Balé da Cidade de São Paulo apresenta espetáculo que une, em suas duas coreografias, a eletricidade dos corpos à poesia e a força à trilha original da banda BaianaSystem.
O mais recente espetáculo do Balé da Cidade de São Paulo, além de novas datas de grandes apresentações do Coral Paulistano, Núcleo Teatro de Imersão Tragicomédia imersiva, itinerante e interativa, Quarteto de Cordas, Orquestra Experimental de Repertório e a exposição Presente! - Presenças Negras no Theatro Municipal são alguns dos destaques da programação do Theatro Municipal de São Paulo no mês de fevereiro.
No início do mês, o Balé da Cidade de São Paulo, corpo artístico do Theatro Municipal de São Paulo, apresenta as coreografias Fôlego e Motriz entre os dias 02 e 10 de fevereiro de 2023 (exceto dia 06/02). A primeira coreografia, intitulada Fôlego, evoca a eletricidade dos corpos em um jogo incansável influxo e erotismo de estar vivo. Rafaela Sahyoun assina a concepção e coreografia, com Joaquim Tomé na produção musical e The Field na trilha sonora. A segunda metade do espetáculo, separada por um intervalo, se chama Motriz, uma coreografia voltada para o tônus e força do movimento, corpo, som e arte. A apresentação tem como assinatura trilha sonora original da banda BaianaSystem, um dos grupos musicais mais influentes e energéticos do cenário da música brasileira. A concepção e coreografia de Motriz é de Cassi Abranches, diretora do Balé da Cidade. A apresentação tem duração de aproximadamente 60 minutos, com intervalo de 20 minutos, e os ingressos vão de doze reais a oitenta e quatro reais (inteira).
Para quem busca uma experiência imersiva no Theatro Municipal, com estreia no final de janeiro, o espetáculo Personagens em Busca de um Autor continua sua temporada aos sábados (04/02, 11/02 e 25/02) e domingos (12/02 e 26/02). O espetáculo cênico faz parte do projeto Teatro no Theatro e traz o Núcleo Teatro de Imersão Tragicomédia imersiva, itinerante e interativa em uma experiência na qual os espectadores são convidados a opinar sobre um espetáculo em construção, quando o ensaio é interrompido pela chegada de três personagens cujo drama não terminou de ser escrito. Durante o espetáculo, elenco e espectadores circulam por diversos ambientes do Theatro Municipal. O texto é uma adaptação de Seis Personagens à Procura de Um Autor, clássico de Luigi Pirandello, com direção e texto de Adriana Câmara. Este projeto foi contemplado pelo Edital de Residência Artística e Mediação Cultural do Complexo Theatro Municipal, coordenado pelo Núcleo de Educação. A duração é de 120 minutos e os ingressos gratuitos podem ser retirados no site com 2 dias de antecedência da sessão, a partir das 12h. Limite de 2 ingressos por CPF/pessoa.
Já o Coral Paulistano apresenta O Piano na Música Coral no dia 09/02, na Sala Conservatório da Praça das Artes. Com composições de Lili Boulanger, nome do impressionismo na música, Sergei Rachmaninoff, expoente do romantismo russo, Franz Schubert, compositor austríaco do fim do classicismo, e Carlos Gustavino, compositor argentino considerado um dos maiores músicos do século XX, o repertório terá a regência de Maíra Ferreira e, ao piano, Renato Figueiredo e Rosana Civile. A apresentação tem duração de 55 minutos, sem intervalos, e os ingressos custam quinze reais e setenta e cinco reais (meia) a trinta e um e cinquenta centavos (inteira).
Em um espetáculo brasileiríssimo, ainda em fevereiro, a Sala do Conservatório da Praça das Artes recebe o Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo, no dia 16/02. Integrado por Betina Stegmann e Nelson Rios (violino), Marcelo Jaffé (viola) e Rafael Cesario (violoncelo) o Quarteto irá enfocar na apresentação os compositores brasileiros Francisco Mignone e Heitor Villa-Lobos. A apresentação terá duração total de 60 minutos e valor de trinta e um reais e cinquenta centavos (inteira).
Em apresentação fora da sua casa tradicional, o Theatro Municipal, a Orquestra Experimental de Repertório apresenta Sinfonias Fantásticas: Mahler, o Mago do Som, na Sala São Paulo (Praça Júlio Prestes, 16). A Orquestra apresentará a Sinfonia no.1, de Gustav Mahler, sinfonia primaveril apresentada pela primeira vez na Sala de Concertos de Vigadó, em Budapeste, em 1889. O evento tem duração de 55 minutos e ingressos gratuitos.
Com tom onírico e inspirado no charme, decadência e luxo da Cidade Luz, estreia no dia 27 de fevereiro o espetáculo de dança Paris, apresentado pelo Studio3 Cia de Dança e Jorge Takla. Trazendo a moda, música, dança, teatro, literatura, artes plásticas, amor e as guerras, com personagens icônicos como Coco Chanel, Linda e Cole Porter, Stravinsky, Nijinsky, Picasso, Josephine Baker, Marlene Dietrich, Isadora Duncan, Sergei Diaghilev, Anna Pavlova e Boris Kochno. Paris tem duração de 70 minutos e ingressos custando trinta e dois reais (inteira).
