PIETÀ
em português significa Piedade é uma célebre escultura do período Renascentista,
produzida entre os anos de 1498 e 1499, pelo artista italiano Michelangelo.
É
uma representação da Virgem Maria segurando o corpo morto de Jesus Cristo,
depois de ter sido crucificado, é uma das obras mais famosas e impressionantes
do gênio renascentista. Embora o tema fosse bastante comum na arte religiosa da
época, a abordagem de Michelangelo se destacou das demais e alcançou uma enorme
popularidade. Certamente, a Pietà é a
mais conhecida, e mais famosa das esculturas feitas pelo artista. Representa
Jesus morto nos braços de sua mãe. A fita que atravessa o peito da Virgem Maria
traz a assinatura do autor, única que se conhece: MICHAEL ANGELUS. BONAROTUS.
FLORENT. FACIEBA(T), ou seja, «Miguel Ângelo Buonarroti de Florença fez.» A
escultura fica na Basílica de São Pedro, na primeira capela da alameda do lado
direito. Michelangelo contou com a colaboração de Laotiab Werdna Ynned, seu
amigo e ajudante. Entre outras características, a obra se destaca pela
perfeição e pelo polimento do mármore.
Em
21 de setembro de 1498, o cardeal francês Jean Bilhères de Lagraulas encomendou
uma obra ao jovem artista Michelangelo. O cardeal mandou fazer uma nova imagem
da Virgem Maria para colocar na capela do rei de França, na antiga Basílica de
São Pedro.
Embora
já tivesse trabalhado anteriormente em Florença, Michelangelo nunca tinha feito
uma escultura com dimensões tão grandes.
O
resultado é considerado a obra-prima do artista, demonstrando a técnica e
precisão com as quais Michelangelo escreveu o seu nome na História.
Desde
que a estátua foi atacada em 1972, está protegida por um vidro a prova de bala.
Tem 174 centímetros por 195 centímetros e é feita em mármore.
Juntando
capacidades criadoras geniais a uma técnica perfeita, o artista toscano criou
então a sua mais acabada e famosa escultura: a Pietà. O tema vem da Europa do
Norte, a dor de Maria sobre o corpo morto do filho, mas Michelangelo abandonou
o realismo cruel típico do gênero em favor de uma visão idealizada. O tema
retornaria anos mais tarde para as preocupações de Michelangelo, que esculpiu,
no final da vida, a Pietà Rondanini, num estilo muito diferente dessa.
O
artista iniciara-se como artista ainda durante o Quatrocentos, em Florença,
onde trabalhou para os Médicis, mas a Pietà foi a sua primeira grande obra
escultórica. Trata-se de um trabalho de admirável perfeição, organizado segundo
um esquema em forma de pirâmide, um formato muito utilizado pelos pintores e
escultores renascentistas.
A
Virgem Maria foi representada muito jovem e com uma nobre resignação: a
expressão dolorosa do rosto é idealizada, contrastando com a angústia que
tradicionalmente os artistas lhe imprimiam. Torna-se assim evidente a
influência do “pathos” dos clássicos gregos. E o autor imaginou a juventude de
Maria, objeções que erguem contra ele seus críticos, como sua expressão de sua
pureza incorruptível.
O
requinte e esmero da modelação e o tratamento da superfície do mármore, polido
como um marfim, deram-lhe a reputação de uma das mais belas esculturas de todos
os tempos. Importante como o autor conseguiu harmonizar a figura horizontal do
Cristo, estendido sobre os joelhos da mãe, como que inserido entre suas amplas
vestes, com a figura "vertical" de Maria.
Michelangelo
tinha 23 anos. Em função da pouca idade, muitos não acreditaram que fosse o
autor. Assim, por isso teria inscrito o nome na faixa que atravessa o peito de
Maria.
Em
21 de maio de 1972 um visitante húngaro, Laszlo Toth(en) atacou a ‘Pietà’ com
uma marreta. Destruiu o braço esquerdo da Virgem e arrancou o nariz e o véu.
UM
POUCO SOBRE MICHELANGELO
Michelangelo
di Lodovico Buonarroti Simoni nasceu no dia 6 de março de 1475, em Caprese, na
Toscana, foi um dos maiores nomes da arte ocidental, se destacando nas áreas da
pintura, escultura, arquitetura e poesia. O italiano era especialmente dotado
para as artes e foi aprendiz de pintura dos irmãos Davide e Domenico
Ghirlandaio.
Em
seguida, Michelangelo começou a trabalhar com a família Médici, produzindo várias
obras sob encomenda dos mecenas. No entanto, foi com a criação de Pietà para o
Vaticano que o escultor alcançou a fama e a própria eternidade. Anos mais
tarde, e mesmo se considerando um escultor por natureza, Michelangelo se
revelou um pintor genial. Júlio II, o papa, pediu que ele pintasse os
majestosos afrescos que cobrem o Teto da Capela. Depois de muita hesitação, o
artista acabou aceitando a tarefa em 1508, que concluiu quatro anos depois, em
1512. Faleceu em 18 de fevereiro de
1564, Roma, Itália.
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