terça-feira, 2 de abril de 2024

O HISTORIADOR RUBENS CARRILHO FERNANDES OCUPA A CADEIRA 14, PATRONÍMICA DE JOSÉ CLEMENTE PEREIRA NO INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO ITABORAHYENSE

 


Leia as palavras de contentamento do historiador

"Muito feliz em ocupar a Cadeira 14 com o Patrono José Clemente Pereira,  primeiro Juiz de Fora da Vila Real da Praia Grande (Niterói) através do  INSTITUTO  HISTÓRICO E GEOGRÁFICO ITABORAHYENSE"

Rubens Carrilho Fernandes. 

UM POUCO SOBRE O HISTORIADOR

Rubens Carrilho Fernandes é Historiador; é Técnico em RH e Marketing; Pesquisador e Técnico em Arquivo; Funcionário da Câmara Municipal de Niterói onde é o responsável por todos os documentos iconográficos e cuida com profissionalismo há anos do Acervo Divaldo Aguiar Lopes, da Casa Legislativa.  Desde o dia 14 de dezembro de 2023 é detentor do Título Doutor Honoris Causa em História. O Título foi concedido pela OMDDH (Organização Mundial dos Defensores dos Direitos Humanos) em solenidade engalanada e presidida por Dr. Iguacy Luiz de Gouveia, na Câmara Municipal de Niterói. 

Recentemente, foi presenteado pelo Dr. Heraldo Costa com selos e uma moeda da época da visita do Papa João Paulo II. É membro Titular do IHGN -  Instituto Histórico e Geográfico de Niterói; IHGI - Instituto Histórico e Geográfico de Itaboraí (onde faz parte do Conselho Fiscal);  FEBACLA - Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências Letras e Artes que é presidida por Dom Alexandre da Silva Camelo Rurikovich Carvalho. 

Detentor do Título Cidadão Benemérito de Niterói, a honraria foi concedida pela Câmara Municipal de Niterói, por intermédio do presidente Milton Carlos da Silva Lopes (Cal). 

Foi um dos curadores da mostra onde expôs documentos e objetos da Câmara Municipal de Niterói e também apresentou as pinturas da artista plástica Matilde Carone Slaibi Conti, em 07/08/2023. Detentor da Medalha 150 de Santos Dumont, recebida em cerimônia no Plenário Brígido Tinoco. 

Detentor da Medalha dos 50 anos de Fundação do Instituto Histórico e Geográfico de Niterói.

Faz parte do movimento “Terço dos homens” desde 2017, o Terço dos homens é um movimento religioso, que rezam o terço mariano, todas as quartas-feiras às 19 horas, na Igreja Nossa Senhora da Conceição, no Centro de Niterói.  A convite do presidente Cal em celebração aos 204 anos da Câmara Municipal de Niterói proferiu uma palestra no Plenário Brígido Tinoco.

Editorial de Alberto Araújo

Focus Portal Cultural




Nenhum comentário:

Postar um comentário