SANTA MARIA MAIOR. 
SANTA MARIA MAGGIORE OU BASÍLICA DE SANTA MARIA MAIOR é uma das quatro basílicas maiores, uma das sete igrejas de peregrinação e a maior igreja mariana de Roma, motivo pelo qual ela recebeu o epíteto de "Maior".

SETEMBRO é mês da festividade da NATIVIDADE DE NOSSA SENHORA. O nascimento de Nossa Senhora ou a Natividade de Maria é uma festa litúrgica das Igrejas Católica e Anglicana, celebrada no dia 8 de setembro, nove meses após a sua Imaculada Conceição, celebrada em 8 de dezembro. Também é celebrada pelos cristãos sírios em 8 de setembro e pelos cristãos.

OUTUBRO, mês das crianças, quem colocou as crianças no mundo foi a MULHER é também o mês de NOSSA SENHORA APARECIDA. Nossa Senhora da Conceição Aparecida, popularmente, chamada de Nossa Senhora Aparecida, é a padroeira do Brasil.

NOVEMBRO, mês da apresentação da SANTÍSSIMA VIRGEM MARIA. Esse acontecimento é atestado pela Sagrada Tradição e reconhecido pela Igreja Católica, que o celebra com uma festa mariana singular. Ao celebrar essa memória, meditemos sobre a piedosíssima atitude desta celeste MULHER, que se consagrou totalmente, a Deus, desde a sua mais tenra idade.

DEZEMBRO, o mês da Solenidade da Imaculada Conceição de Nossa Senhora. Celebramos neste mês, uma das festas mais bonitas e populares da Virgem Maria: a Imaculada Conceição. Maria não só não cometeu pecado algum, mas foi preservada até da herança comum do gênero humano que é o pecado original. E isto devido à missão para a qual Deus a destinou desde o início: ser a Mãe do Redentor. Tudo isto está contido na verdade da fé da “Imaculada Conceição”. O fundamento bíblico deste dogma encontra-se nas palavras que o Anjo dirigiu à jovem de Nazaré: “Alegra-te, cheia de Graça, o Senhor está contigo!” (Lc1, 28). É o mês do Natal, período de maior relevância, porque quem trouxe ao mundo o NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, foi uma MULHER, NOSSA MÃE MAIOR.

Portanto, durante todo o ANO a MULHER está presente, é presenteada em seus valores, amores, vida sagrada.  Por ser essa criatura Divinal! A qual todos nós os homens, tem muito que se alegrar porque sem a MULHER os homens não são nada. Sem a MULHER a vida não tem sentido, sem a MULHER não existe ALEGRIA NA VIDA.

Então devemos muito a MULHER, e muito temos que nos Alegrarmos! Orgulhamos-nos e agradecermos ao Espírito Santo, a dádiva divina. Obra do Criador que gerou um Coração Cheio de AMOR!

A toda geração MULHER os nossos mais sinceros aplausos, pessoa aclarada e iluminada!



ALBERTO ARAÚJO - 
editor do FOCUS PORTAL CULTURAL













Nenhum comentário:

Postar um comentário