terça-feira, 5 de março de 2024

A 15ª REUNIÃO FESTIVA DO ROTARY CLUBE DE NITERÓI – PRESIDENTE JOEL COELHO DOS SANTOS JUNIOR COM A PALESTRA: “VOZES FEMININAS QUE ATRAVESSARAM O TEMPO” PALESTRANTE MATILDE CARONE SLAIBI CONTI E POSSE DE GUSTAVO PINTO POEYS | FOCUS PORTAL CULTURAL



Com concorridíssima presença de personalidades da cultura de Niterói aconteceu em 29 de fevereiro de 2024(quinta-feira), na Casa da Amizade de Niterói, situada na Rua Murilo Portugal em Charitas a 15ª Reunião Festiva do Rotary Clube de Niterói que seguiu a seguinte pauta: A palestra “Vozes Femininas que Atravessaram o Tempo” com a conferencista Matilde Carone Slaibi Conti e a posse do novo membro associado representativo Gustavo Pinto Poeys e outras atividades. 

Como de praxe nas festivas rotarianas, primeiro é servido um deleitoso jantar aos convidados. O Buffet como sempre é organizado pela competente rotariana Sylvia Fasciotti. 

Após o jantar aconteceu início a sessão festiva. Na oportunidade, ouvimos o refrão do pavilhão nacional brasileiro. Logo após o presidente solicita ao corpo de protocolo a proceder com o cerimonial de abertura da sessão: Rosa Claudio Ribeiro; Selma Coelho que anunciaram os membros da mesa presidencial e os nomes dos convidados e amigos participantes. 

Mesa presidencial foi composta assim: Hidelbrando Afonso - 1º Vice-presidente do Rotary Club de Niterói- Substituindo o presidente Joel Coelho; Ricardo Pinho–Governador do Distrito 4751–Rotary Internacional; Roberto Carlos Monteiro–Governador período 2003/2004; Matilde Carone Slaibi Conti – presidente do Elos Internacional e ABROL-RJ e Nagib Slaibi Filho – Desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. 

Em seguida é empossado o novo membro, Gustavo Pinto Poeys. Ouvimos depois a fala do Governador rotariano Roberto Carlos. Maria Auxiliadora Pinto e Regina Lúcia ficaram encarregadas do Companheirismo, nessa sessão as rotarianas anunciam os nomes dos aniversariantes do mês. E chegou a vez da palestrante Matilde Slaibi Conti proferi a sua palestra.  A conferencista abordou assuntos sobre as personalidades femininas que marcaram e fizeram história no universo histórico-cultural da humanidade: Aspásia de Mileto - Leonor de Aquitânia - Olympe de Gouges - Mary Wollstonecraft –Elizabeth Cady Stanton - Katherine Wilson Sheppard - Tarsila do Amaral - Cecília Meireles. Com proeminência a palestrante homenageou:  Myrthes de Luca Wenzel - Marlene Salgado de Oliveira.  

Myrthes de Luca Wenzel - Primeira Secretária de Educação e Cultura do Estado do Rio de Janeiro. Iniciou no magistério, lecionando ensino religioso, convocada por D. Hélder Câmara, na segunda metade da década de trinta. Fundadora da Fundação Centro Educacional de Niterói. 

Marlene Salgado de Oliveira – Foi a reitora da Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO). Fundadora do colégio Dom Helder Câmara e teve presença marcante na área de educação nos municípios de Niterói e São Gonçalo nas últimas quatro décadas.

Foram essas vozes femininas que a palestrante Matilde Carone Slaibi Conti  homenageou em sua conferência. Também foi realizado um “bingo” com o objetivo de arrecadar valores financeiros para a Fundação Rotária para Poliomielite. 

Ao final cantou-se o tradicional “Parabéns a você...” aos aniversariantes do mês. Foi uma noite muito agradável. Cheia de alegria e homenagens. O Focus Portal Cultural esteve presente e fez a cobertura completa.


Editorial de Alberto Araújo

Focus Portal Cultural

29-fevereiro-2024

 




























































AS FOTOS TAMBÉM POSTADAS NO FACEBOOK DO FOCUS

https://www.facebook.com/focusportalcultural/posts/pfbid0ZftggofbgxCCTqDeT2E3pnExSm3k6QxRebJTwfis3Gc23pELCoaRVkUassx2GUHfl

Nenhum comentário:

Postar um comentário