domingo, 29 de março de 2020

MEMÓRIA DO FOCUS PORTAL CULTURAL. SOLENIDADE DE IMPLANTAÇÃO DO BUSTO DE LUÍS ANTÔNIO PIMENTEL NA PRAÇA GETÚLIO VARGAS, EM ICARAÍ. NITERÓI, DIA 22 DE NOVEMBRO DE 2015.

 
(CLICAR NA IMAGEM PARA ASSISTIR AO FILME)
 

 
 
OU CLICAR NO LINK DO CANAL YOU TUBE DO
FOCUS PORTAL CULTURAL
 
https://youtu.be/7_F4WssrW9w 
 
 


MEMÓRIA DO FOCUS PORTAL CULTURAL. SOLENIDADE DE IMPLANTAÇÃO DO BUSTO DE LUÍS ANTÔNIO PIMENTEL NA PRAÇA GETÚLIO VARGAS, EM ICARAÍ. NITERÓI, DIA 22 DE NOVEMBRO DE 2015.
 
 
 
O dia 22 de novembro de 2015 (domingo) foi marcado com uma emblemática e importante homenagem para todos os niteroienses. Justamente no dia do aniversário de nossa cidade, a Praça Getúlio Vargas, em Icaraí, foi agraciada para sempre com o Busto de Bronze do poeta, jornalista e escritor Luís Antônio Pimentel o "Arconte da Memória Fluminense", alcunha atribuída pela escritora Dalma Nascimento em inúmeras publicações.
 
Com o intuito de representar, estimar e deixar perene a nobre presença de Pimentel como legítimo representante da literatura, fotografia, jornalismo e cultura, o curador Paulo Roberto Cecchetti teve a ideia e a iniciativa genial de implantar bem no centro da Praça Getulio Vargas o Busto do historiador e memorialista. O publicitário foi apoiado pelo vereador Bruno Lessa e diversos seguidores da tradição niteroiense, que recolheu mais de 300 assinaturas de todos os amigos e pares acadêmicos de Pimentel, como era chamado carinhosamente pela confraria de adeptos.
 
A solenidade foi aberta ao público e direcionada à comunidade intelectual, a amigos, professores, jornalistas, fotógrafos, etc. A sua companheira por muitos anos, Zuleika Hallais, descerrou às 10 horas pontualmente a faixa que cobria o busto de bronze confeccionado pela escultora e artista plástica Jô Grassini. Diversas personalidades do mundo literário, jornalístico e político de Niterói estiveram presentes a festividade, dentre tantos: Os familiares Zuleika Hallais Walsh; Carlos Eduardo. Os políticos Bruno Lessa (tem uma entrevista dele no filme); José Haddad. A escultora Jô Grassini. Os intelectuais Paulo Roberto Cecchetti (tem uma entrevista dele no filme); Márcia Pessanha; Leda Mendes Jorge; Neide Barros Rêgo, Eneida Fortuna Barros; Sávio Soares de Sousa(tem uma entrevista dele no filme); Matilde Slaibi Conti; José Conti; Liane Arêas; Sandro Rebel; Cyana Leahy-Dios; O designer gráfico Will Martins. Os artistas plásticos Robert Preis; Angela Gemesio; Shirley Araújo; Renata Palmier representando a Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro. Os jornalistas Belvedere Bruno; Hilário Francisconi; Alberto Araújo; Guadalupe, vários amigos e muitos familiares de Pimentel, inclusive alguns vieram de Miracema, terra natal do poeta.
O importante emblema ficará eternizado bem no coração da Praça Getúlio Vargas ao lado da - estátua do Almirante Ary Parreiras que foi uma figura importante na história da política brasileira. Sobrinho do pintor Antônio Parreiras, entalhe feito pelo escultor Onório Peçanha pela ocasião de sua morte. Ary Parreiras foi uma personalidade admirada por Pimentel, segundo P.R.Cecchetti. Portanto a escultura do poeta será uma representação importante para memória de nossa metrópole.
 
Luís Antônio Pimentel, poeta luminar, com inúmeros livros de vários estilos e temas diferentes publicados, deixou marcas inapagáveis nas letras fluminenses. Coletou admiradores com seus haicais inesquecíveis que agora continuam a cadeia da tradição por intermédio de seus muitos adeptos.
 
Ele partiu no alto dos seus 103 anos, porém sua presença, doravante, ficará perenizada bem no coração da Praça Getúlio Vargas, para o povo de Niterói não se esquecer da sua participação na cultura fluminense, uma vez que ele foi jornalista, presidente de honra do Grupo Mônaco, membro do Instituto Histórico Geográfico de Niterói e de várias Academias de Letras da cidade. Além de tantas atividades, ele, desde cedo, se voltou para o estudo de provérbios culturais e dos topônimos tupis.
 
Tentando seguir o exemplo do grande Pimentel, que sempre registrava com sua Nikon os mais relevantes momentos culturais de Niterói, nós, aqui do Focus Cultural – através da presença do seu diretor, Alberto Araújo –, fixaremos em imagens as cenas representativas da homenagem, mais do que justa. PARA SEMPRE PIMENTEL!!!






 

Nenhum comentário:

Postar um comentário