quinta-feira, 5 de março de 2020

IMPLANTAÇÃO DO BUSTO DO JURISTA JORGE FERNANDO LORETTI, NA PRAÇA DO INGÁ, NITERÓI-RJ. EM 05 DE MARÇO DE 2020.



 
Busto de Dr. Jorge Fernando Loretti,
exposto na Praça César Tinoco, Ingá, Niterói, RJ.
(Crédito de todas as fotos: Murilo Lima)




A PRAÇA CÉSAR TINOCO, NO INGÁ, NITERÓI, RJ ganhou um monumento histórico em homenagem ao DR. JORGE FERNANDO LORETTI. O busto em homenagem ao jurista, acadêmico e desembargador Jorge Fernando Loretti foi inaugurado às 10h desta quinta-feira dia 05 de março de 2020, na Praça César Tinoco, no Ingá, bairro da Zona Sul de Niterói.

A homenagem é promovida pela Prefeitura de Niterói, município em que Dr. Loretti vivia. Jorge Fernando Loretti nasceu em 25 de agosto de 1924, na cidade do Rio. Sua morte aconteceu em 13 de maio de 2016, aos 91 anos.

O busto de bronze tem a produção do artista plástico niteroiense Rodrigo Pedrosa. O artista plástico foi convidado pela Fundação de Arte de Niterói (FAN).

O Doutor Jorge Loretti, além de um grande magistrado, político, literato e acadêmico, era um grande niteroiense apaixonado por Niterói. Ele também tinha uma biblioteca pessoal com um acervo extraordinário e, além dessa homenagem, eu já vinha conversando com a dona Cleia, viúva de Doutor Jorge Fernando Loretti, para levar esse acervo para o Memorial Roberto Silveira, no Caminho Niemeyer, e criar ali uma biblioteca Jorge Loretti”, disse o prefeito Rodrigo Neves.

A inauguração de desse busto é mais uma referência de um nome que fez história em Niterói e isso é uma forma de referenciar e dar destaque a pessoas que foram muito importantes na vida da cidade. Com certeza doutor Loretti é um desses nomes”, disse Axel Grael.

Para todos nós de Niterói, Jorge Loretti era uma pessoa muito querida, e esse local onde prestamos a ele essa homenagem era muito especial. Era um cantinho da cidade que ele frequentava e gostava muito”, disse Comte Bittencourt.

Falando em nome da família, Ricardo Loretti, neto de Jorge Loretti, lembrou a trajetória do avô, que presidiu o Tribunal de Justiça entre 1991 e 1992 e foi membro da Academia Fluminense de Letras. Graduado em 1947 pela Faculdade de Direito de Niterói, Jorge Loretti integrou o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil e o Instituto dos Advogados Brasileiros, seção do Estado do Rio de Janeiro. Em 28 de dezembro de 1979, foi promovido ao cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. Dedicou-se também ao magistério, sendo professor titular do Departamento de Direito Público da Faculdade de Direito, membro do Conselho Universitário de Ensino e Pesquisa, além de diretor do Centro de Estudos Sociais Aplicados da Universidade Federal Fluminense.




"Dr. Loretti foi presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, do Tribunal Regional Eleitoral, do Conselho de Magistratura do Estado e da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro. Além disso, foi presidente da Academia Niteroiense de Letras e secretário da Casa Civil do governador Roberto Silveira. “É um reconhecimento lindo e ele era um homem de uma mente brilhante, tinha uma grande oratória e um humor único. Tenho muito orgulho de ter tido ele como tio e muito orgulho de carregar o sobrenome Loretti”, comemorou a sobrinha, a advogada Cecília Loretti.

Loretti iniciou sua carreira política ao lado do ex-governador Roberto Silveira, seu colega na Faculdade de Direito de Niterói, despontando como grande orador. Presidiu a União Nacional dos Estudantes (UNE) e a União Fluminense dos Estudantes (UFE). Colou grau de bacharel em 1946 e em seguida fez o doutorado na Faculdade Nacional de Direito, no Rio de Janeiro.

Foi secretário de governo de Roberto Silveira e, depois, de Badger Silveira. Foi desembargador por 17 anos do Tribunal de Justiça do Estado do Rio, o qual também presidiu, assim como o Tribunal Regional Eleitoral. No governo Marcelo Alencar foi secretário estadual de Justiça.

Lembrado como um dos maiores intelectuais de Niterói. Presidira por mais de uma vez a Academia Niteroiense de Letras e por muitos anos foi consultor jurídico da Universidade Federal Fluminense, onde teve participação ativa na sua transformação em universidade como um dos fundadores.

Morou a vida toda no Ingá, na mesma casa da Rua Paulo Alves. Dono de uma memória e de um saber jurídico, além de rara inteligência, era respeitadíssimo pelo seu vasto conhecimento.

O jurista e desembargador aposentado JORGE FERNANDO LORETTI, 91 anos, FALECEU em 13 de maio de 2016 e foi velado na sexta-feira dia 13/05/2016, no plenário da Câmara de Vereadores de Niterói. O sepultamento aconteceu em 14 de maio, às 9h, no cemitério de Charitas, na Zona Sul de Niterói.



************************************



COMENTÁRIO DO ALBERTO ARAÚJO

Linda homenagem ao Dr. Jorge Fernando Loretti! Intelectual, que por muitos anos foi um grande incentivador/apoiador da cultura fluminense. Memorialista e acadêmico admirável. Portanto merece a homenagem histórica. Além, foi nosso mestre, personalidade cultíssima. Tivemos o privilégio de sermos os seus pares. Justa homenagem, a qual ficará para sempre exposta na CESAR TINOCO, Ingá, Niterói, RJ. MEMÓRIA. Alberto Araújo - editor do Focus.


******************************


CLICAR NO LINK DO CANAL YOU TUBE DO FOCUS PORTAL CULTURAL para assistir ao filme da CONVERSA LITERÁRIA DE JORGE FERNANDO LORETTI, NA ACADEMIA NITEROIENSE DE LETRAS. EM 27 DE JUNHO DE 2012.


CLICAR AQUI




Agradecemos ao fotógrafo Murilo Lima por gentil envio das fotos, que serviram para a ilustração desta postagem. OBRIGADO, prezado Murilo Lima. Alberto Araújo -editor do FOCUS PORTAL CULTURAL

CRÉDITO PARA AS FOTOS:
MURILO LIMA.



POSTADO TAMBÉM NO FACEBOOK DO FOCUS








Clea Loretti posa ao lado do Busto 
do Dr. Jorge Fernando Loretti, 
na Praça César Tinoco, Ingá, Niterói

Dr. Waldenir de Bragança, Dra. Márcia Pessanha
e a acadêmica Uyara Schiffer.



Clea Loretti e familiares.



APOIO NA DIVULGAÇÃO









Um comentário:

  1. Bela e merecida homenagem. Parabéns a Rodrigo Pedrosa pela excelência do trabalho.

    Belvedere Bruno

    ResponderExcluir