segunda-feira, 16 de janeiro de 2023

16 DE JANEIRO DE 1726 A CIDADE DE PARATY É ANEXADA À CAPITANIA DO RIO DE JANEIRO POR ORDEM RÉGIA




Paraty é um desses lugares do mundo onde é provável ter os melhores experimentos em uma privilegiada viagem. É um lugar modesto, com ritmo próprio, onde culturas tradicionais convivem com a arquitetura colonial e o conforto da modernidade, em um cenário paradisíaco.

Paraty é um município brasileiro localizado no litoral sul do estado do Rio de Janeiro, distante 258 quilômetros da capital estadual, a cidade do Rio de Janeiro. Junto ao oceano Atlântico, o território municipal está a uma altitude média de apenas cinco metros do nível do mar. Atualmente, possui 930,7 quilômetros quadrados, com uma população de 39.965 habitantes, representando uma densidade demográfica de 35,6 habitantes por quilômetro quadrado. Segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE realizada em 2014, o mesmo ocupa a 43ª posição entre os municípios do estado do Rio por população.

Sua sede distrital está localizada ao nível do mar, em terreno localizado entre os rios Perequê Açu e Mateus Nunes, tendo sido projetada levando em conta o fluxo das marés. Como resultado, muitas das ruas do núcleo histórico colonial de Paraty são periodicamente inundadas pelo mar.

Em 5 de julho de 2019, uma porção do  território no qual  estão localizados o núcleo histórico colonial de Paraty e a Ilha Grande, em Angra dos Reis, foi declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, por sua integração excepcional entre valores associados ao patrimônio cultural e ao natural; constituindo-se então,  o primeiro sítio misto do Brasil.

A cidade está praticamente no meio do caminho entre as capitais Rio de Janeiro (240 km) e São Paulo (270 km). Não há aeroporto em Paraty e o trajeto final mais comum até a cidade é por via terrestre. Para quem sai do Rio de Janeiro, a melhor rota é pela BR-101 (Rio - Santos), cujo percurso é feito pelo litoral e a vista é maravilhosa. Para os motoristas que vão por São Paulo, a BR-116, até Guaratinguetá, é uma boa opção.

Um trajeto muito comum entre os turistas é a rota Angra dos Reis - Paraty. A distância entre as duas cidades é de 100 km e a maneira mais econômica de fazer o trajeto é de ônibus urbano. Os veículos saem de meia em meia hora de Angra dos Reis e o percurso - de 95 km - tem 2h de duração. Para quem está na Ilha Grande, é possível também fazer o trajeto até Paraty de barco ou lancha.

Em Paraty você encontra: História, Cultura, Gastronomia, Praia, Cachoeiras, Aventura, Música, Diversão, Passeios, Artesanato, Eventos, Arquitetura etc...



 

 

FONTE: https://paraty.com.br  

https://guia.melhoresdestinos.com.br/paraty-192-c.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário