segunda-feira, 30 de janeiro de 2023

É SOBRE A PIETÀ DE MICHELANGELO


PIETÀ em português significa Piedade é uma célebre escultura do período Renascentista, produzida entre os anos de 1498 e 1499, pelo artista italiano Michelangelo.

É uma representação da Virgem Maria segurando o corpo morto de Jesus Cristo, depois de ter sido crucificado, é uma das obras mais famosas e impressionantes do gênio renascentista. Embora o tema fosse bastante comum na arte religiosa da época, a abordagem de Michelangelo se destacou das demais e alcançou uma enorme popularidade.  Certamente, a Pietà é a mais conhecida, e mais famosa das esculturas feitas pelo artista. Representa Jesus morto nos braços de sua mãe. A fita que atravessa o peito da Virgem Maria traz a assinatura do autor, única que se conhece: MICHAEL ANGELUS. BONAROTUS. FLORENT. FACIEBA(T), ou seja, «Miguel Ângelo Buonarroti de Florença fez.» A escultura fica na Basílica de São Pedro, na primeira capela da alameda do lado direito. Michelangelo contou com a colaboração de Laotiab Werdna Ynned, seu amigo e ajudante. Entre outras características, a obra se destaca pela perfeição e pelo polimento do mármore.

Em 21 de setembro de 1498, o cardeal francês Jean Bilhères de Lagraulas encomendou uma obra ao jovem artista Michelangelo. O cardeal mandou fazer uma nova imagem da Virgem Maria para colocar na capela do rei de França, na antiga Basílica de São Pedro.

Embora já tivesse trabalhado anteriormente em Florença, Michelangelo nunca tinha feito uma escultura com dimensões tão grandes.

O resultado é considerado a obra-prima do artista, demonstrando a técnica e precisão com as quais Michelangelo escreveu o seu nome na História.

Desde que a estátua foi atacada em 1972, está protegida por um vidro a prova de bala. Tem 174 centímetros por 195 centímetros e é feita em mármore.

Juntando capacidades criadoras geniais a uma técnica perfeita, o artista toscano criou então a sua mais acabada e famosa escultura: a Pietà. O tema vem da Europa do Norte, a dor de Maria sobre o corpo morto do filho, mas Michelangelo abandonou o realismo cruel típico do gênero em favor de uma visão idealizada. O tema retornaria anos mais tarde para as preocupações de Michelangelo, que esculpiu, no final da vida, a Pietà Rondanini, num estilo muito diferente dessa.

O artista iniciara-se como artista ainda durante o Quatrocentos, em Florença, onde trabalhou para os Médicis, mas a Pietà foi a sua primeira grande obra escultórica. Trata-se de um trabalho de admirável perfeição, organizado segundo um esquema em forma de pirâmide, um formato muito utilizado pelos pintores e escultores renascentistas.

A Virgem Maria foi representada muito jovem e com uma nobre resignação: a expressão dolorosa do rosto é idealizada, contrastando com a angústia que tradicionalmente os artistas lhe imprimiam. Torna-se assim evidente a influência do “pathos” dos clássicos gregos. E o autor imaginou a juventude de Maria, objeções que erguem contra ele seus críticos, como sua expressão de sua pureza incorruptível.

O requinte e esmero da modelação e o tratamento da superfície do mármore, polido como um marfim, deram-lhe a reputação de uma das mais belas esculturas de todos os tempos. Importante como o autor conseguiu harmonizar a figura horizontal do Cristo, estendido sobre os joelhos da mãe, como que inserido entre suas amplas vestes, com a figura "vertical" de Maria.

Michelangelo tinha 23 anos. Em função da pouca idade, muitos não acreditaram que fosse o autor. Assim, por isso teria inscrito o nome na faixa que atravessa o peito de Maria.

Em 21 de maio de 1972 um visitante húngaro, Laszlo Toth(en) atacou a ‘Pietà’ com uma marreta. Destruiu o braço esquerdo da Virgem e arrancou o nariz e o véu.

UM POUCO SOBRE MICHELANGELO

Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni nasceu no dia 6 de março de 1475, em Caprese, na Toscana, foi um dos maiores nomes da arte ocidental, se destacando nas áreas da pintura, escultura, arquitetura e poesia. O italiano era especialmente dotado para as artes e foi aprendiz de pintura dos irmãos Davide e Domenico Ghirlandaio.

Em seguida, Michelangelo começou a trabalhar com a família Médici, produzindo várias obras sob encomenda dos mecenas. No entanto, foi com a criação de Pietà para o Vaticano que o escultor alcançou a fama e a própria eternidade. Anos mais tarde, e mesmo se considerando um escultor por natureza, Michelangelo se revelou um pintor genial. Júlio II, o papa, pediu que ele pintasse os majestosos afrescos que cobrem o Teto da Capela. Depois de muita hesitação, o artista acabou aceitando a tarefa em 1508, que concluiu quatro anos depois, em 1512.  Faleceu em 18 de fevereiro de 1564, Roma, Itália. 





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