quarta-feira, 27 de março de 2024

EFEMÉRIDES: EM 27 DE MARÇO CELEBRAMOS O DIA MUNDIAL DO TEATRO E DIA NACIONAL DO CIRCO

 



HOMENAGEM DO FOCUS PORTAL CULTURAL

Hoje, dia 27 de março, é comemorado o DIA MUNDIAL DO TEATRO e o DIA NACIONAL DO CIRCO.

O Dia Mundial do Teatro foi criado em 1961 e marca a inauguração do Teatro das Nações, em Paris. O teatro é uma arte milenar e desde a antiguidade foi usado como forma de expressar e divulgar a cultura dos diferentes povos.

O Dia Nacional do Circo é uma data comemorativa que homenageia a arte circense, uma das formas de arte e entretenimento mais tradicionais de nosso país. A escolha da data faz referência à data de nascimento do palhaço PIOLIN, que fez muito sucesso na década de 1920.

As duas artes, circo e teatro, costumam andar juntas. Os profissionais de circo e os do teatro, com sua proeza e ousadia, fazem uma troca de experiências com o público criando espetáculos inigualáveis.

DIA MUNDIAL DO TEATRO

Dia Mundial do Teatro é celebrado no dia 27 de março. Foi criado pelo Instituto Internacional do Teatro em 1961. A primeira mensagem internacional do Dia Mundial do Teatro foi escrita por Jean Cocteau, na França, em 1962. Conhecido como “a quinta arte", o Teatro é uma arte muito tradicional na qual as pessoas encenam personagens para narrar uma história.

Instituído

O Dia Mundial do Teatro foi instituído em 1962 pelo Instituto Internacional de Teatro (ITI). É celebrado anualmente em 27 de março pelos Centros ITI e pela comunidade teatral internacional. Vários eventos teatrais nacionais e internacionais são organizados para marcar esta ocasião. Uma das mais importantes é a circulação da Mensagem Internacional do Dia Mundial do Teatro, através da qual, a convite do ITI, uma figura de envergadura mundial partilha as suas reflexões sobre o tema do Teatro e da Cultura de Paz.

A primeira Mensagem Internacional do Dia Mundial do Teatro foi escrita por Jean Cocteau (França) em 1962. Foi primeiro em Helsinque, e depois em Viena, no 9º Congresso Mundial do ITI, em junho de 1961, que o presidente Arvi Kivimaa propôs, em nome do Centro Finlandês do Instituto Internacional de Teatro, que fosse instituído um Dia Mundial do Teatro. A proposta, apoiada pelos centros escandinavos, foi levada com aclamação.



UM POUCO SOBRE JEAN COCTEAU

Jean Maurice Eugène Clément Cocteau nasceu em Maisons-Lafitte, no dia 5 de julho de 1889 e faleceu em Milly-la-Forêt, no dia 11 de outubro de 1963, foi um poeta, romancista, cineasta, designer, dramaturgo, ator, e encenador de teatro francês. Em conjunto com outros surrealistas da sua geração Jean Anouilh e René Char, por exemplo, Cocteau conseguiu conjugar com maestria os novos e velhos códigos verbais, linguagem de encenação e tecnologias do modernismo para criar um paradoxo: um avant-garde clássico. O seu círculo de associados, amigos incluiu Jean Marais, Henri Bernstein, Édith Piaf e Raymond Radiguet.

Nascido numa pequena vila próximo a Paris, Jean Cocteau foi um dos mais talentosos artistas do século XX. Além de ser diretor de cinema, foi poeta, escritor, pintor, dramaturgo, cenógrafo e ator e escultor. Atuou ativamente em diversos movimentos artísticos, nomeadamente o conhecido Groupe des Six grupo dos seis cujo núcleo era Georges Auric 1899–1983, Louis Durey 1888–1979, Arthur Honegger 1892–1955, Darius Milhaud 1892–1974, Francis Poulenc 1899–1963, Germaine Tailleferre 1892–1983. Além destes, outros também tomaram parte, como Erik Satie e Jean Wiéner. Foi eleito membro da Academia Francesa em 1955.

Cocteau realizou sete filmes e colaborou enquanto argumentista, narrador em mais alguns. Todos ricos em simbolismos e imagens surreais. É considerado um dos mais importantes cineastas de todos os tempos. As suas peças foram levadas aos palcos dos Grandes Teatros, nos Boulevards da época parisiense em que ele viveu e que ajudou a definir e criar. A sua abordagem versátil e nada convencional e a sua enorme produtividade trouxeram-lhe fama internacional.




UM POUCO SOBRE O PALHAÇO PIOLIN

Abelardo Pinto, conhecido por seu nome artístico Piolin  nasceu em Ribeirão Preto, 27 de março de 1897 e faleceu em São Paulo, 4 de setembro de 1973, foi um palhaço brasileiro. É considerado um grande representante do meio circense, onde destacava-se pela grande criatividade cômica, além da habilidade como ginasta e equilibrista. Pai da atriz Ana Ariel, falecida em 2004.

Abelardo Pinto "Piolin" nasceu num circo armado na rua Barão do Amazonas, em Ribeirão Preto. Iniciou sua carreira no Circo Americano ainda criança, envolvendo-se em diferentes atividades. Filho de artistas circenses, conquistou o reconhecimento dos intelectuais da Semana da Arte Moderna, movimento artístico e literário realizado no Brasil em fevereiro de 1922, como exemplo de artista genuinamente brasileiro e popular. Seu apelido, que se refere a um tipo de barbante, é devido à sua estrutura física: magro e de pernas compridas.

Foi considerado "o maior palhaço do mundo". Washington Luis, presidente da república deposto pela Revolução de 1930, era um dos seus admiradores e costumava assisti-lo.

O dia de seu nascimento foi escolhido para a data comemorativa do Dia do Circo no Brasil.

Foi um palhaço brasileiro de reconhecimento mundial, considerado um grande representante do meio circense, onde se destacava pela grande criatividade cômica, além da habilidade como ginasta e equilibrista.

Abelardo Pinto "Piolin" morreu em 4 de setembro de 1973, de insuficiência cardíaca. Uma multidão se aglomerou nas alamedas do Cemitério da Quarta Parada para acompanhar o seu enterro.




Nenhum comentário:

Postar um comentário