quinta-feira, 7 de março de 2024

PERFIL DE UMA VENCEDORA: MATILDE CARONE SLAIBI CONTI

 



MATÉRIA PUBLICADA NO JORNAL TERRA DA GENTE, EDIÇÃO 274. Páginas: A20; A21. Cidade de Surubim - PE – Editora: Maluma Marques.

 

Matilde Carone Slaibi Conti é muito mais do que uma simples profissional ou acadêmica; ela personifica uma busca incansável pelo conhecimento e uma dedicação apaixonada ao serviço da comunidade.

 

Sua jornada, marcada por uma educação diversificada e uma vasta experiência

em múltiplos campos, revela uma personalidade extraordinária, cujo impacto se estende além das fronteiras disciplinares.

 

Nascida em Visconde do Rio Branco, Minas Gerais, Matilde cresceu em um ambiente onde o aprendizado e a busca pelo saber eram valores fundamentais. Filha de Nagib Slaibi, Fazendeiro e Químico Industrial, um homem de múltiplos talentos, e Helena Carone Slaibi, uma dedicada professora, Matilde absorveu desde cedo a importância do conhecimento e do serviço à sociedade.

 

Sua jornada acadêmica é tão vasta quanto impressionante. Graduou-se em Cirurgia Dentária pela Universidade Federal de Juiz de Fora, consolidando uma base sólida na área da saúde. No entanto, sua curiosidade intelectual não conhecia limites, levando-a a explorar outras áreas do conhecimento com a mesma paixão e determinação.

 

A trajetória de Matilde no campo jurídico é exemplar. Após graduar-se em Direito pela Universidade Cândido Mendes, ela não apenas se tornou uma advogada militante, mas também uma autoridade em Direito Civil e Processo Civil, com doutorado e pós-doutorado em Ciências Jurídicas e Sociais. Sua atuação como professora titular de Direito em instituições de renome, como a Universidade Salgado de Oliveira, é um testemunho de seu compromisso em formar as próximas gerações de juristas com excelência e ética. Além disso, Matilde é uma defensora incansável da mediação, conciliação e arbitragem como meios alternativos de resolução de conflitos, contribuindo para uma justiça mais acessível e eficiente. Sua expertise nesse campo é reconhecida não apenas no Brasil, mas também internacionalmente, como evidenciado por sua participação como conferencista em instituições renomadas.

 

O compromisso de Matilde com o bem-estar da comunidade vai além das salas de aula e dos tribunais. Como psicanalista voluntária por 15 anos, ela ofereceu

apoio emocional e psicológico à população carente, demonstrando uma sensibilidade única para as necessidades humanas mais profundas. Sua dedicação ao serviço comunitário foi reconhecida com inúmeras homenagens e prêmios, refletindo o profundo impacto de suas ações na sociedade.

 

Matilde é uma verdadeira polímata, cujos interesses e talentos transcendem as fronteiras acadêmicas e profissionais. Como autora prolífica, ela compartilha seu conhecimento e perspectivas únicas através de uma série de obras que abrangem desde questões éticas e jurídicas até aspectos históricos e literários. Sua paixão pelas artes também se manifesta em sua formação em arteterapia

e em sua participação em exposições internacionais de arte, consolidando seu status com uma figura influente no cenário cultural.

 

Matilde é formada em Letras, Português e Literatura, com especialização em revisão de texto e em História, com pós-graduação em Geografia, História e Meio Ambiente. Como também é formada pela Faculdade de Teologia, e agora, fazendo pós-graduação em Teologia Reformada. Ao longo de sua notável carreira, Matilde acumulou uma lista impressionante de realizações e reconhecimentos.

 

Seja como presidente de organizações comunitárias, membro de prestigiadas academias literárias ou recebendo prêmios de excelência em sua área de atuação, seu legado é um testemunho do impacto duradouro de sua dedicação,

paixão e compromisso.

 

Matilde Carone Slaibi Conti é muito mais do que uma figura pública proeminente; ela é um exemplo inspirador de como a busca pelo conhecimento, a dedicação ao serviço comunitário e a expressão criativa podem se unir para criar um legado significativo e duradouro. Sua vida e realizações são um testemunho vivo do poder transformador do intelecto, da compaixão e do compromisso com um mundo melhor.

 

 

FORMAÇÃO, FUNÇÕES DESEMPENHADAS EM SODALÍCIOS

COND E C O R A Ç Õ E S,

PREMIAÇÕES, TROFÉUS,

TÍTULOS E LIVROS

 

Cirurgiã Dentista pela Universidade Federal Juiz de Fora. Possui Pós-Graduação em Saúde Coletiva pela Escola de Saúde Pública. Advogada militante, formada em Direito pela Universidade Cândido Mendes. Pós Graduada e Direito Civil e Processo Civil.

