domingo, 1 de maio de 2022

01 DE MAIO CELEBRAMOS “DIA DA LITERATURA NACIONAL” E A HOMENAGEM DO FOCUS SERÁ POR INTERMÁDIO DA FOTO DE NÉLIDA PIÑON E ALBERTO ARAÚJO PUBLICADA PELA ADORÁVEL COMPANHEIRA DULCE MARIA MATTOS



Boa noite DULCE MARIA, DULCÍSSIMA alma em meiguice! Muito oportuno você publicar essa foto, na data significativa para todos nós da Literatura: 01 de maio data em que celebramos o DIA DA LITERATURA BRASILEIRA. Gostei muito da simbólica homenagem pela qual celebrar esse dia importante ladeado da Dama da Literatura Brasileira a escritora Nélida Piñon é um prestígio. Olha, esse seu gesto foi um tiro de mestre. Gostei da lembrança, sim! Sugiro que mexa, remexa o seu Baú de Relíquias sempre para nos trazer muitas maravilhas. Obrigado. Mil vezes obrigado. FOTO: Nélida Piñon e Alberto Araújo, durante a posse da escritora como Secretária geral da ABL. Em 17-12-2015. Abraços do ALBERTO ARAÚJO.

 

*******************************************



UM POUCO SOBRE NÉLIDA PIÑON


Nélida Piñon nasceu no Rio de Janeiro, Brasil, descendente de Galegos, desde criança escolheu o oficio de escritora. Formou-se no curso de Jornalismo, da Faculdade de Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Com vasta bibliografia, publicou mais de 25 livros e suas obras foram traduzidas em mais de 30 países, contemplando romances, contos, ensaios, discursos, crônicas e memórias. Estreou na literatura em 1961 com o romance Guia-mapa de Gabriel Arcanjo, e destacou-se, entre outros títulos, com os  livros de contos Tempo das frutas, Sala de armas, O Calor das coisas, A camisa do marido, os romances A Casa da Paixão, Tebas do meu coração, A República dos Sonhos, A doce canção de Caetana, Vozes do deserto,  as crônicas de Até amanhã, outra vez, ensaios Aprendiz de Homero, e memórias Coração Andarilho e Livro das Horas. 

Ao longo de sua carreira colaborou em publicações nacionais e estrangeiras e proferiu conferências em diversos países. Catedrática da Universidade de Miami, desde 1990,  sucedeu a Isaac B. Singer, Prêmio Nobel. Foi visiting-professor  das universidades de Harvard, Columbia, John Hopkins e Georgetown.

É Doctor Honoris Causa das universidades de Poitiers, França, Santiago de Compostela, Espanha, primeira mulher em 503 anos a receber esse título, Rutgers, USA, Florida Atlantic, USA, Universidade de Montreal, Canadá, UNAM, do México, e PUC-RS, Brasil.

De sua biografia constam diversas condecorações e prêmios nacionais e internacionais como os brasileiros Golfinho de Ouro, Mário de Andrade e Jabuti. Na esfera internacional, foi a primeira mulher e primeiro autor de língua portuguesa a receber o prestigiado prêmio de Literatura Juan Rulfo, do México,  prêmio Menéndez Pelayo, Espanha, prêmio Ibero-Americano de Narrativa Jorge Isaacs, Colômbia. Recebeu o prêmio Puterbaugh Fellow, 2004, oferecido pela Universidade de Oklahoma e a revista The World Literatura Today, tornou-se primeiro escritor brasileiro a receber esse galardão. Condecorada com a medalha Castelao, Galícia, título de Filla Adoptiva de Cotobade, Comenda do Barão do Rio Branco, no grau oficial, Brasil, Chevalier de L’Ordre des Arts et des Lettres, França,  Lazo de Dama, de Isabel La Católica, outogarda pelo Rei Juan Carlos, de Espanha, medalha Dom Afonso Henriques, Portugal, Medalha Áquila, México. Em 2005, pelo conjunto de sua obra, recebeu o importante Príncipe de Astúrias, sendo o primeiro escritor de língua portuguesa a receber essa láurea.  Recebeu o Prêmio Cervantes da Fundação Cervantina de Guanajuato, México, em 2006. Aos 16 de fevereiro de 2015, na qualidade de primeira vencedora, recebeu o Prêmio El Ojo Crítico Iberoamericano, outorgado pela Rádio Nacional de Espanha.

Em 1989, foi eleita para a Academia Brasileira de Letras, e em 1997, por ocasião do I Centenário da Academia, tornou-se a primeira mulher a presidir uma Academia de Letras no mundo. Em 2012, no marco da XXII Cumbre Iberoamericana de Jefas y Jefes de Estado, em Cádiz, foi nomeada Embajadora Iberoamericana de la Cultura. Foi Catedrática da Cátedra Alfonso Reyes, da Cátedra Julio Cortázar, da qual é membro do Comitê de Honra, e em 2013, na condição de primeiro autor de língua portuguesa e primeira mulher, recebeu o prêmio Cátedra Enrique Iglesias outorgado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento-BID.

