A Academia Niteroiense de Letras promoveu, em 27 de novembro, a última sessão solene do ano de 2024, em sua sede, na Rua Visconde do Uruguai, 456, Centro, Niterói especial homenagem ao saudoso acadêmico Luís Antônio Pimentel. Importante personalidade da literocultura de nossa cidade. Quando partiu para a eternidade deixou uma marca indelével plasmada no universo da cultura brasileira.
Referência para muitas gerações nas áreas em que atuou, Luís Antônio Pimentel foi ao longo de sua vida um ativo apóstolo de sua profissão, de suas bandeiras e, principalmente, da cultura. Jornalista dedicado, fotógrafo, pesquisador, memorialista e poeta, além de ser um dos precursores do haicai no Brasil, foi membro da Academia Fluminense de Letras, AFL, da Academia Niteroiense de Letras, ANL e presidente de honra no Grupo Mônaco de Cultura, além, de um cofundador da Sociedade Fluminense de Fotografia.
Nasceu em Miracema, Rio de Janeiro, em 29 de março 1912, posteriormente, se mudando para Niterói. Sempre se mostrou engajado nas causas a favor da história da cidade de Niterói, colaborando, decididamente, para a consolidação das instituições culturais locais. Faleceu em 06 de maio de 2015, aos 103 anos. Em reverência à sua pessoa, existe um busto em bronze, no coração da Praça Getúlio Vargas em Icaraí.
O palestrante da tarde foi o Presidente da ANL, poeta e haicaísta, Paulo Roberto Cecchetti, que contou inúmeros momentos burlescos, fatos peculiares, alguns "causos" do saudoso e imortal acadêmico.
Na oportunidade, o vice-presidente da Instituição, Dr. Nagib Slaibi Filho ofertou uma campainha para a academia.
Créditos
das fotos:
Aldo da
Silva Pessanha
Alberto
Araújo
Focus
Portal Cultural
Nenhum comentário:
Postar um comentário