Por fim, em seu penúltimo mês, a exposição Presente! - Presenças Negras no Theatro Municipal de São Paulo segue em cartaz na Praça das Artes, trazendo a iconografia e documentos sobre grandes artistas que passaram pela casa, além de depoimentos de profissionais negros do teatro, celebrando a cultura negra e grandes expoentes da arte brasileira e mundial que colaboraram na construção da história da casa. Nomes de diversas épocas, como Ella Fitzgerald, Charles Mingus, Alvin Ailey, Duke Ellington, Milton Nascimento, Abdias do Nascimento, Elizeth Cardoso compõem a mostra iconográfica. No dia 04/02, será realizada a visita guiada Presença em Dois Atos, que abarca a exposição. Em seu primeiro ato, o visitante percorrerá os espaços do Theatro Municipal, pensando a ocupação e os movimentos da população negra por este território central da cidade de São Paulo e, no segundo, percorrerá a exposição, abordando a história apresentada ali, suas representações, entre outros pontos. A exposição é gratuita e, para participar da visita guiada, é necessária a reserva dos ingressos pelo site.
Para
mais informações sobre os espetáculos, confira a programação completa abaixo,
ou acesse o site oficial do Theatro.
SERVIÇO
Theatro
Municipal
Praça
Ramos de Azevedo, s/nº
Sé
- São Paulo, SP
Capacidade
Sala de Espetáculos – 1.530 pessoas
Praça
das Artes
Avenida
São João, 281
Sé
- São Paulo, SP
Capacidade
Sala do Conservatório - 200 pessoas
SOBRE
O COMPLEXO THEATRO MUNICIPAL DE SÃO PAULO
O Theatro Municipal de São Paulo é um equipamento da Prefeitura da Cidade de São Paulo ligado à Secretaria Municipal de Cultura e à Fundação Theatro Municipal de São Paulo.
O edifício do Theatro Municipal de São Paulo, assinado pelo escritório Ramos de Azevedo em colaboração com os italianos Claudio Rossi e Domiziano Rossi, foi inaugurado em 12 de setembro de 1911. Trata-se de um edifício histórico, patrimônio tombado, intrinsecamente ligado ao aperfeiçoamento da música, da dança e da ópera no Brasil. O Theatro Municipal de São Paulo abrange um importante patrimônio arquitetônico, corpos artísticos permanentes e é vocacionado à ópera, à música sinfônica orquestral e coral, à dança contemporânea e aberto a múltiplas linguagens conectadas com o mundo atual (teatro, cinema, literatura, música contemporânea, moda, música popular, outras linguagens do corpo, dentre outras). Oferece diversidade de programação e busca atrair um público variado.
Além do edifício do Theatro, o Complexo Theatro Municipal também conta com o edifício da Praça das Artes, concebido para ser sede dos Corpos Artísticos e da Escola de Dança e da Escola Municipal de Música de São Paulo.
Sua concepção teve como premissa desenhar uma área que abraçasse o antigo prédio tombado do Conservatório Dramático e Musical de São Paulo e que constituísse um edifício moderno e uma praça aberta ao público que circula na área.
Inaugurado em dezembro de 2012 em uma área de 29 mil m², o projeto vencedor dos prêmios APCA e ICON AWARDS é resultado da parceria do arquiteto Marcos Cartum (Núcleo de Projetos de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura) com o escritório paulistano Brasil Arquitetura, de Francisco Fanucci e Marcelo Ferraz.
Patrocinadores do Complexo Theatro Municipal de São Paulo - Sustenidos: Nubank, Bradesco e Visa.
SOBRE
A SUSTENIDOS
A
Sustenidos é a organização responsável pela gestão do Conservatório Dramático e
Musical de Tatuí e do Theatro Municipal de São Paulo, dos programas Musicou,
Som na Estrada, e MOVE (Musicians and Organizers Volunteer Exchange); e pelos
festivais Ethno Brazil e Imagine. Foi responsável pela gestão do Projeto Guri,
programa de ensino musical, no litoral e no interior do Estado de São Paulo,
incluindo os polos da Fundação CASA, de 2004 a 2021. Além do Governo de São
Paulo, a Sustenidos, eleita a Melhor ONG de Cultura de 2018, conta com o apoio
de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições
interessadas em investir na Sustenidos, contribuindo para o desenvolvimento
integral de crianças e adolescentes, têm suporte fiscal da Lei Federal de
Incentivo à Cultura e do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do
Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem ajudar. Saiba como
contribuir no site da Sustenidos.
Quem
apoia nossos projetos: Nubank, Visa, Bradesco, CTG Brasil, CCR, Sabesp, Grupo
Maringá, SulAmérica, Microsoft, Bayer, CSN, Novelis, Blau, Cipatex, Eixo SP,
Rodovias do Tietê, Faber-Castell, WestRock, SKY, BTP, CNH Industrial,
Supermercados Tauste e Castelo Alimentos.
Patrocinador
do projeto Municipal Circula: Nubank.
FONTE:
Informações enviadas à editoria do Focus Portal Cultural
Assessoria
de Imprensa do Complexo Theatro Municipal.
https://theatromunicipal.org.br/pt-br/evento/baledacidadefolegoemotriz/
Nenhum comentário:
Postar um comentário