sábado, 9 de março de 2024

DIA INTERNACIONAL DA MULHER – TEXTO DE LÚCIA REGINA DE LUCENA

 

Lucia Regina brindando a todas, pelo Dia Internacional da Mulher.


            O dia 08 de março merece uma reflexão especial por tudo o que representa para a sociedade, levando-se em conta o anseio do ser humano de vivenciar dias melhores, nisto inserido, como objetivo, a convivência pacífica entre homens e mulheres, respeitados seus direitos.

          Comemora-se nessa data o DIA INTERNACIONAL DA MULHER, oficializado, em 1975, pela Organização das Nações Unidas - ONU e que traz em seu logo, histórias de protestos, greves e mortes de mulheres que lutaram pela conquista de respeito e acolhimento de suas reinvindicações nas áreas políticas, econômica e social.

            Nos limites do Brasil, bom lembrar o empenho das mulheres no âmbito afetivo, familiar, social, de trabalho, na conquista do direito de votar e ser votada, e, já agora, na Constituição da República de 1988, a obtenção da garantia à saúde, previdência social, educação, reconhecimento de igualdade de gênero na determinação de que homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, seja na vida civil, no trabalho, e na família.

              Muito foi feito e muito há por fazer, em especial, quanto ao abandono, assédio sexual e violência contra a mulher, merecendo citar que medidas vêm sendo tomadas e leis promulgadas para mudanças desse quadro, cujos índices atingem níveis assustadores em nosso país.

             Mas as mulheres não esmorecem em suas pelejas!

 

LÚCIA REGINA DE LUCENA – Advogada; Presidente da Academia Nacional de Letras e Artes (ANLA); DIRETORA jurídica e Membro Titular do PEN Clube do Brasil.








Nenhum comentário:

Postar um comentário