domingo, 15 de março de 2020

O CINEMA ICARAÍ ESTÁ VOLTANDO!








O Cinema Icaraí foi construído entre as décadas de 1930 e 40 em estilo Art Déco. Era considerado o último remanescente dos chamados cinemas de Rua em Niterói. O edifício foi tombado pelo INEPAC - Instituto Estadual do Patrimônio Cultural.

A Universidade Federal Fluminense assinou no ano de 2019, o Termo de Cessão do Cinema Icaraí à Prefeitura de Niterói, na Região Metropolitana. O local fechou as portas em 2006, quando era administrado pelo Grupo Severiano Ribeiro.

O acordo prevê a concessão do espaço à Administração Municipal por 40 anos e, em contrapartida, o apoio da Prefeitura a projetos da UFF relacionados ao audiovisual e economia criativa e obras do IACS, o Instituto de Artes e Comunicação Social.

Segundo o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, o valor investido deve ser de algo em torno de R$ 40 milhões a R$ 50 milhões. Ele afirma que o projeto vai ajudar a consolidar a vocação da cidade para o cinema.

Rodrigo Neves diz que o projeto básico da restauração do prédio deve ficar pronto no segundo semestre deste ano. A reforma prevê a recuperação total do telhado, revitalização das fachadas, com recomposição do modelo original, bem como dos pisos, paredes e tetos, além da troca de esquadrias, instalações elétricas, hidráulicas e de transmissão de dados.

A Orquestra Sinfônica Nacional também será beneficiada, com palco para ensaios e espaço adequado para instrumentos e partituras. A previsão para início das intervenções é no primeiro semestre de 2020 e a intenção da Prefeitura é abrir as portas do Cinema Icaraí no fim do ano que vem.

O corretor imobiliário Romero Gustavo Amado dos Santos, de 58 anos, comemora a possibilidade de reabertura do espaço. Ele diz que foi no Cine Icaraí onde ele se apaixonou pela primeira vez em 1976. O funcionário público, Roberto de Abreu, também de 58 anos, lembra com saudade de suas tardes no local.










COMENTÁRIO DA EDITORIA DO FOCUS




Um sonho para quem conheceu as suas estruturas. E outro sonho para quem não curtiu as suas dependências. Principalmente, a todos nós que somos residentes novos em nossa cidade. No entanto. Muitos assistiram filmes. Mas acreditem, nunca lemos se quer crônicas/matérias de cinéfilos que nas tardes/noites de domingo tenham assistidos aos importantes filmes que foram exibidos na tela do CINEMA ICARAÍ. Sabemos de algumas informações que nos são passadas pelo nosso confrade Sávio Soares de Sousa. Acreditamos muito na parte: Primeiro tem que concretizar as ideias. Refazer o que foi perdido. Não o que foi perdido pelo tempo. Mas a memória de um PATRIMÔNIO. Temos que dar um crédito. Por tantas descrenças da gente, acabam as coisas se tornando algo negativo. Por essa questão. Vamos dar um CRÉDITO aos idealizadores do projeto "renovador". Depois fazemos as nossas críticas. POSITIVA ou NEGATIVA. Por isso. Temos que ter a esperança que esse PATRIMÔNIO ainda será eternizado e com um futuro promissor em forma: TEATRAL, PALESTRAS, MÚSICAS e EVENTOS em prol da cultura, e porque não aos idosos, os mesmos cinéfilos que um dia sentaram na primeira fila para assistirem na 'TELONA" os seus ídolos do cinema. Até PORQUE muito dessas pessoas já faleceram. #cinemaicaraioretorno. Sugestão também para uma grande manifestação de alegria e apoio em prol desse PATRIMÔNIO DE NITERÓI

Abraços do ALBERTO ARAÚJO editor do FOCUS.








Um comentário:

  1. Que ótima notícia! É triste passar pelo local e ver o estado em que se encontra. Finalmente uma luz no fim do túnel!
    Grata .
    Belvedere Bruno

    ResponderExcluir