segunda-feira, 25 de dezembro de 2023

A NATIVIDADE - NASCIMENTO DE CRISTO PINTURA DE LORENZO LOTTO, DO ANO DE 1523.


A pintura da Natividade do artista italiano Lorenzo Lotto é uma obra impressionante que retrata o nascimento de Jesus. O estilo artístico de Lotto é caracterizado por sua atenção aos detalhes e sua capacidade de criar composições complexas que capturam a atenção do espectador.

Neste trabalho, Lotto utiliza uma paleta de cores vibrantes e contrastantes para criar uma sensação de movimento e vida na cena. Os tons quentes das roupas dos personagens contrastam com os tons frios do fundo, criando uma sensação de profundidade e dimensão na pintura.

A composição da obra também é muito interessante, pois Lotto usa vários níveis de profundidade para criar uma sensação de espaço na cena. Os personagens e animais estão dispostos em planos diferentes, dando a impressão de que a cena se estende para além dos limites da pintura.

A história da pintura também é fascinante. Acredita-se que tenha sido pintado por volta de 1523-1524, durante o período em que Lotto morava em Veneza. A obra foi encomendada pela família Venier, uma das famílias mais ricas e poderosas de Veneza na época.

Apesar de sua beleza e complexidade, há aspectos menos conhecidos da pintura da Natividade que a tornam ainda mais interessante. Por exemplo, acredita-se que Lotto tenha incluído sua própria imagem na obra, como um dos pastores adorando o menino Jesus. Esta teoria é baseada na semelhança entre o rosto do pastor e os auto-retratos conhecidos de Lotto.

Em suma, a pintura da Natividade de Lorenzo Lotto é um trabalho impressionante que combina habilidade técnica, composição complexa e uma história fascinante. É uma obra que continua a cativar os espectadores ainda hoje, mais de 500 anos após a sua criação.




LORENZO LOTTO  (1480 - 1556) foi um pintor, desenhista e ilustrador italiano da Escola de Veneza. Ele pintou altares, obras religiosas e retratos. Por estar ativo durante a chamada Alta Renascença, ele constitui um estágio de transição entre os primeiros pintores de Florença e os maneiristas romanos do século XVI.

Nascido em Veneza, trabalhou em Treviso (1503-1506), em Roma (1508-1510), Bergamo (1513-1525), Ancona (1549) e finalmente em Loreto.

Influenciou-se por Giovanni Bellini, visto que tinha bons conhecimentos sobre a pintura de Veneza. Também pode ver a marca do Naturalismo de Giorgione, em obras como a Alegoria das Virtudes e dos Vícios. Com o tempo, evoluiu para obras mais dramáticas, como aquelas de Correggio. Era amigo de Palma Vecchio.

Em Treviso, trabalhou para o Bispo Bernardino de'Rossi. Em 1508, começou o político Recanati, para a Igreja de São Domingos em Veneza. Ao mesmo tempo que se tornava famoso, chamou a atenção de Bramante, o arquiteto papal. Foi convidado para trabalhar em Roma e decorar os apartamentos papais. Essas obras foram destruídas um tempo depois.

Seu trabalho em Bergamo foi o melhor de sua carreira e faz parte de sua fase mais produtiva. Desenvolveu a técnica do retrato psicológico (aquele que revelava os pensamentos e emoções dos retratados). Nessa tradição, continuou o trabalho de Antonello da Messina. Suas pinturas posteriores são, na maioria, pinturas murais, tais como O Martírio de Santa Clara, onde representa cenas da vida diária, como Cristo com a parreira em suas mãos, remetendo à frase: Eu sou a parreira, vocês são os ramos.. Pintou também quadros privados, como Madonnas e Deposições para altares domésticos.

Em Veneza, abriu um ateliê e executava altares para diversas igrejas. Recebia também encomendas de retratos particulares, dentre eles, Retrato de um Jovem. Mas na cidade foi ofuscado pela fama de Ticiano, que dominava a cena artística. Deixou Veneza em 1532 e foi para Treviso. Começou a vagar de cidade em cidade, procurando por encomendas. Mas era cada vez mais difícil ganhar dinheiro. Em 1552, entrou na vida religiosa como irmão leigo. Morreu em 1556. Giorgio Vasari incluiu a biografia de Lotto no terceiro volume de Vidas. Lotto mesmo deixou várias anotações e diários. Entre muitos pintores influenciados por ele, está Giovanni Busi.

Durante sua vida, Lotto foi um pintor respeitado e popular no norte da Itália. Os vários estilos que trabalhou durante a vida o colocam fora da Escola de Veneza, a qual é comumentemente associado. Teve seu estilo individual e até mesmo idiossincrático. Depois de sua morte, foi gradualmente esquecido, talvez pelo fato de que suas obras permanecem em pequenas igrejas e museus menores. Graças ao trabalho do historiador de arte Bernard Berenson, foi redescoberto e aclamado como mestre no final do século XIX.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário