EFEMÉRIDES HISTORIOGRÁFICAS: 26 DE JANEIRO DE 1817 por intermédio de José Clemente Pereira e moradores, em representação a D. João, Príncipe Regente, entregam a solicitação para a criação de uma Vila no local de São Domingos da Praia Grande, primitiva origem de Niterói.
************************************
O Retrato de D. João VI é uma pintura óleo sobre tela de Jean-Baptiste Debret, do ano de 1817. Está exposta, no Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro – RJ.
*************************************
Retrato de José Clemente Pereira como provedor da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro. Clemente Pereira foi um magistrado e político português de alta relevância para o Império Brasileiro. Liderou as manifestações populares do Dia do Fico. Foi Deputado Geral, Ministro dos Estrangeiros, Ministro da Justiça, Ministro da Guerra, Conselheiro de Estado, Ministro da Fazenda e Senador do Império do Brasil de 1842 a 1854. Foi provedor da Santa Casa de Misericórdia e sua viúva foi agraciada com o título de condessa da Piedade.
************************************
São Domingos local dos moradores de onde surgiu a
ideia de enviar a solicitação para a criação da Vila em São Domingos da Praia
Grande a D. João VI. É um bairro histórico e turístico localizado na Zona Sul
do município de Niterói, capital do antigo Estado do Rio de Janeiro (antes da
fusão com Estado da Guanabara). É banhado pelas águas da Baía de Guanabara, e
tem grande importância histórica.
O bairro de São Domingos abriga a Cantareira, como popular e festivamente é chamada a Praça Leoni Ramos e seus arredores. A Cantareira é também chamada de "Lapa de Niterói", em comparação ao bairro da Lapa na cidade do Rio de Janeiro, reduto da boêmia carioca, à medida que em volta da praça há vários bares, pubs e restaurantes em seus casarões históricos, que reúnem jovens e estudantes, principalmente das faculdades da Universidade Federal Fluminense. Nas vizinhanças, nas casas do bairro de São Domingos, atualmente funcionam dezenas de ateliers de artes plásticas, formando um corredor cultural e artístico.
FONTE:
Extraída da obra: “Efemérides Fluminenses – Acontecências: O passado, hoje” da historiadora Cybelle de Ipanema, página 32.
Nenhum comentário:
Postar um comentário