terça-feira, 3 de março de 2020

EXPOSIÇÃO “UM DEDO DE ARTE: O MUNDO POP, SURREAL E DIGITAL” GALERIA LA SALLE — UNILASALLE-RJ — RUA GASTÃO GONÇALVES, 79, SANTA ROSA, NITERÓI, RJ.






Após o Carnaval, as cores ganham a Galeria La Salle por meio da arte pop de Diego Moura, cujo trabalho retorna ao caminho cultural do Unilasalle-RJ depois de uma bem-sucedida exposição em 2018. Os quadros de Moura vêm ganhando projeção nacional desde 2015, quando ele começou a apresentar para o público sua produção artística criada a partir do auxílio da tecnologia do celular. É através do aparelho móvel que ele estuda novas formas, cores e traços, posteriormente transportados para a realidade orgânica com tinta e pincel.

Nesta mostra, o público vai poder conhecer de perto 21 obras. Do homem comum às celebridades como Lady Gaga (que já elogiou seu trabalho), Elton John, Anitta e Rita Lee, Moura retrata perfis a partir de uma leitura muito particular, utilizando o celular como instrumento,  sempre com grandes olhos, e uma boca que salta do rosto.

Seres com olhos e bocas que saltam dos rostos. Figuras distorcidas e recheadas de cores. Os trabalhos do artista plástico Diego Moura, de 30 anos, voltam a ocupar a Galeria La Salle, em Niterói, com a exposição 'Um dedo de arte: o mundo pop, surreal e digital'.
"Meu trabalho nasce dos meus sonhos, das minhas leituras de livros, matérias de jornais e do meu contato com o mundo. Gosto de ler as pessoas e de decodificá-las com os meus traços. Distorço as formas para prender o olhar e provocar reflexão”, comenta Moura.
A mostra traz 22 obras que retratam desde o homem comum a celebridades como Lady Gaga (que já elogiou seu trabalho), Elton John, Anitta e Rita Lee. Autodidata, Diego conta que já nasceu com a inquietude da arte. Mas até se render a ela, todas suas ideias gritavam dentro dos seus sonhos:

“Eu sabia desenhar com maestria, sempre consegui reproduzir pessoas e objetos como muito realismo. Mas sentia que essa não era a minha verdadeira arte. Um dia, depois de visitar uma exposição do espanhol Juan Miró, me dei conta que tudo aquilo que sonhava era a minha verdadeira assinatura artística”.

Para a curadora da exposição, Angelina Accetta, as obras de Diego Moura dialogam com uma nova do fazer poético - calcadas na invenção humana aliadas às tecnologias de ponta:

"O trabalho do Diego tem essa poética da tecnologia. Ele estimula o expectador a perceber outras formas de criar ao ilustrar a ideia da humanização da tecnologia. Ele tem uma arte viva. Um ponto interessante é que ele utiliza o celular como base de suas criações. Esse processo da subjetividade é interessante de ser apreciado e conhecido, porque apresenta ao público outras formas de transcender artisticamente”.

SERVIÇO

Galeria de Arte La Salle: Rua Gastão Gonçalves 79, Santa Rosa, Niterói. A mostra vai até o dia 29 de abril. De segunda a sexta, das 9h às 20h e sábados, das 9h às 14h. Classificação: livre.







Inauguração: Dia 03 de março, terça-feira, às 19h30min.
Permanência: De 03 de março a 29 de abril de 2020
Horário de visitação: Segunda a sexta-feira, das 9h às 20h
Endereço: Galeria La Salle — Unilasalle-RJ — Rua Gastão Gonçalves, 79, Santa Rosa




Nenhum comentário:

Postar um comentário