sexta-feira, 26 de abril de 2024

A ACADEMIA FLUMINENSE DE LETRAS FOI RECONHECIDA COMO PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL DE NITERÓI

 


O referido reconhecimento aconteceu durante a sessão plenária da Câmara Municipal de Niterói, no dia 25 de abril de 2024, quinta-feira. A Sessão plenária aprovou em segunda discussão o Projeto de Lei 188/2023, de autoria do vereador Leonardo Giordano, que declara a Academia Fluminense de Letras como Patrimônio Cultural Imaterial de Niterói. 

Fundada em 1917, a Academia tem como objetivos estimular a cultura, as ciências sociais e as artes, valorizar o idioma e as Letras Nacionais, preservar a memória literária e apoiar iniciativas literárias e socioculturais no Rio de Janeiro. A instituição tem um papel histórico significativo na cultura fluminense, com uma trajetória marcada por reconhecimentos, revitalizações, parcerias e ações que buscam promover a língua portuguesa internacionalmente. 

A Academia Fluminense de Letras agradece à Câmara Municipal de Niterói, em especial ao vereador Leonardo Giordano, pelo reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela AFL, que celebrará no dia 22 de julho de 2024, 107 anos de existência no panorama cultural fluminense.


PALAVRAS DA PRESIDENTE MÁRCIA PESSANHA

A Academia Fluminense de Letras foi reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial de Niterói em sessão plenária da Câmara Municipal de Niterói realizada hoje, 25 de abril de 2024, quando foi aprovado o Projeto de Lei 188/2023. O vereador Leonardo Giordano, autor do projeto, deu a boa notícia à Presidente da AFL Márcia Pessanha durante exposição na sede da Sociedade Fluminense de Fotografia, presidida pelo também Acadêmico Antônio Machado.

Trata-se de justo reconhecimento pela trajetória, mais que centenária da instituição, em favor da preservação da memória dos vultos que fizeram a história da terra fluminense, da valorização da Cultura e da Língua Portuguesa e do incentivo às atividades literárias e artísticas no Estado do Rio de Janeiro.






Créditos das Fotos:

Foto da SFF é de Aldo Pessanha

As outras são da ASCOM Câmara

#niteroi #niteroirj

Foto do perfil de acadfluletras

 

Por Alberto Araújo

Focus Portal Cultural

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário