domingo, 24 de novembro de 2024

ANTOLOGIA LITERÁRIA 40 ANOS. CELEBRAÇÃO DO JUBILEU DE ESMERALDA DA ASSOCIAÇÃO NITEROIENSE DE ESCRITORES - PRESIDENTE LEDA MENDES JORGE - HOMENAGEM DO FOCUS PORTAL CULTURAL



A presente Antologia Literária é referente à Comemoração dos 40 anos de existência da ANE – Associação Niteroiense de Escritores. Obra memorial que muito nos honrou em contribuir com os nossos trabalhos, nesta festividade do Jubileu de Esmeralda.

A Antologia contém 126 páginas com projetos dos associados. Tem o selo da Editora Parthenon Centro de Arte e Cultura, sob o designer e edição do editor Mauro Carreiro Nolasco. A Apresentação da obra é feita pela presidente da Instituição acadêmica Leda Mendes Jorge. Quem assina a orelha é o Vice-presidente, acadêmico Pedro Caldas e o posfácio quem assinou com mestria, o qual nos conta toda a história da fundação da ANE, foi o acadêmico e escritor Waldenir de Bragança. 

APRESENTAÇÃO

Olá, amigos e colegas da Associação Niteroiense de Escritores.

Mais uma antologia sob minha gestão. Cada qual com suas ideias, seu estilo, sua alma. Como sempre, a Antologia é um presente aos associados. É um castelo de imaginações. Já temos: Antologia Jubileu de Prata, 25 anos; Antologia Jubileu de Pérolas, 30 anos, Antologia Jubileu de Coral, 35 anos e agora Jubileu de Esmeralda, 40 anos. 

Vocês, como sempre, atenciosos e animados em participar, pois juntos colaboramos na mesma jornada fazendo parte na história da ANE. Unidos e com o coração e alma pulsando de alegria para colaborar com a nossa instituição. 

Abraços de felicidades e alegrias a todos que puderam colaborar nessa empreitada literária.

Obrigada!

Leda Mendes Jorge

Presidente da ANE

**********************

ORELHA

Nesta antologia em comemoração aos 40 anos da Associação Niteroiense de Escritores, os leitores têm o privilégio de ter em mãos uma obra literária de excelência, Poemas, crônicas, prosas poéticas e pinturas enriqueceram este trabalho, destinado a todas as idades.

Parabenizo os talentosos autores que participaram da construção deste livro, São verdadeiros heróis! Assim os considero porque seus trabalhos contribuem para a cultura de nossa sociedade. Faço uma saudação especial a dois escritores: a notável presidente Leda Mendes Jorge, cujo carinho e atenção permearam todo o processo; e o editor Mauro Carreiro Nolasco, cujo trabalho ao editar livros sempre foi impecável, tornando-o um verdadeiro ourives do processo editorial. 

Relembrando as sábias palavras do escritor Tolstói, "a arte é um dos meios que une os homens", percebemos aqui a união na arte de expressar nossos sentimentos por meio de palavras ou imagens. 

O Jubileu que celebramos agora é representado pela Esmeralda, pedra valiosa e de singular tom verde, encantadora com seu brilho. Assim desejo que o leitor possa se enriquecer ao envolver-se com esta antologia, tão valiosa quanto às esmeraldas. 

Pedro Caldas Gomes Gagliano

Vice-Presidente da ANE


**************************** 

POSFÁCIO 

ASSOCIAÇÃO NITEROIENSE DE ESCRITORES

Em 14 de agosto de 1982 surgiu a Associação Niteroiense de Escritores, para congregar e incentivar os talentos literários de nossa cidade, divulgar e valorizar suas obras, projetando os autores da terra de Arariboia para além de suas fronteiras. 

A entidade foi criada por iniciativa de escritores como Luis Antônio Pimentel, Wanderlino Teixeira Leite Netto, Maria Regina Moura, Neusa Peçanha, Marilena Ribeiro Gomes, Sérgio Cid, Roberto dos Santos Almeida, Angelo Longo, Alaôr Eduardo Scisinio, Ricardo Fonseca de Pinho, Rui Marcenes, Gerson Vasconcelos, Maria Júlia de Aquino, Lucy Proença, Marly Guerra, Wandercy de Carvalho, Jacy Pacheco, Mário Sousa, Salvador Mata e Silva, Antônio Lopes dos Santos, Plínio Muylaert, Divaldo Gomes Ribeiro o Zé Gamela entre outros.

A Assembleia de fundação aconteceu durante o Encontro de Escritores de Niterói realizado no auditório da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, evento que incluiu seminário com debates de teses e proposições dos participantes, leitura de textos, exposição e venda de livros etc. 

Foi eleita diretoria provisória formada por Luis Puccú, Maria Regina Moura, Maria Júlia de Aquino, Mário Sousa e Sérgio Cid. Em 1983 foi eleita a primeira diretoria, com mandato de dois anos, formada por Sérgio Cid, Rui Marcenes, Almanir Grego, Luís Antônio Pimentel e Luis Puccú, que se dedicou a organizar administrativamente a entidade. 

Desde então, a ANE dedica-se a promover eventos literários e culturais ressaltando o trabalho dos autores niteroienses, inclusive em parceria com outras entidades congêneres, como as Academias Fluminense e Niteroiense de Letras, o Cenáculo Fluminense de História e Letras, o Instituto Histórico e Geográfico de Niterói, o Centro Cultural Maria Sabina fundado pela inesquecível poetisa e promotora cultural Neide Barros Rêgo, o Parthenon Centro de Arte e Cultura criação da expressiva artista plástica Veronica Debellian Accetta. 

