sexta-feira, 1 de março de 2024

EFEMÉRIDES: HÁ 214 ANOS, EM 01 DE MARÇO DE 1810 NASCEU FRÉDÉRIC CHOPIN - PIANISTA E COMPOSITOR POLONÊS.

 

Chopin afirmou-se como um dos mais prodigiosos intérpretes e compositores de sempre. Muitas das suas peças tornaram-se bastante conhecidas — tais como, o Estudo Revolucionário (Op. 10, nº 12), a Valsa Minuto (Op. 64, nº 1) e o terceiro movimento de sua sonata Marcha Fúnebre (Op. 35).

Frédéric François Chopin nasceu em Żelazowa Wola,  no dia 01 de março de 1810, batizado em 23 de abril de 1810 faleceu em Paris, no dia 17 de outubro de 1849 aos 39 anos, foi um pianista polonês radicado na França e compositor para piano da era romântica. É amplamente conhecido como um dos maiores compositores para piano e um dos pianistas mais importantes da história. Sua técnica refinada e sua elaboração harmônica vêm sendo comparadas historicamente com as de outros grandes compositores, como Mozart e Beethoven, assim como sua duradoura influência na música até os dias de hoje.

Chopin nasceu na aldeia de Żelazowa Wola, Ducado de Varsóvia, filho de mãe polonesa e pai francês-expatriado; seu pai era professor de francês. Aclamado em sua terra natal como uma criança prodígio, aos vinte anos Chopin deixou a Polônia para sempre. Em Paris, fez carreira como intérprete, professor e compositor, e adotou a versão francesa dada a seus nomes, Frédéric-François. De 1837 a 1847 teve uma relação turbulenta com a escritora francesa George Sand (pseudônimo de Amandine Aurore Lucile Dupin). Sempre com a saúde frágil, morreu em Paris aos 39 anos, vítima de tuberculose.

Toda a obra existente de Chopin inclui o piano, predominantemente como um instrumento solo e suas composições são amplamente consideradas como repertório essencial para este instrumento. Na maioria das vezes sua música é tecnicamente exigente, mas seu estilo, no geral, enfatiza mais a dança e a profundidade expressiva do que o virtuosismo técnico.

Ele inovou com novas formas musicais, como a balada e introduziu significativas inovações nas formas existentes, como a sonata para piano, a valsa, o noturno, o estudo, o improviso e o prelúdio. Alguns citam suas obras como "os principais pilares" do romantismo na música erudita do século XIX. Além disso, Chopin mostrou-se nacionalista mesclando sua música com elementos eslavos; hoje suas mazurcas e polonesas são fundamentais para a música clássica nacional polonesa.

 





Nenhum comentário:

Postar um comentário