 

É Doutora e Pós Doutora em Ciências Jurídicas e Sociais. Professora Titular de Direito da Universidade Salgado de Oliveira, Universo. Professora Titular de Mediação, Conciliação, Arbitragem da Universidade Salgado de Oliveira. Professora dos Cursos de Pós-Graduação da Universidade Estácio de Sá, Universidade Salgado de Oliveira. Professora Conferencista da Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro e da Escola de Magistratura Federal. Membro titular do Instituto dos Advogados Brasileiros, IAB. Criou o Núcleo da

Paz. Solução de Controvérsias. Membro Titular do PEN Clube do Brasil. Psicanalista pela Sociedade Psicanalítica Ortodoxa do Brasil. Possui Pós Graduação em Psicossomática, pela Universidade Federal Fluminense. Trabalhou como Psicanalista voluntária, no Ambulatório Nossa Senhora Auxiliadora, pertencente à Mitra Diocesana, atendendo a população carente, por 15 anos.

 

Possui Graduação e Bacharelado e Licenciatura Plena em História. Possui Graduação em Letras, Licenciatura em Português Literatura, Universo. Possui Pós-Graduação em Revisão de Texto pela Universidade Cândido Mendes. Possui Graduação em Teologia, pela UNICESUMAR. Frequentou o Parthenon,

Centro de Artes e Cultura. Formanda em Arteterapia, pela AARJ. Possui Pós Graduação em Artes Plásticas, pela Universidade La Salle. Fez exposição em vários países, tais como: Itália, Portugal, Líbano, Egito, Chile e Argentina.

 

Presidente do Cenáculo Fluminense de História e Letras. É Presidente do Elos Internacional, Ex-Presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Niterói. Membro Titular da Academia Fluminense de Letras. Membro titular da Academia Rio-branquense de Letras. Membro correspondente da Academia de

Letras e Artes de Portugal. Advogada associada da Mediati. Câmara de Mediação e Solução de Conflitos. Niterói. Presidente da ABROL – Coordenadoria do estado do Rio de Janeiro e membro titular da ABROL nacional. Foi a primeira mulher rotariana a se tornar presidente de um Rotary, Rotary Leste, no Distrito 4750. Foi eleita, novamente, Presidente do Rotary-Niterói, 2018/2019, nas festividades de seus 90 anos. Recebeu o Prêmio, Ana Astrachan, em Odontologia Legal, em nível nacional.

 

Foi considerada a Escritora do Ano, pela OAB-Niterói, em 2015. Foi eleita a Intelectual do Ano, no ano de 2016.

 

Homenagens recebidas: Medalha Legislativa Municipal de Mérito, José Cândido de Carvalho, em reconhecimento pela participação no engrandecimento sócio cultural da cidade; Moção de Congratulações da Câmara Municipal de Niterói, por auxiliar de forma concreta os legítimos interesses das comunidades carentes; Moção de Congratulações da Câmara Municipal de Niterói, pelos programas de melhoria de vida de toda a comunidade; Menção Presidencial do Rotary International, Medalha de Ouro. Prêmio Personalidade da História de Niterói. Honra ao Mérito do Elos Internacional. Medalha IFEC-Cultura-2016. Medalha IFEC de Cidadania - a mais alta condecoração da importante Instituição brasileira, em 09 de novembro de 2023. Proferiu as palestras:“Mulheres Em Destaque na História do Brasil”, Na ANL, em 08 de março de 2017. “Vozes Femininas que ecoaram na história”. Encerrando o Curso de História de Niterói: 450 Anos de Muitas Histórias”. Na UNIVERSO;  “Vozes Femininas que Atravessaram o Tempo” no Rotary Niterói

 

LIVROS PUBLICADOS

 

Ética e Direito na Manipulação do Genoma Humano. Biodireito.

Coroados, Puri e Botocudos, Estudos sobre Índios da Zona da Mata de Minas Gerais.

Da Pedofilia.Estudos Jurídicos e Psicanalíticos do Perverso Sexual.

Helena. Memórias.

Do Direito Odontológico.

Em nome do Pai.

Epopeia da Imigração Libanesa.

 

Discursos.

Oficina de Textos.

Solidão.

A História do Rotary

Niterói.

Opúsculos variados.

Artigos diversos sobre

Direito, Psicanálise

Odontologia, História e

Língua Portuguesa.

A Lei das Sete Partidas.

Cenáculo Fluminense

– A centelha centenária.

Cenaculistas. O imaginário na literatura.

Direito Ambiental Bíblico.

Elistas na literatura.




Nenhum comentário:

Postar um comentário