Sua obra tem ensejado pesquisas produzidas no seio de academias nacionais e internacionais. Em setembro de 2012, a escritora Nélida Piñon inaugurou na cidade de Madrid, o novo programa da  Residencia de Estudiantes intitulado Narrador en Residencia, que segue a tradição de algumas universidades inglesas e norteamericanas, e tem como objetivo por meio de uma extensa programação que inclui cursos, leituras e palestras, difundir sua obra, compartilhar seu conhecimento e favorecer o aprendizado dos jovens estudantes. Já passaram pela Residencia de Estudiantes grandes nomes das mais diversas áreas como Albert Einstein, Paul Valéry, Marie Curie, Igor Stravinsky, John M. Keynes, Alexander Calder, Walter Gropius, Henri Bergson e Le Corbusier, entre outros.

Diversas bibliotecas, no Brasil e exterior, levam seu nome com destaque para a Nélida Piñon Library, Miami, e Biblioteca Nélida Piñon, do Instituto Cervantes, Bahia. Primeira vez que uma biblioteca do Instituto Cervantes foi batizada com o nome de um escritor de língua não hispânica. O Instituto Cervantes é uma instituição pública da Espanha criada para o ensino e difusão da língua e da cultura da Espanha e Hispanoamericana. Está presente nos 5 continentes. 

Foi jurada de diversos prêmios nacionais e internacionais como o Neustadt-World Literatura Today, USA, Prêmio Latino-Americano de Literatura, Nicarágua, Prêmio Menendez Pelayo, Espanha, Prêmio Norma, Colômbia, Prêmio Bienal de Novela Mario Vargas Llosa, Peru, Prêmio José Saramago, Portugal, desde a primeira edição, entre outros.

Pertence a diversas Instituições no Brasil e exterior como Academia Brasileira de Letras, PEN Clube do Brasil, Academia de Filosofia do Brasil, PEN Clube Internacional, Phi Beta Delta, da Beta Theta Chapter, Honor Society for International Scholar, da University of Miami, USA, Acadêmica Correspondente da Academia das Ciências de Lisboa, Acadêmica Correspondente da Real Academia de España, Acadêmica Correspondente da Academia Mexicana de La Lengua, e Acadêmica Correspondente da Real Academia Galega. 

Participou e integra vários Conselhos como o Conselho Federal da Cultura, Conselho Estadual da Cultura, Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, Conselho da Fundação França-Brasil, Conselho Consultivo Revista Nexo, México, Conselho Revista Tempo Brasileiro, Membro da Comissão de Honra dos festejos do V Centenário dos Descobrimentos, nomeada pelo Presidente da República Fernando Henrique Cardoso. É Membro do Conselho da Fundação Roberto Marinho, Membro do Conselho da Fundação Santillana, Membro e integrante do Conselho do Foro Ibero-Americano desde a sua fundação no ano 2000, constituído por 30 intelectuais, empresários e políticos de todas as Américas e da Península Ibérica.

Em 2012, publicou  Livro das horas, uma coletânea de ensaios, memórias e reflexões. Em 2013, Livro das horas foi publicado em Portugal, Espanha e México. Tenho apetite de almas – Uma fotobiografia de Nélida Piñon, lançado em março de 2014, da autoria de Bethy Lagardère, é um livro foto-documento com um conjunto relevante de material da premiada escritora que contempla fotografias, cartas, manuscritos, rascunhos, revistas, reproduções de jornais, prêmios, medalhas. Biografia, que registra historicamente a formação e trajetória de uma autora de dimensão nacional e internacional, que é um expoente da literatura. 

Em 2014, seu romance A República dos Sonhos completou 30 anos, e foi celebrado com edições comemorativas no Brasil, Portugal e Espanha. Ainda no ano corrente de 2014 foi lançado seu novo livro de contos A camisa do marido. Em novembro de 2014, como convidada especial, integrou o Comité de Honor del Premio FIL 2015 e como convidada especial abriu o Salão do Livro da Feria Internacional del Libro de Guadalajara, México.

No dia 27 de setembro de 2014 tomou posse como Acadêmica de Honra da Real Academia Galega. Em outubro de 2014 foi lançado o Prêmio de Relato Breve Nélida Piñon, uma iniciativa do Concello de Cotobade, com a colaboração da Consellería de Cultura, Educación e Ordenación Universitaria da Xunta de Galicia.

Em comemoração aos 500 anos de nascimento de Santa Teresa de Ávila, e a convite da Consejería de Cultura de la Junta de Castilla y León, a acadêmica Nélida Piñon fez uma palestra na Universidade de Salamanca, em 17 de fevereiro de 2015, com o título "Nélida Piñon, expresión de la literatura brasileña en el V Centenário de Santa Teresa de Ávila".

