terça-feira, 5 de março de 2024

05 DE MARÇO CELEBRAMOS O DIA NACIONAL DA MÚSICA CLÁSSICA

 


No dia 05 de março é comemorado o DIA NACIONAL DA MÚSICA CLÁSSICA. A data homenageia o compositor Heitor Villa-Lobos (1887-1959). Nascido em 05 de março de 1887, no Rio de Janeiro. Villa-Lobos é um dos máximos expoentes da música clássica no Brasil e sua obra segue despertando curiosidade e fascínio de ouvintes e pesquisadores ao redor do mundo.

A ideia de criar um dia especial para comemorar e valorizar a produção musical brasileira partiu da extinta revista Viva Musical, da qual participaram Heloisa Fischer, Andrea Fraga d’Egmont e Luiz Alfredo Moraes, que foi quem constatou que, ao contrário de outros gêneros musicais, não havia uma data comemorativa dedicada exclusivamente ao erudito. A partir disso, o grupo ouviu pesquisadores, músicos e outros profissionais da área para saber qual seria a melhor data para celebrar o repertório e os compositores brasileiros. Admiradores de música clássica também puderam opinar através de uma consulta popular difundida pelas rádios MEC e Cultura. Foi assim que o aniversário do autor das Bachianas Brasileiras foi escolhido como marco comemorativo de seu legado e de toda a música clássica nacional.

A RÁDIO MEC

RÁDIO MEC COMEMORA DIA NACIONAL DA MÚSICA CLÁSSICA COM PROGRAMAÇÃO ESPECIAL. São 24 horas ininterruptas de programas sobre música brasileira de concerto, em especial a do maestro Heitor Villa-Lobos.

https://radios.ebc.com.br/especiais-radio-mec/2021/03/radio-mec-comemora-dia-nacional-da-musica-classica-com-programacao

Nenhum comentário:

Postar um comentário