O HOMEM VITRUVIANO é um desenho de Leonardo da Vinci que apresenta o corpo humano a partir das proporções ideais. Arquitetado por meio dos conceitos expostos na obra “De Architectura” do arquiteto romano Marcus Vitruvius Pollio, a ilustração representa o ideal de beleza e a harmonia nas proporções do corpo humano.
O desenho também é considerado frequentemente como um símbolo da simetria básica do corpo humano e, por extensão, para o universo como um todo. Atualmente faz parte da coleção da Gallerie dell'Accademia (Galeria da Academia) em Veneza, Itália.
O famoso desenho acompanhava as notas feitas pelo polímata por volta do ano 1490 num dos seus diários e é baseado na obra do arquiteto romano Vitrúvio. Descreve uma figura masculina nua separada e simultaneamente, em duas posições sobrepostas com os braços inscritos num círculo e num quadrado. A cabeça é calculada como sendo um oitavo da altura total. Às vezes, o desenho e o texto são chamados de Cânone das Proporções.
Examinando-se o desenho, pode ser notado que a combinação das posições dos braços e pernas formam quatro posturas diferentes. As posições com os braços em cruz e os pés são inscritas juntas no quadrado. Por outro lado, a posição superior dos braços e das pernas é inscrita no círculo. Isto ilustra o princípio que na mudança entre as duas posições, o centro aparente da figura parece se mover, mas de fato o umbigo da figura, que é o verdadeiro centro de gravidade, permanece imóvel.
O HOMEM VITRUVIANO é baseado numa famosa passagem do arquitecto/arquiteto romano Vitrúvio na sua série de dez livros intitulados de De Architectura, um tratado de arquitetura em que, no terceiro livro, ele descreve as proporções do corpo humano masculino:
um palmo é o comprimento de quatro dedos
um pé é o comprimento de quatro palmos
um côvado é o comprimento de seis
palmos
um passo são quatro côvados
a altura de um homem é quatro côvados
"erit eaque mensura ad manas
pansas"
o comprimento dos braços abertos de um
homem (envergadura dos braços) é igual à sua altura
a distância entre a linha de cabelo na
testa e o fundo do queixo é um décimo da altura de um homem
a distância entre o topo da cabeça e o
fundo do queixo é um oitavo da altura de um homem
a distância entre o fundo do pescoço e
a linha de cabelo na testa é um sexto da altura de um homem
o comprimento máximo nos ombros é um
quarto da altura de um homem
a distância entre o meio do peito e o
topo da cabeça é um quarto da altura de um homem
a distância entre o cotovelo e a ponta
da mão é um quarto da altura de um homem
a distância entre o cotovelo e a axila
é um oitavo da altura de um homem
o comprimento da mão é um décimo da
altura de um homem
a distância entre o fundo do queixo e
o nariz é um terço do comprimento do rosto
a distância entre a linha de cabelo na
testa e as sobrancelhas é um terço do comprimento do rosto
o comprimento da orelha é um terço do
da face
o comprimento do pé é um sexto da
altura
Vitrúvio já havia tentado encaixar as
proporções do corpo humano dentro da figura de um quadrado e um círculo, mas
suas tentativas ficaram imperfeitas. Foi apenas com Leonardo que o encaixe saiu
corretamente perfeito dentro dos padrões matemáticos esperados. O
redescobrimento das proporções matemáticas do corpo humano no século XV por
Leonardo e os outros é considerado uma das grandes realizações que conduzem ao
Renascimento italiano.
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