Em março de 2015, na qualidade de primeira brasileira assumiu a Cátedra José Bonifácio do Instituto de Relações Internacionais da USP. A respectiva Cátedra trata de assuntos Iberoamericanos e foi inaugurada em 2013, tendo como primeiro ocupante o Ex-Presidente do Chile Ricardo Lagos, em 2014, o Enrique Iglesias, Ex-Presidente do BID e da Secretaria General Iberoamericana. 

Em outubro de 2015, foi inaugurada, em Cotobade, Galícia, a Casa de Cultura Nélida Piñon.


FONTE BIOGRÁFICA

SITE DA ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS




COMENTÁRIOS DE AMIGOS NO FACEBOOK DO FOCUS


Telma Moreira disse Que bela foto! Maravilhosa Dama, muito nos representa nesse dia especial da Literatura! Parabéns, querido amigo Alberto Araújo! 🙏🌷

Alberto Araújo disse: Telma Moreira olá doce amiga. É mesmo Nélida Piñon é uma Dama na Literatura brasileira. Obrigado. Alberto Araújo

Francisco Miguel Moura: Foi bom saber de sua poesia e de sua origem; Nosso sofrido e querido Piauí.

Alberto Araújo disse: Francisco Miguel Moura olá meu mestre amigo. Sim, sou piauiense com imenso orgulho. Sou da cidade de LUZILÂNDIA-PI. Em oportunidade a gente já conversou. Claro, você não lembra. Foi um evento que o Ivanildo Di Deus proporcionou aos luzilandenses em 20… Ver mais

Izabella Pavesi Uma imagem agradável de dois ícones da literatura

Alberto Araújo disse: Izabella Pavesi que delicadeza. Você é uma Lady. Sempre atuante e companheira. Abraços Alberto Araújo

Rosângela S Goldoni Significativa para a cultura nacional.

Alberto Araújo disse: Rosângela S Goldoni. É mesmo. Muito significativo na Literatura brasileira. Obrigado Alberto Araújo

Riva Costa Grande figura da nossa cultura!

Alberto Araújo disse: Riva Costa obrigado adorável amiga. Obrigado pela participação. Alberto Araújo

Gilberto Nogueira de Oliveira. Beleza.

Cristina Gutierrez, Estimado Alberto Araújo que honra com a insuperável e admirável Acadêmica Nélida Piñon. Tive a honra de participar de uma Live com ela na EMERJ em abril. Não sei se você viu o vídeo. Acho que você sabe que minha amada mãe, para o meu orgulho, assim como você também era do Piauí, assim como nossa amiga Concita Cordeiro. Parabéns!!😁😁🙏

ALBERTO ARAÚJO disse: Olá, tudo bem? Diletíssima companheira Cristina Gutierrez. Sim, eu assisti ao vídeo em que tem você entrevista a Nélida Piñon no Canal da EMERJ. Inclusive, divulguei o link dessa importante entrevista, Está na linha do tempo. Mas de qualquer forma vou replicar aqui. Na época que assisti tinha apenas 77 visualizações, agora tem 1.556. Quanto à sua querida mãe ser piauiense eu ainda não sabia. Foi ótimo saber dessa informação. Sendo assim, mais uma coisa nos une no laço afetivo. Muito obrigado pela sua importante participação na Ciranda de afetos dedicada a Nélida. Abraços do ALBERTO ARAÚJO. LINK: https://youtu.be/Vs1_c5pUP3s

Cristina Gutierrez outra vez: Nossa! Alberto Araújo muito obrigada por sua consideração e gentileza. Nélida Piñon me emocionou bastante e eu senti como se entrasse numa cachoeira de altas energias. Ela realmente tem uma sabedoria impressionante; e como todos sábios; de uma simplicidade tocante. Um forte abraço

Matilde Carone Slaibi Conti - Abraços

Alberto Araújo disse Matilde Carone Slaibi Conti Obrigado governadora. Você sempre gentil. Felicidades mil. ALBERTO ARAÚJO.

Maria Esther Paes Barreto Rodrigues disse: Dueto de talentos!!!

Alberto Araújo disse: Maria Esther Paes Barreto Rodrigues Linda de coração e alma. Muito obrigado pelo carinho. Felicidades para você e sua família. ALBERTO ARAÚJO.

Maria Esther Paes Barreto Rodrigues disse a Alberto Araújo, Quem agradece sou eu suas lindas e gentis palavras! Você merece todas as homenagens do mundo! Parabéns pelo talento, competência e divulgação do trabalho de grandes escritores!

Nina Fernandes disse: Sensacional 👏👏👏

Alberto Araújo disse:  Nina Fernandes Ternurinha. Você é 1.000 participa de todos os segmentos. Abraços do ALBERTO ARAÚJO.

Nina Fernandes disse a Alberto Araújo: Gratidão 🙏








Nenhum comentário:

Postar um comentário