Entre os projetos realizados no decorrer dos anos, ressaltamos: as Quintas Literárias e Quintas Requintadas - iniciativa da Presidente Maria Regina Moura, 1989-1993; os Estandes de Livros, pontos de distribuição e venda de obras de autores associados em diferentes pontos da cidade, os concursos literários, com destaque para: "Prêmio Silvestre Mônaco", "Concurso de Contos José Cândido de Carvalho" e "Concurso de Poesias Jacy Pacheco"; a publicação da Agenda Poética ANE iniciativa da diretoria liderada por Heitor Carvalho Cruz; o almoço anual comemorativo do aniversário, em 14 de agosto: o Chá da Primavera, em outubro; o Natal do Poeta; e a publicação das concorridas Antologias, reunindo poesias, textos, crônicas dos associados com destaque para as edições comemorativas dos Jubileus de Pérola, Coral e Esmeralda. Ao celebrarmos o 40º aniversário desta celebrada trajetória, desejamos fazer especial homenagem a duas figuras exponenciais da história da Associação Niteroiense de Escritores. 

WANDERLINO TEIXEIRA LEITE NETTO: Saudamos a capacidade intelectual, o empenho na preservação da memória cultural Fluminense, a perseverança na busca das melhores informações e notável talento do poeta, romancista e biógrafo, autor de obras preciosas para os que valorizam a história das entidades literárias e artísticas do Estado do Rio. 

Qual minerador cultural, Wanderlino recolhe e reúne joias da nossa história em livros como: “Passeio das Letras na Taba de Arariboia” e “Dança das Cadeiras, História da Academia Niteroiense de Letras” verdadeiras enciclopédias literárias - merecendo especial Homenagem de Honra na imortalidade da ANE. 

LEDA MENDES JORGE: Aclamamos a presidente e líder reeleita várias vezes, um dos baluartes da Associação, talentosa poetisa e musicista que, em sua posse na Academia Fluminense de Letras, mereceu do Acadêmico Marcos Almir Madeira os comentários: 

(...) Em todas as suas criações, a poesia não traduz apenas estados d'alma porque é poesia de ideias, poesia suavemente marcada pela transparência do pensamento, leve como vestido de gaze. (...) Seus haicais são frações de ideias, ideais e vibrações de um coração rico. Mensagens entre sutis e ardentes, recados de amor à natureza, aos seres, às crianças, à gente grande, à vida, ao mundo de todos, ao próprio amor. (...) Não têm faltado premiações significativas à sua poesia, sem exclusão das que foram conferidas a várias de suas trovas, gênero em que tantas vezes é difícil ser fácil. (...) Mas a colega é duas vezes artista: põe alma no papel quando espiritualiza as palavras em sua poesia e nas teclas do seu piano, quando o domina aos nossos olhos e nos conquista o coração. Arte sem igual: a alma nas mãos. 

Ativa integrante do movimento cultural fluminense, do qual é figura querida e respeitada por todos, a incansável Presidente Leda Mendes Jorge usa sua fina sensibilidade poética, simpatia, elegância e elevada capacidade de agregar e congregar para manter a maravilhosa ANE viva e atuante, engalanando as comemorações do seu Jubileu de Esmeralda, engrandecendo os que se dedicam às artes literárias e à produção de obras culturais. 

Parabéns para a ANE, parabéns para a Presidente Leda e todos que amam as Artes e as Letras! 

Waldenir de Bragança                              


Projeto gráfico, Diagramação, 
Capa da Antologia Literária 40 anos
do designer Mauro Carreiro Nolasco.

Pinturas Óleo sobre tela da Shirley Araújo
100, 101 páginas

Texto do Alberto Araújo
Páginas 24 e 25.


ASSOCIADOS ANE - GESTÃO 2022-2025 

Adélia Costa Lima

Alba Helena Corrêa

Alberto Araújo

Ana Regina Seixas

Angela Riccomi de Paula

Antônio Soares

Beatriz Escorcio Chacon

Carlos Rosa Moreira

Carmen Brasil

Cilene Maria Cavalcanti

Dalma Nascimento

Daniel Chutorianscy

Deila Maria F. Scharra

Dionilce Silva de Faria

Dulce Rocha de Matos

Edel Costa

Edson Carvalho de Luna Freire

Elenir Teixeira

Gracinha Rego

Idel Rocha

Iliana Manhãs

Irinéa Pereira Gomes

Labouré Lima

Leda Mendes Jorge

Letícia Mendes Jorge Aidar

Levi Alucinação

Liane Arêas

Lucia de Souza Raymundo

Lucia Romeu

Márcia Pessanha

Marco Aurélio Silva de Faria

Marcos Fabiano

Maria Otília Marques Camillo

Mariney Klectiz

Mauro Carreiro Nolasco

Matilde Carone Slaibi Conti

Neide Barros Rego

Paulo Roberto Cecchetti

Pedro Caldas

Penha Maria Machado Diegues

Ricardo Fonseca de Pinho

Rolande Paule Rozen Fichberg

Shirley Araújo

Uyára Schiefer

Sandro Pereira Rebel

Waldenir de Bragança

Zeneida Apolônio Seixas 




LEMBRANÇA DO LANÇAMENTO ANTOLOGIA 40 ANOS DE EXISTÊNCIA DA ANE - JUBILEU DE ESMERALDA - EM 22-06-2024, SOCIEDADE FLUMINENSE DE FOTOGRAFIA

















Nenhum comentário:

Postar um comentário