domingo, 31 de março de 2024

EFEMÉRIDES: HÁ 292 ANOS, EM 31 DE MARÇO DE 1732 NASCEU JOSEPH HAYDN COMPOSITOR AUSTRÍACO


Franz Joseph Haydn foi um dos mais importantes compositores do período clássico. Personifica o chamado "classicismo vienense" ao lado de Wolfgang Amadeus Mozart e Ludwig van Beethoven. A posteridade apelidou este grupo como "Trindade Clássica Vienense". Para, além disso, é considerado como um dos autores mais importantes e influentes da história da música erudita ocidental com uma carreira que cobriu desde o fim do Barroco aos inícios do Romantismo. A sua capacidade de orquestração resultou, fundamentalmente, de uma visão otimista da vida, da união do intelectual com o emocional e da moderação. Ele é considerado a ponte e o motor que permitiram que esta evolução sucedesse.

O período entre 1768 e 1774 marca a maturidade de Haydn como compositor. Algumas das suas obras, como Stabat Mater (1767) e Missa Sancti Nicolai (1772), são suficientes para o colocar entre os melhores compositores da sua época.

Franz Joseph Haydn nasceu em Rohrau, em 31 de março de 1732 e faleceu em Viena, no dia 31 de maio de 1809.

Era irmão do igualmente ilustre compositor Michael Haydn, colega de Mozart em Salzburgo, e do tenor Johann Evangelist Haydn, que mais tarde Joseph fará vir para Eszterhaza em 1763. Tendo vivido a maior parte da sua vida na Áustria, Haydn passou a maior parte de sua carreira como músico de corte para a rica família dos Eszterházy. Isolado de outros compositores, foi, segundo ele próprio, “forçado a ser original”. A sua genialidade foi amplamente reconhecido durante a sua vida.

Haydn é considerado o pai da sinfonia clássica e do quarteto de cordas, além de ter escrito muitas sonatas para piano, trios, divertimentos e missas, que se tornou a base do estilo clássico de composição de música erudita. Além disso, escreveu também algumas músicas de câmara, óperas e concertos, que hoje não são tão conhecidos. Haydn foi o maior influenciador do estilo da época.

O desenvolvimento da forma-sonata de um esquema rígido em uma maneira sutil e flexível de expressão musical, que se tornou dominante no pensamento musical clássico, é devido quase que completamente a Haydn. Ele também criou a forma sonata, a forma de variação dupla, e foi também o primeiro a integrar a fuga e outros modelos contrapontísticos à forma clássica.

Primeiro movimento (allegro moderato) do quarteto de cordas nº 53 em ré maior Op. 64/5 Hob III:63.

Segundo movimento da sonata para piano nº 38 Hob XVI:23.

Segundo movimento da sinfonia n.º 101 em ré maior Hob 1:101.

 

IMPORTANTE:

 

Um dos pianos de Anton Walter, utilizado pelo compositor, está agora em exposição na Casa-Museu de Haydn, na cidade de Eisenstadt. No ano de 1788, em Viena, Haydn comprou um piano construído por Wenzel Schantz para si. Quando o compositor visitou Londres pela primeira vez, John Broadwood, um construtor de pianos inglês, forneceu-lhe um piano de cauda.

 

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Haydn morreu em casa em 31 de maio de 1809, aos 77 anos, durante um violento bombardeio nas vésperas da tomada de Viena pelo exército de Napoleão Bonaparte. Por ordem do próprio Napoleão, um guarda foi colocado à porta de sua casa em seus últimos momentos de vida, de modo a evitar que fosse perturbado, tamanho o prestígio do qual gozava.

Como a Áustria estava em guerra e Viena ocupada pelas tropas de Napoleão, um funeral bastante simples foi realizado em Gumpendorf, a paróquia de Viena à qual pertencia a casa de Haydn em Windmühle, seguido de sepultamento no cemitério de Hundsturm. Após o enterro, dois homens planearam subornar o coveiro e roubar a cabeça do compositor. Esses eram Joseph Carl Rosenbaum, um ex-secretário da família Esterházy (empregadores de Haydn), e Johann Nepomuk Peter, governador da prisão provincial da Baixa Áustria.

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Em 1820, o antigo patrono de Haydn, o príncipe Nikolaus Esterházy II, decidiu transferir os restos mortais de Haydn de Gumpendorf para a residência da família em Eisenstadt, perante a falta do crânio, Rosenbaum deu ao Príncipe Esterházy um crânio diferente.

Em 1932, o príncipe Paul Esterházy, descendente de Nikolaus, construiu um túmulo em mármore para Haydn na Bergkirche (Igreja do Monte) em Eisenstadt. Este era o local adequado, visto que foi onde algumas das missas que Haydn escreveu para a família Esterházy foram estreadas. O propósito expresso do Príncipe era unificar os restos mortais do compositor. No entanto, houve muitos atrasos, e foi somente em 1954 que o crânio pôde ser transferido, numa cerimônia esplêndida, completando assim o processo de sepultamento de 145 anos. Quando o crânio do compositor foi finalmente reunido ao restante de seu esqueleto, o crânio substituto não foi removido. Assim, o túmulo de Haydn contém dois crânios.



 

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